FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Marcoelis Pessoa de Carvalho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura, Maria da Glória Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157
Resumo: O presente artigo resulta de uma pesquisa sobre a formação continuada de professores nas escolas de Ensino Médio de Tempo Integral da Rede Pública Estadual de Educação do Piauí.  Vinculada à Linha de Pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa, do Programa de Pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Objetiva-se refletir sobre as implicações da formação continuada na escola para o exercício da prática docente. Para a produção deste estudo, foram utilizados dados obtidos através de entrevistas, da qual participaram 15 professores colaboradores. A análise, centrou-se em aspectos do desenvolvimento profissional destes sujeitos como resultante de processos de (auto)formação continuada após o início do exercício da atividade laboral na escola. Utilizou-se Metodologia Qualitativa do tipo Estudo de Caso com base, sobretudo, nos estudos de Yin (2010). Os resultados evidenciam as concepções dos colaboradores sobre o trabalho desenvolvido, com a descrição de estratégias utilizadas no cotidiano escolar. Concluiu-se que a formação continuada na escola é uma necessidade em meio a uma realidade permeada por mudanças. Diante deste cenário, ela representa tanto a oportunidade de conhecer perspectivas e experiências diferentes, quanto de novos conhecimentos. Alertamos, todavia, que esta formação, para ser significativa, deve estabelecer sempre o diálogo entre teoria e prática.Palavras-chave: Escola de tempo integral; Ensino Médio; Formação continuada; Práticas pedagógicas; Desenvolvimento profissional; Profissionalidade docente.CONTINUOUS LEARNING IN FULL-TIME EDUCATION: A PATH TO COLLABORATIVE PRACTICE IN HIGH SCHOOLAbstractThis article is the result of a research on the continuous education of teachers in full-time public high schools in the state of Piauí. The study is linked to the Research Line: Teacher Training and Educational Practice, from the Postgraduate Program in Education, and the Interdisciplinary Research Center of Curriculum Practices and Training of Education Professionals (NIPPC), of the Federal University of Piauí. The purpose of this study is to reflect on the implications of continuous education at school for teaching practice. Data obtained from interviews with 15 collaborating teachers were used for the production of this study. The analysis focused on aspects of the professional development of these subjects as a result of continuous (self) training processes after they started working at these schools. A Qualitative Case Study Methodology was used, based mainly on the studies of Yin (2010). The results show the conceptions of the school staff on the work developed, with the description of strategies used in everyday school life. The study concluded that continuous education at school is a necessity in the midst of a reality marked by changes. In this scenario, it represents both the opportunity to get to know different perspectives and experiences, and to gain new knowledge. We warn, however, that for this training to be meaningful, it must always establish a connection between theory and practice.Keywords: Full-time school; High school; Continuous education; Pedagogical practices; Professional development; Teacher professionalism.FORMACIÓN CONTINUADA EN LA ESCUELA DE TIEMPO INTEGRAL: CAMINO HACIA LA PRÁCTICA COLABORATIVA EN LA ENSEÑANZA MEDIAResumenEl presente artículo es el resultado de una investigación sobre la formación continuada de los profesores en las escuelas de Enseñanza Media de Tiempo Integral de la Red Pública Estatal del Estado de Piauí. Vinculada a la Línea de Pesquisa: Formación Docente y Práctica Educativa, del Programa de Posgrado en Educación y al Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa en Prácticas Curriculares y Formación de Profesionales de la Educación (NIPPC), de la Universidad Federal de Piauí. El objetivo es reflexionar sobre las implicaciones de la formación continuada en la escuela para el ejercício de la práctica docente. Para la elaboración de este estudio, se utilizaron datos obtenidos a través de entrevistas, en las que participaron 15 profesores colaboradores, el análisis, se centró en aspectos del desarrollo profesional de estos sujetos como resultados de procesos de (auto) formación continuada tras el inicio del ejercicio de la actividad laboral en la escuela. Se utilizó una Metodología Cualitativa del tipo Estudio de Caso con Base, en los estudios de Yin (2010). Los resultados evidencian las concepciones de los colaboradores sobre el trabajo desarrollado, con la descripción de las estrategias utilizadas en la rutina escolar. Se concluyó que la formación continuada en la escuela es una necesidad en medio de una realidad impregnada de cambios. Ante este escenario, representa tanto la oportunidad de conocer perspectivas y experiencias distintas, cuanto de nuevos conocimientos. Alertamos, sin embrago, que esta formación, para ser significativa, debe siempre establecer el diálogo entre teoría y práctica.Palabras clave: Escuela de tiempo integral; Enseñanza media; Formación continuada; Prácticas pedagógicas; Desarrollo profesional; Profesionalidad docente.
