EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel do gestor escolar para a promoção da educação integral da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5797 |
Resumo: | Este texto traz uma reflexão acerca da educação infantil e do papel do gestor escolar para promover a educação integral da criança. Fundamenta-se em análise bibliográfica, da qual destacam-se os autores Sarmento (2015), Campos (2015), Paro (2015), Palmen (2015), Hora (2010), Valverde (2009) e Pimentel (2007). Depreende-se, por meio das reflexões tecidas acerca das temáticas educação infantil, educação integral e gestão escolar, que a primeira requer um ressignificar, tendo em vista que, as crianças necessitam de condições adequadas para o seu desenvolvimento integral, questão que tem recebido destaque na legislação brasileira, que busca orientar ações no âmbito educacional que primem pela promoção da educação integral. Nesse cenário, a figura do gestor da instituição de educação infantil surge como fator preponderante para a eficácia dessas ações. Assim sendo, o gestor juntamente com a equipe escolar precisam ser os facilitadores da educação integral da criança.Palavras-chave: Educação infantil. Gestão escolar. Educação integral. EARLY CHILDHOOD EDUCATION: the role of school manager for the promotion of integral education of the childAbstract: This text brings a reflection about early childhood education and school manager's role to promote the integral education of the child. It rests on bibliographical analysis, which include the authors Sarmento (2015), Campos (2015), Paro (2015), Palmen (2015), Hora (2010), Valverde (2009) and Pimentel (2007). It appears through the reflections about the themes woven child education, integral education and school management, which first requires a resign in order that children need adequate conditions for their comprehensive development, an issue that has received prominence in brazilian legislation, which seeks to guide actions under educational press against the promotion of integral education. In this scenario, the figure of the child education institution manager emerges as dominant factor to the effectiveness of these actions. Therefore, the manager along with the school staff need to be facilitators of the integral education of the child.Keywords: Early childhood education. School management. Integral education. EDUCACIÓN INFANTIL: el papel del director de la escuela responsable de la promoción de la educación integral del niñoResumen: Este texto aporta una reflexión sobre la educación infantil y el papel del director de la escuela para promover la educación integral del niño. Se basa en el análisis bibliográfico, que incluyen los autores Sarmento (2015), Campos (2015), Paro (2015), Palmen (2015), Hora (2010), Valverde (2009) y Pimentel (2007). Aparece a través de las reflexiones sobre los temas tejido educación infantil, educación integral y gestión de la escuela, que requiere primero un renunciar a fin de que los niños necesitan condiciones adecuadas para su desarrollo integral, un tema que ha recibido la prominencia en la legislación brasileña, que pretende orientar acciones en prensa educativa contra la promoción de la educación integral. En este escenario, la figura del director de la institución de la educación infantil emerge como factor dominante a la eficacia de estas acciones. Por lo tanto, el director junto con el personal de la escuela deben ser facilitadores de la formación integral del niño.Palabras clave: Educación infantil. Gestión de la escuela. Educación integral. |
id |
UFMA-5_57d546fea16d4d710d73f14040aa032a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5797 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel do gestor escolar para a promoção da educação integral da criançaEducação infantil. Gestão escolar. Educação integral.Este texto traz uma reflexão acerca da educação infantil e do papel do gestor escolar para promover a educação integral da criança. Fundamenta-se em análise bibliográfica, da qual destacam-se os autores Sarmento (2015), Campos (2015), Paro (2015), Palmen (2015), Hora (2010), Valverde (2009) e Pimentel (2007). Depreende-se, por meio das reflexões tecidas acerca das temáticas educação infantil, educação integral e gestão escolar, que a primeira requer um ressignificar, tendo em vista que, as crianças necessitam de condições adequadas para o seu desenvolvimento integral, questão que tem recebido destaque na legislação brasileira, que busca orientar ações no âmbito educacional que primem pela promoção da educação integral. Nesse cenário, a figura do gestor da instituição de educação infantil surge como fator preponderante para a eficácia dessas ações. Assim sendo, o gestor juntamente com a equipe escolar precisam ser os facilitadores da educação integral da criança.Palavras-chave: Educação infantil. Gestão escolar. Educação integral. EARLY CHILDHOOD EDUCATION: the role of school manager for the promotion of integral education of the childAbstract: This text brings a reflection about early childhood education and school manager's role to promote the integral education of the child. It rests on bibliographical analysis, which include the authors Sarmento (2015), Campos (2015), Paro (2015), Palmen (2015), Hora (2010), Valverde (2009) and Pimentel (2007). It appears through the reflections about the themes woven child education, integral education and school management, which first requires a resign in order that children need adequate conditions for their comprehensive development, an issue that has received prominence in brazilian legislation, which seeks to guide actions under educational press against the promotion of integral education. In this scenario, the figure of the child education institution manager emerges as dominant factor to the effectiveness of these actions. Therefore, the manager along with the school staff need to be facilitators of the integral education of the child.Keywords: Early childhood education. School management. Integral education. EDUCACIÓN INFANTIL: el papel del director de la escuela responsable de la promoción de la educación integral del niñoResumen: Este texto aporta una reflexión sobre la educación infantil y el papel del director de la escuela para promover la educación integral del niño. Se basa en el análisis bibliográfico, que incluyen los autores Sarmento (2015), Campos (2015), Paro (2015), Palmen (2015), Hora (2010), Valverde (2009) y Pimentel (2007). Aparece a través de las reflexiones sobre los temas tejido educación infantil, educación integral y gestión de la escuela, que requiere primero un renunciar a fin de que los niños necesitan condiciones adecuadas para su desarrollo integral, un tema que ha recibido la prominencia en la