How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23806 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo identificar e analisar a literatura nacional sobre a produção e discussão acerca da formação em matemática nos cursos de Pedagogia. Para isso, foi realizada uma revisãosistemática com base no método Prisma-p, cujas diferentes etapas culminaram na leitura de 30 artigos. Como resultado, identificou-se um cenário problemático quanto à matemática nesses cursos, embora seja possível superá-lo em determinadas situações. Destacam-se o tempo e a qualidade insuficientes dessa formação, além de alunos com resistência e dificuldades frente à matemática. Vê-se como prática fundamental repensar o tipo de formação oferecida na graduação, visando melhorar a qualidade do ensino nesse âmbito e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos de Educação Básica. |
id |
UFMA-5_4f561e8404c11b43ccc4035734a348eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/23806 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil?Como a formação matemática nos cursos de Pedagogia no Brasil é discutida nos artigos publicados?¿Cómo es la formación matemática en los cursos de Pedagogía en Brasil?formação de professoreslicenciatura em pedagogiaensino da matemáticaformación del profesoradolicenciatura en pedagogíaenseñando matemáticasteacher educationdegree in pedagogymathematics teachingEste estudo tem como objetivo identificar e analisar a literatura nacional sobre a produção e discussão acerca da formação em matemática nos cursos de Pedagogia. Para isso, foi realizada uma revisãosistemática com base no método Prisma-p, cujas diferentes etapas culminaram na leitura de 30 artigos. Como resultado, identificou-se um cenário problemático quanto à matemática nesses cursos, embora seja possível superá-lo em determinadas situações. Destacam-se o tempo e a qualidade insuficientes dessa formação, além de alunos com resistência e dificuldades frente à matemática. Vê-se como prática fundamental repensar o tipo de formação oferecida na graduação, visando melhorar a qualidade do ensino nesse âmbito e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos de Educação Básica. This study aims to identify and analyse the national literature regarding the production and discussion about mathematical education within Pedagogy courses. For this, a systematic review was conductedbased on the Prisma-p method, the different stages of which found 30 studies. Results showed a problematic scenario regarding the mathematical education in pedagogy courses, which could be overcome in some cases. It is worth highlighting the insufficient time and quality of this education, along with the fact that pedagogy students show great resistance and difficulties about the area. This study concluded that is essential to rethink the kind of offered education aiming to improve it at the university level and, consequently, the basic education students learning process. Este estudio tiene como objetivo identificar y analizar la literatura nacional sobre la producción y discusión acerca de la formación en Matemáticas en los cursos de Pedagogía en Brasil. Para ello, se realizó una revisión sistemática basada en el método PRISMA-p, cuyas diferentes etapas culminaron con la lectura de treinta artículos. Como resultado, se identificó un escenario problemático respecto a las Matemáticas en estos cursos, aunque es posible superarlo en determinadas situaciones. Se destacan el tiempo insuficiente y la calidad de esta formación, así como estudiantes con resistencias y dificultades frente a las Matemáticas. Se concluye que es fundamental repensar el tipo de formación que se ofrece en la graduación para mejorar la calidad de la enseñanza en esta área y, consecuentemente, de los aprendizajes de los estudiantes de Educación Básica.Universidade Federal do Maranhão2024-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2380610.18764/2178-2229v31n3.2024.57Cadernos de Pesquisa; v. 31, n. 3, jul./set. 2024; 1-272178-2229reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23806/13144https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Évelin Fulginiti de Dorneles, Beatriz Vargas 2024-11-05T20:39:27Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/23806Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-11-05T20:39:27Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil? Como a formação matemática nos cursos de Pedagogia no Brasil é discutida nos artigos publicados? ¿Cómo es la formación matemática en los cursos de Pedagogía en Brasil? |
title |
How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil? |
spellingShingle |
How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil? Assis, Évelin Fulginiti de formação de professores licenciatura em pedagogia ensino da matemática formación del profesorado licenciatura en pedagogía enseñando matemáticas teacher education degree in pedagogy mathematics teaching |
title_short |
How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil? |
title_full |
How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil? |
title_fullStr |
How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil? |
title_full_unstemmed |
How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil? |
title_sort |
How is the mathematical education within Pedagogy courses in Brazil? |
author |
Assis, Évelin Fulginiti de |
author_facet |
Assis, Évelin Fulginiti de Dorneles, Beatriz Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Dorneles, Beatriz Vargas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Évelin Fulginiti de Dorneles, Beatriz Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores licenciatura em pedagogia ensino da matemática formación del profesorado licenciatura en pedagogía enseñando matemáticas teacher education degree in pedagogy mathematics teaching |
topic |
formação de professores licenciatura em pedagogia ensino da matemática formación del profesorado licenciatura en pedagogía enseñando matemáticas teacher education degree in pedagogy mathematics teaching |
description |
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar a literatura nacional sobre a produção e discussão acerca da formação em matemática nos cursos de Pedagogia. Para isso, foi realizada uma revisãosistemática com base no método Prisma-p, cujas diferentes etapas culminaram na leitura de 30 artigos. Como resultado, identificou-se um cenário problemático quanto à matemática nesses cursos, embora seja possível superá-lo em determinadas situações. Destacam-se o tempo e a qualidade insuficientes dessa formação, além de alunos com resistência e dificuldades frente à matemática. Vê-se como prática fundamental repensar o tipo de formação oferecida na graduação, visando melhorar a qualidade do ensino nesse âmbito e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos de Educação Básica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23806 10.18764/2178-2229v31n3.2024.57 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23806 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v31n3.2024.57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23806/13144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 31, n. 3, jul./set. 2024; 1-27 2178-2229 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1825939676718956544 |