A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19751 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a Educação Brasileira e suas relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, ampara-se em técnicas de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Para isso, foram coletados dados e informações nas seguintes bases de dados: Periódicos da Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Plataforma EBSCO, Banco de Teses da Capes e Portal Domínio Público. Constatou-se que a Base Nacional Curricular está profundamente vinculada aos interesses da lógica da reprodução do capital internacional, e que é operacionalizada por meio de organismos internacionais, dentre os quais a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Banco Mundial, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). |
id |
UFMA-4_a658ee58a12cd0ec3841eb2192b99fb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19751 |
network_acronym_str |
UFMA-4 |
network_name_str |
Revista Húmus |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) National Curricular Common BaseBasic Educationeducation and regional developmentHigh SchoolFederal Law n. 13.415/2017Base Nacional Comum CurricularEducação Básicaeducação e desenvolvimento regionalEnsino MédioLei Federal n.13.415/2017Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a Educação Brasileira e suas relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, ampara-se em técnicas de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Para isso, foram coletados dados e informações nas seguintes bases de dados: Periódicos da Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Plataforma EBSCO, Banco de Teses da Capes e Portal Domínio Público. Constatou-se que a Base Nacional Curricular está profundamente vinculada aos interesses da lógica da reprodução do capital internacional, e que é operacionalizada por meio de organismos internacionais, dentre os quais a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Banco Mundial, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1975110.18764/2236-4358v12n36.2022.41Revista Húmus; v. 12 n. 36 (2022): Modernismo, Cultura e Educação2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19751/11259Copyright (c) 2022 Revista Húmushttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGumbowsky, ArgosMarchesan, Jairo2022-08-18T14:34:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19751Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:54:00.245674Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
title |
A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
spellingShingle |
A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Gumbowsky, Argos National Curricular Common Base Basic Education education and regional development High School Federal Law n. 13.415/2017 Base Nacional Comum Curricular Educação Básica educação e desenvolvimento regional Ensino Médio Lei Federal n.13.415/2017 |
title_short |
A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
title_full |
A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
title_fullStr |
A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
title_full_unstemmed |
A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
title_sort |
A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
author |
Gumbowsky, Argos |
author_facet |
Gumbowsky, Argos Marchesan, Jairo |
author_role |
author |
author2 |
Marchesan, Jairo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gumbowsky, Argos Marchesan, Jairo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
National Curricular Common Base Basic Education education and regional development High School Federal Law n. 13.415/2017 Base Nacional Comum Curricular Educação Básica educação e desenvolvimento regional Ensino Médio Lei Federal n.13.415/2017 |
topic |
National Curricular Common Base Basic Education education and regional development High School Federal Law n. 13.415/2017 Base Nacional Comum Curricular Educação Básica educação e desenvolvimento regional Ensino Médio Lei Federal n.13.415/2017 |
description |
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a Educação Brasileira e suas relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, ampara-se em técnicas de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Para isso, foram coletados dados e informações nas seguintes bases de dados: Periódicos da Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Plataforma EBSCO, Banco de Teses da Capes e Portal Domínio Público. Constatou-se que a Base Nacional Curricular está profundamente vinculada aos interesses da lógica da reprodução do capital internacional, e que é operacionalizada por meio de organismos internacionais, dentre os quais a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Banco Mundial, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19751 10.18764/2236-4358v12n36.2022.41 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19751 |
identifier_str_mv |
10.18764/2236-4358v12n36.2022.41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19751/11259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Húmus http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Húmus http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Húmus; v. 12 n. 36 (2022): Modernismo, Cultura e Educação 2236-4358 reponame:Revista Húmus instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Húmus |
collection |
Revista Húmus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||wellington.amorim@gmail.com |
_version_ |
1799874899360088064 |