id UFMA-5_0033842c19190802e307583fec994cf8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18157
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino MédioEscola de tempo integralEnsino MédioFormação continuadaPráticas pedagógicasDesenvolvimento profissionalProfissionalidade docenteO presente artigo resulta de uma pesquisa sobre a formação continuada de professores nas escolas de Ensino Médio de Tempo Integral da Rede Pública Estadual de Educação do Piauí.  Vinculada à Linha de Pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa, do Programa de Pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Objetiva-se refletir sobre as implicações da formação continuada na escola para o exercício da prática docente. Para a produção deste estudo, foram utilizados dados obtidos através de entrevistas, da qual participaram 15 professores colaboradores. A análise, centrou-se em aspectos do desenvolvimento profissional destes sujeitos como resultante de processos de (auto)formação continuada após o início do exercício da atividade laboral na escola. Utilizou-se Metodologia Qualitativa do tipo Estudo de Caso com base, sobretudo, nos estudos de Yin (2010). Os resultados evidenciam as concepções dos colaboradores sobre o trabalho desenvolvido, com a descrição de estratégias utilizadas no cotidiano escolar. Concluiu-se que a formação continuada na escola é uma necessidade em meio a uma realidade permeada por mudanças. Diante deste cenário, ela representa tanto a oportunidade de conhecer perspectivas e experiências diferentes, quanto de novos conhecimentos. Alertamos, todavia, que esta formação, para ser significativa, deve estabelecer sempre o diálogo entre teoria e prática.Palavras-chave: Escola de tempo integral; Ensino Médio; Formação continuada; Práticas pedagógicas; Desenvolvimento profissional; Profissionalidade docente.CONTINUOUS LEARNING IN FULL-TIME EDUCATION: A PATH TO COLLABORATIVE PRACTICE IN HIGH SCHOOLAbstractThis article is the result of a research on the continuous education of teachers in full-time public high schools in the state of Piauí. The study is linked to the Research Line: Teacher Training and Educational Practice, from the Postgraduate Program in Education, and the Interdisciplinary Research Center of Curriculum Practices and Training of Education Professionals (NIPPC), of the Federal University of Piauí. The purpose of this study is to reflect on the implications of continuous education at school for teaching practice. Data obtained from interviews with 15 collaborating teachers were used for the production of this study. The analysis focused on aspects of the professional development of these subjects as a result of continuous (self) training processes after they started working at these schools. A Qualitative Case Study Methodology was used, based mainly on the studies of Yin (2010). The results show the conceptions of the school staff on the work developed, with the description of strategies used in everyday school life. The study concluded that continuous education at school is a necessity in the midst of a reality marked by changes. In this scenario, it represents both the opportunity to get to know different perspectives and experiences, and to gain new knowledge. We warn, however, that for this training to be meaningful, it must always establish a connection between theory and practice.Keywords: Full-time school; High school; Continuous education; Pedagogical practices; Professional development; Teacher professionalism.FORMACIÓN CONTINUADA EN LA ESCUELA DE TIEMPO INTEGRAL: CAMINO HACIA LA PRÁCTICA COLABORATIVA EN LA ENSEÑANZA MEDIAResumenEl presente artículo es el resultado de una investigación sobre la formación continuada de los profesores en las escuelas de Enseñanza Media de Tiempo Integral de la Red Pública Estatal del Estado de Piauí. Vinculada a la Línea de Pesquisa: Formación Docente y Práctica Educativa, del Programa de Posgrado en Educación y al Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa en Prácticas Curriculares y Formación de Profesionales de la Educación (NIPPC), de la Universidad Federal de Piauí. El objetivo es reflexionar sobre las implicaciones de la formación continuada en la escuela para el ejercício de la práctica docente. Para la elaboración de este estudio, se utilizaron datos obtenidos a través de entrevistas, en las que participaron 15 profesores