legislación brasileña, que pretende orientar acciones en prensa educativa contra la promoción de la educación integral. En este escenario, la figura del director de la institución de la educación infantil emerge como factor dominante a la eficacia de estas acciones. Por lo tanto, el director junto con el personal de la escuela deben ser facilitadores de la formación integral del niño.Palabras clave: Educación infantil. Gestión de la escuela. Educación integral.Universidade Federal do Maranhão2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/579710.18764/2178-2229.v23n3p44-54Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 3, set./dez. 2016; 44-542178-22290102-417510.18764/2178-2229.v23n3reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5797/3533Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessColares, Maria Lília Imbiriba SousaFerreira, Francinara SilvaVasconcelos, Clênya Ruth AlvesSiqueira, Adriana Oliveira dos Santos2017-01-25T15:49:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5797Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:50.300252Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel do gestor escolar para a promoção da educação integral da criança |
title |
EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel do gestor escolar para a promoção da educação integral da criança |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel do gestor escolar para a promoção da educação integral da criança Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa Educação infantil. Gestão escolar. Educação integral. |
title_short |
EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel do gestor escolar para a promoção da educação integral da criança |
title_full |
EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel do gestor escolar para a promoção da educação integral da criança |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel do gestor escolar para a promoção da educação integral da criança |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel do gestor escolar para a promoção da educação integral da criança |
title_sort |
EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel do gestor escolar para a promoção da educação integral da criança |
author |
Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa |
author_facet |
Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa Ferreira, Francinara Silva Vasconcelos, Clênya Ruth Alves Siqueira, Adriana Oliveira dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Francinara Silva Vasconcelos, Clênya Ruth Alves Siqueira, Adriana Oliveira dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa Ferreira, Francinara Silva Vasconcelos, Clênya Ruth Alves Siqueira, Adriana Oliveira dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil. Gestão escolar. Educação integral. |
topic |
Educação infantil. Gestão escolar. Educação integral. |
description |
Este texto traz uma reflexão acerca da educação infantil e do papel do gestor escolar para promover a educação integral da criança. Fundamenta-se em análise bibliográfica, da qual destacam-se os autores Sarmento (2015), Campos (2015), Paro (2015), Palmen (2015), Hora (2010), Valverde (2009) e Pimentel (2007). Depreende-se, por meio das reflexões tecidas acerca das temáticas educação infantil, educação integral e gestão escolar, que a primeira requer um ressignificar, tendo em vista que, as crianças necessitam de condições adequadas para o seu desenvolvimento integral, questão que tem recebido destaque na legislação brasileira, que busca orientar ações no âmbito educacional que primem pela promoção da educação integral. Nesse cenário, a figura do gestor da instituição de educação infantil surge como fator preponderante para a eficácia dessas ações. Assim sendo, o gestor juntamente com a equipe escolar precisam ser os facilitadores da educação integral da criança.Palavras-chave: Educação infantil. Gestão escolar. Educação integral. EARLY CHILDHOOD EDUCATION: the role of school manager for the promotion of integral education of the childAbstract: This text brings a reflection about early childhood education and school manager's role to promote the integral education of the child. It rests on bibliographical analysis, which include the authors Sarmento (2015), Campos (2015), Paro (2015), Palmen (2015), Hora (2010), Valverde (2009) and Pimentel (2007). It appears through the reflections about the themes woven child education, integral education and school management, which first requires a resign in order that children need adequate conditions for their comprehensive development, an issue that has received prominence in brazilian legislation, which seeks to guide actions under educational press against the promotion of integral education. In this scenario, the figure of the child education institution manager emerges as dominant factor to the effectiveness of these actions. Therefore, the manager along with the school staff need to be facilitators of the integral education of the child.Keywords: Early childhood education. School management. Integral education. EDUCACIÓN INFANTIL: el papel del director de la escuela responsable de la promoción de la educación integral del niñoResumen: Este texto aporta una reflexión sobre la educación infantil y el papel del director de la escuela para promover la educación integral del niño. Se basa en el análisis bibliográfico, que incluyen los autores Sarmento (2015), Campos (2015), Paro (2015), Palmen (2015), Hora (2010), Valverde (2009) y Pimentel (2007). Aparece a través de las reflexiones sobre los temas tejido educación infantil, educación integral y gestión de la escuela, que requiere primero un renunciar a fin de que los niños necesitan condiciones adecuadas para su desarrollo integral, un tema que ha recibido la prominencia en la legislación brasileña, que pretende orientar acciones en prensa educativa contra la promoción de la educación integral. En este escenario, la figura del director de la institución de la educación infantil emerge como factor dominante a la eficacia de estas acciones. Por lo tanto, el director junto con el personal de la escuela deben ser facilitadores de la formación integral del niño.Palabras clave: Educación infantil. Gestión de la escuela. Educación integral. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5797 10.18764/2178-2229.v23n3p44-54 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5797 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v23n3p44-54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5797/3533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 3, set./dez. 2016; 44-54 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v23n3 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874878559485952 |