DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS AND CONTENT ANALYSIS: proximities and applicabilities in textual productions
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13784 |
Resumo: | Discussão teórico metodológica que parte da compreensão e aplicação da Análise Textual Discursiva (ATD) e da Análise de Conteúdos (AC) enquanto metodologias de análise de dados de natureza qualitativa, neste caso, em produções textuais de mestrandos de um Programa de Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN). A análise dos textos intitulados “Minha história com o mestrado” traçou o perfil dos participantes da pesquisa, suas motivações e dificuldades no trajeto até o ingresso no mestrado. Três principais fases da ATD e AC foram aplicadas e comparadas, com identificação de características, regulações, procedimentos concernentes a cada método, assim como apontamentos de semelhanças e diferenças nas análises das produções escritas. Não houve a preocupação de valorizar mais um método em detrimento do outro, mas de apontar caminhos para análise das informações, considerar singularidades e a importância do rigor metodológico no processo. A análise dos textos produzidos pelos alunos, pela aplicação tanto da ATD quanto da AC sobre os fatores motivacionais para ingresso no mestrado, apontou busca pelo conhecimento, realização pessoal, crescimento profissional e financeiro, além da determinação dos alunos em se capacitar para exercerem melhor à docência. Considera-se que as duas metodologias de análise de dados e seus enfoques teóricos aqui investigados representam fundamentos significativos, relevantes e não excludentes, mas que se mostram até complementares em certos aspectos. Possuem características que levam a ampliação da compreensão do pesquisador a respeito do fenômeno investigado, cabendo a este, levando em conta suas expectativas e objetivos almejados, escolher qual delas utilizar em sua pesquisa. |
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DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS AND CONTENT ANALYSIS: proximities and applicabilities in textual productionsANÁLISIS TEXTUAL DISCURSIVO Y ANÁLISIS DE CONTENIDO: proximidades y aplicabilidad en producciones textualesANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA E ANÁLISE DE CONTEÚDO : proximidades e aplicabilidades em produções textuaisdiscursive textual analysiscontent analysisProfessional Master’s Degree in Teachinganálise textual discursivaanálise de conteúdos Mestrado Profissional em EnsinoMetodologias de análise de dados de natureza qualitativaanálisis textual discursivoanálisis de contenidoMaster Profesional en EnseñanzaDiscussão teórico metodológica que parte da compreensão e aplicação da Análise Textual Discursiva (ATD) e da Análise de Conteúdos (AC) enquanto metodologias de análise de dados de natureza qualitativa, neste caso, em produções textuais de mestrandos de um Programa de Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN). A análise dos textos intitulados “Minha história com o mestrado” traçou o perfil dos participantes da pesquisa, suas motivações e dificuldades no trajeto até o ingresso no mestrado. Três principais fases da ATD e AC foram aplicadas e comparadas, com identificação de características, regulações, procedimentos concernentes a cada método, assim como apontamentos de semelhanças e diferenças nas análises das produções escritas. Não houve a preocupação de valorizar mais um método em detrimento do outro, mas de apontar caminhos para análise das informações, considerar singularidades e a importância do rigor metodológico no processo. A análise dos textos produzidos pelos alunos, pela aplicação tanto da ATD quanto da AC sobre os fatores motivacionais para ingresso no mestrado, apontou busca pelo conhecimento, realização pessoal, crescimento profissional e financeiro, além da determinação dos alunos em se capacitar para exercerem melhor à docência. Considera-se que as duas metodologias de análise de dados e seus enfoques teóricos aqui investigados representam fundamentos significativos, relevantes e não excludentes, mas que se mostram até complementares em certos aspectos. Possuem características que levam a ampliação da compreensão do pesquisador a respeito do fenômeno investigado, cabendo a este, levando em conta suas expectativas e objetivos almejados, escolher qual delas utilizar em sua pesquisa.Discusión teórica y metodológica que parte de la comprensión y aplicación del análisis textual discursivo (ATD) y el análisis de contenido (AC) como metodologías de análisis de datos cualitativos, en este caso, en producciones textuales de estudiantes de maestría en un programa de maestría profesional en enseñanza (PPGEN) El análisis de los textos titulados “Mi historia con el título de maestría” describió el perfil de los participantes en la investigación, sus motivaciones y dificultades en el camino para ingresar al título de maestría. Se aplicaron y compararon tres fases principales de ATD y AC, con identificación de características, regulaciones, procedimientos relacionados con cada método, así como notas de similitudes y diferencias en el análisis de producciones escritas. No había preocupación por valorar un método más que el otro, sino señalar formas de analizar la información, considerar las singularidades y la importancia del rigor metodológico en el proceso. El análisis de los textos producidos por los estudiantes, a través de la aplicación tanto del ATD como del AC sobre los factores de motivación para ingresar al máster, apuntó a la búsqueda de conocimiento, realización personal, crecimiento profesional y financiero, además de la determinación de los estudiantes para poder ejercer mejor sus habilidades. Se considera que las dos metodologías de análisis de datos y sus enfoques teóricos investigados aquí representan fundamentos significativos, relevantes y no exclusivos, pero que incluso son complementarios en ciertos aspectos. Tienen características que conducen a ampliar la comprensión del investigador sobre el fenómeno bajo investigación, y depende de este último, teniendo en cuenta sus expectativas y objetivos deseados, elegir cuál usar en su investigación.Theoretical and methodological discussion based on the understanding and application of Discursive Textual Analysis (ATD) and Content Analysis (AC) as qualitative data analysis methodologies, in this case, in textual productions of master’s students in a Professional Master’s Program in Teaching (PPGEN). The analysis of the texts entitled “My history with the master’s degree” outlined the profile of the research participants, their motivations and difficulties on the path to entering the master’s degree. Three main phases of ATD and AC were applied and compared, with identification of characteristics, regulations, procedures concerning each method, as well as notes of similarities and differences in the analysis of written productions. There was no concern to value one method more than the other, but to point out ways to analyze the information, consider singularities and the importance of methodological rigor in the process. The analysis of the texts produced by the students, through the application of both the ATD and the AC on the motivational factors for entering the master’s degree, pointed to the search for knowledge, personal fulfillment, professional and financial growth, in addition to the determination of the students to be able to better exercise their teaching skills. It is considered that the two data analysis methodologies and their theoretical approaches investigated here represent significant, relevant and non-exclusive foundations, but that even prove to be complementary in certain aspects. They have characteristics that lead to broadening the researcher’s understanding of the phenomenon under investigation, and it is up to the latter, taking into account his expectations and desired objectives, to choose which one to use in his research.Universidade Federal do Maranhão2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1378410.18764/2178-2229v29n2.2022.26Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 79-982178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13784/11123Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReinaldi, Maria Aldinete de Almeida Giordani, Annecy Tojeiro2022-09-30T18:26:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13784Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:10.396031Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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