How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Évelin Fulginiti de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Dorneles, Beatriz Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23806
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar e analisar a literatura nacional sobre a produção e discussão acerca da formação em matemática nos cursos de Pedagogia. Para isso, foi realizada uma revisãosistemática com base no método Prisma-p, cujas diferentes etapas culminaram na leitura de 30 artigos. Como resultado, identificou-se um cenário problemático quanto à matemática nesses cursos, embora seja possível superá-lo em determinadas situações. Destacam-se o tempo e a qualidade insuficientes dessa formação, além de alunos com resistência e dificuldades frente à matemática. Vê-se como prática fundamental repensar o tipo de formação oferecida na graduação, visando melhorar a qualidade do ensino nesse âmbito e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos de Educação Básica. 
id UFMA-5_4f561e8404c11b43ccc4035734a348eb
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/23806
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil?Como a formação matemática nos cursos de Pedagogia no Brasil é discutida nos artigos publicados?¿Cómo es la formación matemática en los cursos de Pedagogía en Brasil?formação de professoreslicenciatura em pedagogiaensino da matemáticaformación del profesoradolicenciatura en pedagogíaenseñando matemáticasteacher educationdegree in pedagogymathematics teachingEste estudo tem como objetivo identificar e analisar a literatura nacional sobre a produção e discussão acerca da formação em matemática nos cursos de Pedagogia. Para isso, foi realizada uma revisãosistemática com base no método Prisma-p, cujas diferentes etapas culminaram na leitura de 30 artigos. Como resultado, identificou-se um cenário problemático quanto à matemática nesses cursos, embora seja possível superá-lo em determinadas situações. Destacam-se o tempo e a qualidade insuficientes dessa formação, além de alunos com resistência e dificuldades frente à matemática. Vê-se como prática fundamental repensar o tipo de formação oferecida na graduação, visando melhorar a qualidade do ensino nesse âmbito e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos de Educação Básica. This study aims to identify and analyse the national literature regarding the production and discussion about mathematical education within Pedagogy courses. For this, a systematic review was conductedbased on the Prisma-p method, the different stages of which found 30 studies. Results showed a problematic scenario regarding the mathematical education in pedagogy courses, which could be overcome in some cases. It is worth highlighting the insufficient time and quality of this education, along with the fact that pedagogy students show great resistance and difficulties about the area. This study concluded that is essential to rethink the kind of offered education aiming to improve it at the university level and, consequently, the basic education students learning process. Este estudio tiene como objetivo identificar y analizar la literatura nacional sobre la producción y discusión acerca de la formación en Matemáticas en los cursos de Pedagogía en Brasil. Para ello, se realizó una revisión sistemática basada en el método PRISMA-p, cuyas diferentes etapas culminaron con la lectura de treinta artículos. Como resultado, se identificó un escenario problemático respecto a las Matemáticas en estos cursos, aunque es posible superarlo en determinadas situaciones. Se destacan el tiempo insuficiente y la calidad de esta formación, así como estudiantes con resistencias y dificultades frente a las Matemáticas. Se concluye que es fundamental repensar el tipo de formación que se ofrece en la graduación para mejorar la calidad de la enseñanza en esta área y, consecuentemente, de los aprendizajes de los estudiantes de Educación Básica.Universidade Federal do Maranhão2024-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2380610.18764/2178-2229v31n3.2024.57Cadernos de Pesquisa; v. 31, n. 3, jul./set. 2024; 1-272178-2229reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23806/13144https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Évelin Fulginiti de Dorneles, Beatriz Vargas 2024-11-05T20:39:27Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/23806Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-11-05T20:39:27Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil?
Como a formação matemática nos cursos de Pedagogia no Brasil é discutida nos artigos publicados?
¿Cómo es la formación matemática en los cursos de Pedagogía en Brasil?
title How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil?
spellingShingle How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil?
Assis, Évelin Fulginiti de
formação de professores
licenciatura em pedagogia
ensino da matemática
formación del profesorado
licenciatura en pedagogía
enseñando matemáticas
teacher education
degree in pedagogy
mathematics teaching
title_short How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil?
title_full How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil?
title_fullStr How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil?
title_full_unstemmed How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil?
title_sort How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil?
author Assis, Évelin Fulginiti de
author_facet Assis, Évelin Fulginiti de
Dorneles, Beatriz Vargas
author_role author
author2 Dorneles, Beatriz Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Évelin Fulginiti de
Dorneles, Beatriz Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
licenciatura em pedagogia
ensino da matemática
formación del profesorado
licenciatura en pedagogía
enseñando matemáticas
teacher education
degree in pedagogy
mathematics teaching
topic formação de professores
licenciatura em pedagogia
ensino da matemática
formación del profesorado
licenciatura en pedagogía
enseñando matemáticas
teacher education
degree in pedagogy
mathematics teaching
description Este estudo tem como objetivo identificar e analisar a literatura nacional sobre a produção e discussão acerca da formação em matemática nos cursos de Pedagogia. Para isso, foi realizada uma revisãosistemática com base no método Prisma-p, cujas diferentes etapas culminaram na leitura de 30 artigos. Como resultado, identificou-se um cenário problemático quanto à matemática nesses cursos, embora seja possível superá-lo em determinadas situações. Destacam-se o tempo e a qualidade insuficientes dessa formação, além de alunos com resistência e dificuldades frente à matemática. Vê-se como prática fundamental repensar o tipo de formação oferecida na graduação, visando melhorar a qualidade do ensino nesse âmbito e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos de Educação Básica. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23806
10.18764/2178-2229v31n3.2024.57
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23806
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v31n3.2024.57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23806/13144
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 31, n. 3, jul./set. 2024; 1-27
2178-2229
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1825939676718956544