Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsApp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallemont, Renata Bischoff de Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coutinho, Diogenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14753
Resumo: A tecnologia tem o objetivo de facilitar algumas relações, e aplicativos como o WhatsApp permitem que se estabeleça uma conversa entre pares ou grupos sobre os mais variados temas e informações. Este aplicativo invadiu também a escola com a formação de alguns grupos de mães com o objetivo de trocar informações sobre o dia a dia das crianças, principalmente da educação Infantil, por se tratar de crianças tão pequenas, mas será que este aplicativo está realmente sendo utilizado desta forma ou tomou outro rumo, interferindo diretamente na dinâmica do professor na sala de aula e no relacionamento família-escola? Dessa forma a presente pesquisa teve como fi nalidade analisar a infl uência dos grupos de mães do WhatsApp na sala de aula na Educação Infantil. Para tanto, o estudo foi pautado em uma pesquisa qualitativa, cujas informações foram obtidas através de pesquisa de campo e bibliográfi ca. A pesquisa bibliográfi ca foi utilizada para retratar conceitos relacionados a relação família e escola e sobre as tecnologias digitais, principalmente o WhatsApp. No que concerne à pesquisa de campo, efetuada por meio de questionários estruturados e enviados via aplicativo às professoras e gestoras de uma escola particular do Recife, com o intuito de obter dados e opiniões acerca da infl uência do WhatsApp na dinâmica dos professores na sala de aula. A partir das informações adquiridas, concluiu-se que as conversas no aplicativo geram infl uências diretas quanto a dinâmica do professor, além de transtornos para o colégio.Palavras-chave: Grupos de whatsApp. Sala de aula. Educação Infantil.Vision of management and teachers in relation to the WhatsApp mother groupAbstractThe technology aims to facilitate some relationships, and applications such as WhatsApp allow you to establish a conversation between peers or groups on the most varied topics and information. This application also invaded the school with the formation of some groups of mothers with the objective of exchanging information about the day to day of children, mainly of the Infantile education, because these children are so small, but is this application really being used in this way or did it take another turn, directly interfering with the teacher’s dynamics in the classroom and in the family-school relationship? Thus, the present research aimed to analyze the influence of the groups of mothers of WhatsApp in the classroom in Early Childhood Education. For this, the study was based on a qualitative research, whose information was obtained through field and bibliographic research. The bibliographic research was used to portray concepts related to family and school and digital technologies, especially WhatsApp. Regarding the field research, conducted through structured questionnaires and sent by application to the teachers and managers of a private school in Recife, with the purpose of obtaining data and opinions about the influence of WhatsApp on the dynamics of teachers in the classroom. From the information acquired, it was concluded that the conversations in the application generate direct influences on the dynamics of the teacher, as well as disorders for the college.Keywords: Groups of whatsApp. Classroom. Child education.Visión de la gestión y de los docentes en relación al grupo de madres del WhatsAppResumenLa tecnología tiene el objetivo de facilitar algunas relaciones, y aplicaciones como el WhatsApp permiten que se establezca una conversación entre pares o grupos sobre los más variados temas e informaciones. Esta aplicación invadió también la escuela con la formación de algunos grupos de madres con el objetivo de intercambiar informaciones sobre el día a día de los niños, principalmente de la educación infantil, por tratarse de niños tan pequeños, pero será que esta aplicación está realmente siendo utilizada de esta forma o tomo otro rumbo, interfiriendo directamente en la dinámica del profesor en el aula y en la relación familia-escuela? De esta forma la presente investigación tuvo como objetivo analizar la influencia de los grupos de madres del WhatsApp en el aula en la Educación Infantil. Para ello, el estudio fue pautado en una investigación cualitativa, cuyas informaciones fueron obtenidas a través de investigación de campo y bibliográfica. La investigación bibliográfica fue utilizada para retratar conceptos relacionados con la relación familia y escuela y sobre las tecnologías digitales, principalmente el WhatsApp. En lo que concierne a la investigación de campo, efectuada por medio de cuestionarios estructurados y enviados vía aplicación a las profesoras y gestoras de una escuela particular de Recife, con el fin de obtener datos y opiniones acerca de la influencia del WhatsApp en la dinámica de los profesores en el aula. A partir de las informaciones adquiridas, se concluyó que las conversaciones en la aplicación generan influencias directas en cuanto a la dinámica del profesor, además de trastornos para el colegio.Palabras clave: Grupos de whatsApp. Sala de clase. Educación Infantil.
