SOCIO-ENVIRONMENTAL CURRICULUM AND SCHOOL GARDEN:: teaching perspectives on a school in Belém (PA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ana D’Arc Martins de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, Rita de Cássia Mendes Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17230
Resumo: O presente artigo que faz recorte de uma pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional realizada no período de 2019 a 2020, pertencente ao Programa de Pós-Graduação Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental  -  PPGC/UNAMA, intitulado “Currículo socioambiental e horta escolar para oferecer proposta pedagógica de ensino para uma escola em Belém (PA)”, apresenta e discute perspectivas de práticas pedagógicas, por meio do entrelaçamento do currículo socioambiental e horta escolar. Tratou de uma pesquisa de campo exploratória e descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa. O instrumento da pesquisa aplicado foi o questionário semiestruturado aplicado para 23 participantes, sendo 4 professores da Educação Infantil, 12 professores do Ensino Fundamental séries iniciais, 6 coordenadores e 1 gestor. Neste artigo, são apresentados quatro participantes. Tem como destaque, alguns resultados da pesquisa, no sentido que a escola pesquisada não tem vivências com horta, porém dispõe de um espaço ocioso que possibilita o cultivo de diversas hortaliças. E, com ganhos de transformar esse espaço antes inativo, em ambiente agradável e favorável à construção de aprendizagens envolto em um currículo socioambiental, tornando-se laboratório vivo para os alunos, oportunizando o contato com a natureza e promovendo uma maior aceitabilidade dos alimentos produzidos na horta da escola que se beneficiará, tendo uma horta como ferramenta didático-pedagógica que aborde a necessidade de uma alimentação saudável, uma educação sustentável que vise a preservação e a conservação do meio ambiente para todos os envolvidos na comunidade escolar.
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Tratou de uma pesquisa de campo exploratória e descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa. O instrumento da pesquisa aplicado foi o questionário semiestruturado aplicado para 23 participantes, sendo 4 professores da Educação Infantil, 12 professores do Ensino Fundamental séries iniciais, 6 coordenadores e 1 gestor. Neste artigo, são apresentados quatro participantes. Tem como destaque, alguns resultados da pesquisa, no sentido que a escola pesquisada não tem vivências com horta, porém dispõe de um espaço ocioso que possibilita o cultivo de diversas hortaliças. E, com ganhos de transformar esse espaço antes inativo, em ambiente agradável e favorável à construção de aprendizagens envolto em um currículo socioambiental, tornando-se laboratório vivo para os alunos, oportunizando o contato com a natureza e promovendo uma maior aceitabilidade dos alimentos produzidos na horta da escola que se beneficiará, tendo uma horta como ferramenta didático-pedagógica que aborde a necessidade de uma alimentação saudável, uma educação sustentável que vise a preservação e a conservação do meio ambiente para todos os envolvidos na comunidade escolar.This article is part of a Professional Master’s dissertation research conducted from 2019 to 2020,belonging to the Graduate Program in Knowledge Management for Socioenvironmental Development - PPGC/UNAMA, entitled “Socioenvironmental curriculum and school garden to offer teaching proposal for a school in Belém (PA)”, presents and discusses perspectives of pedagogical practices, through the intertwining of the socio-environmental curriculum and the school garden. It was an exploratory and descriptive field research with a qualitative and quantitative approach. The research instrument applied was the semi-structured questionnaire applied to 23 participants, including 4 Kindergarten teachers, 12 elementary school teachers, 6 coordinators and 1 manager. In this article, four participants are presented. It has as a highlight, some research results, in the sense that the researched school does not have experiences with a vegetable garden, but has an idle space that allows the cultivation of various vegetables. And, with gains from transforming this previously inactive space into a pleasant environment favorable to the construction of learning, wrapped in a socio-environmental curriculum, becoming a living laboratory for students, providing opportunities for contact with nature and promoting greater acceptability of food produced in school garden that will benefit, having a garden as a didactic-pedagogical tool that addresses the need for healthy eating, sustainable education aimed at preserving and preserving the environment for everyone involved in the school community.Este artículo es parte de una investigación de tesis de maestría profesional realizada de 2019 a 2020, perteneciente al Programa de Posgrado en Gestión del Conocimiento para el Desarrollo Socioambiental - PPGC / UNAMA, titulado “Currículo socioambiental y huerto escolar para ofrecer propuesta didáctica parauna escuela en Belém (PA)”, presenta y discute perspectivas de prácticas pedagógicas, a través del entrelazamiento del currículo socioambiental y el huerto escolar. Fue una investigación de campo exploratoria y descriptiva con un enfoque cualitativo y cuantitativo. El instrumento de investigación aplicado fue el cuestionario semiestructurado aplicado a 23 participantes, entre los que se encuentran 4 maestros de jardín de infancia, 12maestros de primaria, 6 coordinadores y 1 gerente. En este artículo se presentan cuatro participantes. Tiene como destaque, algunos resultados de investigación, en el sentido de que la escuela investigada no tiene experiencias con un huerto, sino que tiene un espacio ocioso que permite el cultivo de diversas hortalizas. Y, con las ganancias de transformar este espacio previamente inactivo en un ambiente agradable propicio para la construcción del aprendizaje, envuelto en un currículo socioambiental, convertirse en un laboratorio vivo para los estudiantes, brindando oportunidades de contacto con la naturaleza y promoviendo una mayor aceptabilidad de los alimentos producidos en huerto escolar que se beneficiará, teniendo un huerto como herramienta didáctico-pedagógica que atienda la necesidad de una alimentación saludable, educación sustentable orientada a preservar y preservar el medio ambiente para todos los involucrados en la comunidad escolar.Universidade Federal do Maranhão2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campo.application/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1723010.18764/2178-2229v30n2.2023.32Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 2, abr./jun. 2023; 323-3412178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17230/12169Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Ana D’Arc Martins de Gomes, Rita de Cássia Mendes Ribeiro 2023-12-14T21:32:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17230Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:19.166686Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
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