colaboradores, el análisis, se centró en aspectos del desarrollo profesional de estos sujetos como resultados de procesos de (auto) formación continuada tras el inicio del ejercicio de la actividad laboral en la escuela. Se utilizó una Metodología Cualitativa del tipo Estudio de Caso con Base, en los estudios de Yin (2010). Los resultados evidencian las concepciones de los colaboradores sobre el trabajo desarrollado, con la descripción de las estrategias utilizadas en la rutina escolar. Se concluyó que la formación continuada en la escuela es una necesidad en medio de una realidad impregnada de cambios. Ante este escenario, representa tanto la oportunidad de conocer perspectivas y experiencias distintas, cuanto de nuevos conocimientos. Alertamos, sin embrago, que esta formación, para ser significativa, debe siempre establecer el diálogo entre teoría y práctica.Palabras clave: Escuela de tiempo integral; Enseñanza media; Formación continuada; Prácticas pedagógicas; Desarrollo profesional; Profesionalidad docente.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1815710.18764/2178-2229v28n4.202163Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 191-2182178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157/9964http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157/10918http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157/10922http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157/10923http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157/10924Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Marcoelis Pessoa de CarvalhoMoura, Maria da Glória Carvalho2022-01-12T12:13:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18157Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:20.545299Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino Médio
title FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino Médio
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino Médio
Moura, Marcoelis Pessoa de Carvalho
Escola de tempo integral
Ensino Médio
Formação continuada
Práticas pedagógicas
Desenvolvimento profissional
Profissionalidade docente
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino Médio
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino Médio
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino Médio
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino Médio
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino Médio
author Moura, Marcoelis Pessoa de Carvalho
author_facet Moura, Marcoelis Pessoa de Carvalho
Moura, Maria da Glória Carvalho
author_role author
author2 Moura, Maria da Glória Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Marcoelis Pessoa de Carvalho
Moura, Maria da Glória Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Escola de tempo integral
Ensino Médio
Formação continuada
Práticas pedagógicas
Desenvolvimento profissional
Profissionalidade docente
topic Escola de tempo integral
Ensino Médio
Formação continuada
Práticas pedagógicas
Desenvolvimento profissional
Profissionalidade docente
description O presente artigo resulta de uma pesquisa sobre a formação continuada de professores nas escolas de Ensino Médio de Tempo Integral da Rede Pública Estadual de Educação do Piauí.  Vinculada à Linha de Pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa, do Programa de Pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Objetiva-se refletir sobre as implicações da formação continuada na escola para o exercício da prática docente. Para a produção deste estudo, foram utilizados dados obtidos através de entrevistas, da qual participaram 15 professores colaboradores. A análise, centrou-se em aspectos do desenvolvimento profissional destes sujeitos como resultante de processos de (auto)formação continuada após o início do exercício da atividade laboral na escola. Utilizou-se Metodologia Qualitativa do tipo Estudo de Caso com base, sobretudo, nos estudos de Yin (2010). Os resultados evidenciam as concepções dos colaboradores sobre o trabalho desenvolvido, com a descrição de estratégias utilizadas no cotidiano escolar. Concluiu-se que a formação continuada na escola é uma necessidade em meio a uma realidade permeada por mudanças. Diante deste cenário, ela representa tanto a oportunidade de conhecer perspectivas e experiências diferentes, quanto de novos conhecimentos. Alertamos, todavia, que esta formação, para