id UFMA-5_7edf57b80329c20a0497d2b2c7afe79f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14753
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsAppGrupos de whatsAppSala de aulaEducação InfantilA tecnologia tem o objetivo de facilitar algumas relações, e aplicativos como o WhatsApp permitem que se estabeleça uma conversa entre pares ou grupos sobre os mais variados temas e informações. Este aplicativo invadiu também a escola com a formação de alguns grupos de mães com o objetivo de trocar informações sobre o dia a dia das crianças, principalmente da educação Infantil, por se tratar de crianças tão pequenas, mas será que este aplicativo está realmente sendo utilizado desta forma ou tomou outro rumo, interferindo diretamente na dinâmica do professor na sala de aula e no relacionamento família-escola? Dessa forma a presente pesquisa teve como fi nalidade analisar a infl uência dos grupos de mães do WhatsApp na sala de aula na Educação Infantil. Para tanto, o estudo foi pautado em uma pesquisa qualitativa, cujas informações foram obtidas através de pesquisa de campo e bibliográfi ca. A pesquisa bibliográfi ca foi utilizada para retratar conceitos relacionados a relação família e escola e sobre as tecnologias digitais, principalmente o WhatsApp. No que concerne à pesquisa de campo, efetuada por meio de questionários estruturados e enviados via aplicativo às professoras e gestoras de uma escola particular do Recife, com o intuito de obter dados e opiniões acerca da infl uência do WhatsApp na dinâmica dos professores na sala de aula. A partir das informações adquiridas, concluiu-se que as conversas no aplicativo geram infl uências diretas quanto a dinâmica do professor, além de transtornos para o colégio.Palavras-chave: Grupos de whatsApp. Sala de aula. Educação Infantil.Vision of management and teachers in relation to the WhatsApp mother groupAbstractThe technology aims to facilitate some relationships, and applications such as WhatsApp allow you to establish a conversation between peers or groups on the most varied topics and information. This application also invaded the school with the formation of some groups of mothers with the objective of exchanging information about the day to day of children, mainly of the Infantile education, because these children are so small, but is this application really being used in this way or did it take another turn, directly interfering with the teacher’s dynamics in the classroom and in the family-school relationship? Thus, the present research aimed to analyze the influence of the groups of mothers of WhatsApp in the classroom in Early Childhood Education. For this, the study was based on a qualitative research, whose information was obtained through field and bibliographic research. The bibliographic research was used to portray concepts related to family and school and digital technologies, especially WhatsApp. Regarding the field research, conducted through structured questionnaires and sent by application to the teachers and managers of a private school in Recife, with the purpose of obtaining data and opinions about the influence of WhatsApp on the dynamics of teachers in the classroom. From the information acquired, it was concluded that the conversations in the application generate direct influences on the dynamics of the teacher, as well as disorders for the college.Keywords: Groups of whatsApp. Classroom. Child education.Visión de la gestión y de los docentes en relación al grupo de madres del WhatsAppResumenLa tecnología tiene el objetivo de facilitar algunas relaciones, y aplicaciones como el WhatsApp permiten que se establezca una conversación entre pares o grupos sobre los más variados temas e informaciones. Esta aplicación invadió también la escuela con la formación de algunos grupos de madres con el objetivo de intercambiar informaciones sobre el día a día de los niños, principalmente de la educación infantil, por tratarse de niños tan pequeños, pero será que esta aplicación está realmente siendo utilizada de esta forma o tomo otro rumbo, interfiriendo directamente en la dinámica del profesor en el aula y en la relación familia-escuela? De esta forma la presente investigación tuvo como objetivo analizar la influencia de los grupos de madres del WhatsApp en el aula en la Educación Infantil. Para ello, el estudio fue pautado en una investigación cualitativa, cuyas informaciones fueron obtenidas a través de investigación de campo y bibliográfica. La investigación bibliográfica fue utilizada para retratar conceptos relacionados con la relación familia y escuela y sobre las tecnologías digitales, principalmente el WhatsApp. En lo que concierne a la investigación de campo, efectuada por medio de cuestionarios estructurados y enviados vía aplicación a las profesoras y gestoras de una escuela particular de Recife, con el fin de obtener datos y opiniones acerca de la influencia del WhatsApp en la dinámica de los profesores en el aula. A partir de las informaciones adquiridas, se concluyó que las conversaciones en la aplicación generan influencias directas en cuanto a la dinámica del profesor, además de trastornos para el colegio.Palabras clave: Grupos de whatsApp. Sala de clase. Educación Infantil.Universidade Federal do Maranhão2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14753Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 1, jan./mar. 2020; 203-2282178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14753/9835Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMallemont, Renata Bischoff de JesusCoutinho, Diogenes José Gusmão2021-12-07T22:30:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14753Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:12.161727Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsApp
title Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsApp
spellingShingle Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsApp
Mallemont, Renata Bischoff de Jesus
Grupos de whatsApp
Sala de aula
Educação Infantil
title_short Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsApp
title_full Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsApp
title_fullStr Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsApp
title_full_unstemmed Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsApp
title_sort Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsApp
author Mallemont, Renata Bischoff de Jesus
author_facet Mallemont, Renata Bischoff de Jesus
Coutinho, Diogenes José Gusmão
author_role author
author2 Coutinho, Diogenes José Gusmão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mallemont, Renata Bischoff de Jesus
Coutinho, Diogenes José Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos de whatsApp
Sala de aula
Educação Infantil
topic Grupos de whatsApp
Sala de aula
Educação Infantil
description A tecnologia tem o objetivo de facilitar algumas relações, e aplicativos como o WhatsApp permitem que se estabeleça uma conversa entre pares ou grupos sobre os mais variados temas e informações. Este aplicativo invadiu também a escola com a formação de alguns grupos de mães com o objetivo de trocar informações sobre o dia a dia das crianças, principalmente da educação Infantil, por se tratar de crianças tão pequenas, mas será que este aplicativo está realmente sendo utilizado desta forma ou tomou outro rumo, interferindo diretamente na dinâmica do professor na sala de aula e no relacionamento família-escola? Dessa forma a presente pesquisa teve como fi nalidade analisar a infl uência dos grupos de mães do WhatsApp na sala de aula na Educação Infantil. Para tanto, o estudo foi pautado em uma pesquisa qualitativa, cujas informações foram obtidas através de pesquisa de campo e bibliográfi ca. A pesquisa bibliográfi ca foi utilizada para retratar conceitos relacionados a relação família e escola e sobre as tecnologias digitais, principalmente o WhatsApp. No que concerne à pesquisa de campo, efetuada por meio de questionários estruturados e enviados via aplicativo às professoras e gestoras de uma escola particular do Recife, com o intuito de obter dados e opiniões acerca da infl uência do WhatsApp na dinâmica dos professores na sala de aula. A partir das informações adquiridas, concluiu-se que as conversas no aplicativo geram infl uências diretas quanto a dinâmica do professor, além de transtornos para o colégio.Palavras-chave: Grupos de whatsApp. Sala de aula. Educação Infantil.Vision of management and teachers in relation to the WhatsApp mother groupAbstractThe technology aims to facilitate some relationships, and applications such as WhatsApp allow you to establish a conversation between peers or groups on the most varied topics and information. This application also invaded the school with the formation of some groups of mothers with the objective of exchanging information about the day to day of children, mainly of the Infantile education, because these children are so small, but is this application really being used in this way or did it take another turn, directly interfering with the teacher’s dynamics in the classroom and in the family-school relationship? Thus, the present research aimed to analyze the influence of the groups of mothers of WhatsApp in the classroom in Early Childhood Education. For this, the study was based on a qualitative research, whose information was obtained through field and bibliographic research. The bibliographic research was used to portray concepts related to family and school and digital technologies, especially WhatsApp. Regarding the field research, conducted through structured questionnaires and sent by application to the teachers and managers of a private school in Recife, with the purpose of obtaining data and opinions about the influence of WhatsApp on the dynamics of teachers in the classroom. From the information acquired, it was concluded that the conversations in the application generate direct influences on the dynamics of the teacher, as well as disorders for the college.Keywords: Groups of whatsApp. Classroom. Child education.Visión de la gestión y de los docentes en relación al grupo de madres del WhatsAppResumenLa tecnología tiene el objetivo de facilitar algunas relaciones, y aplicaciones como el WhatsApp permiten que se establezca una conversación entre pares o grupos sobre los más variados temas e informaciones. Esta aplicación invadió también la escuela con la formación de algunos grupos de madres con el objetivo de intercambiar informaciones sobre el día a día de los niños, principalmente de la educación infantil, por tratarse de niños tan pequeños, pero será que esta aplicación está realmente siendo utilizada de esta forma o tomo otro rumbo, interfiriendo directamente en la dinámica del profesor en el aula y en la relación familia-escuela? De esta forma la presente investigación tuvo como objetivo analizar la influencia de los grupos de madres del WhatsApp en el aula en la Educación Infantil. Para ello, el estudio fue pautado en una investigación cualitativa, cuyas informaciones fueron obtenidas a través de investigación de campo y bibliográfica. La investigación bibliográfica fue utilizada para retratar conceptos relacionados con la relación familia y escuela y sobre las tecnologías digitales, principalmente el WhatsApp. En lo que concierne a la investigación de campo, efectuada por medio de cuestionarios estructurados y enviados vía aplicación a las profesoras y gestoras de una escuela particular de Recife, con el fin de obtener datos y opiniones acerca de la influencia del WhatsApp en la dinámica de los profesores en el aula. A partir de las informaciones adquiridas, se concluyó que las conversaciones en la aplicación generan influencias directas en cuanto a la dinámica del profesor, además de trastornos para el colegio.Palabras clave: Grupos de whatsApp. Sala de clase. Educación Infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14753
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14753/9835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 1, jan./mar. 2020; 203-228
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880647200768