ser significativa, deve estabelecer sempre o diálogo entre teoria e prática.Palavras-chave: Escola de tempo integral; Ensino Médio; Formação continuada; Práticas pedagógicas; Desenvolvimento profissional; Profissionalidade docente.CONTINUOUS LEARNING IN FULL-TIME EDUCATION: A PATH TO COLLABORATIVE PRACTICE IN HIGH SCHOOLAbstractThis article is the result of a research on the continuous education of teachers in full-time public high schools in the state of Piauí. The study is linked to the Research Line: Teacher Training and Educational Practice, from the Postgraduate Program in Education, and the Interdisciplinary Research Center of Curriculum Practices and Training of Education Professionals (NIPPC), of the Federal University of Piauí. The purpose of this study is to reflect on the implications of continuous education at school for teaching practice. Data obtained from interviews with 15 collaborating teachers were used for the production of this study. The analysis focused on aspects of the professional development of these subjects as a result of continuous (self) training processes after they started working at these schools. A Qualitative Case Study Methodology was used, based mainly on the studies of Yin (2010). The results show the conceptions of the school staff on the work developed, with the description of strategies used in everyday school life. The study concluded that continuous education at school is a necessity in the midst of a reality marked by changes. In this scenario, it represents both the opportunity to get to know different perspectives and experiences, and to gain new knowledge. We warn, however, that for this training to be meaningful, it must always establish a connection between theory and practice.Keywords: Full-time school; High school; Continuous education; Pedagogical practices; Professional development; Teacher professionalism.FORMACIÓN CONTINUADA EN LA ESCUELA DE TIEMPO INTEGRAL: CAMINO HACIA LA PRÁCTICA COLABORATIVA EN LA ENSEÑANZA MEDIAResumenEl presente artículo es el resultado de una investigación sobre la formación continuada de los profesores en las escuelas de Enseñanza Media de Tiempo Integral de la Red Pública Estatal del Estado de Piauí. Vinculada a la Línea de Pesquisa: Formación Docente y Práctica Educativa, del Programa de Posgrado en Educación y al Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa en Prácticas Curriculares y Formación de Profesionales de la Educación (NIPPC), de la Universidad Federal de Piauí. El objetivo es reflexionar sobre las implicaciones de la formación continuada en la escuela para el ejercício de la práctica docente. Para la elaboración de este estudio, se utilizaron datos obtenidos a través de entrevistas, en las que participaron 15 profesores colaboradores, el análisis, se centró en aspectos del desarrollo profesional de estos sujetos como resultados de procesos de (auto) formación continuada tras el inicio del ejercicio de la actividad laboral en la escuela. Se utilizó una Metodología Cualitativa del tipo Estudio de Caso con Base, en los estudios de Yin (2010). Los resultados evidencian las concepciones de los colaboradores sobre el trabajo desarrollado, con la descripción de las estrategias utilizadas en la rutina escolar. Se concluyó que la formación continuada en la escuela es una necesidad en medio de una realidad impregnada de cambios. Ante este escenario, representa tanto la oportunidad de conocer perspectivas y experiencias distintas, cuanto de nuevos conocimientos. Alertamos, sin embrago, que esta formación, para ser significativa, debe siempre establecer el diálogo entre teoría y práctica.Palabras clave: Escuela de tiempo integral; Enseñanza media; Formación continuada; Prácticas pedagógicas; Desarrollo profesional; Profesionalidad docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157
10.18764/2178-2229v28n4.202163
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n4.202163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157/9964
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157/10918
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157/10922
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157/10923
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18157/10924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 191-218
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881655930880