COORDINACIÓN PEDAGÓGICA Y FORMACIÓN DE PROFESORES: reflexividad, interdisciplinaridad y prácticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Hamilton Perninck
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sátiro, Charmênia Freitas de, Lopes, Fátima Maria Nobre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16240
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão crítica relacionada às práticas interdisciplinares no trabalho do coordenador pedagógico como possibilidade de ações transformadoras na escola pública. Com o objetivo de superar o modismo relacionado aos conceitos e práticas “interdisciplinares” e/ou equívocos epistemológicos, busca refletir de forma colaborativa sobre as dimensões pedagógica, didática e formativa do papel do coordenador no contexto escolar. A pergunta que moveu esta investigação foi: Quais as relações entre a formação continuada de professores mediada pelo coordenador pedagógico no contexto da escola pública e a reflexividade e interdisciplinaridade na práxis pedagógica? Logo, o objetivo deste artigo é compreender as relações entre a formação continuada de professores mediada pelo coordenador pedagógico no contexto da escola pública e os processos reflexivos sob o olhar da interdisciplinaridade no horizonte da práxis pedagógica. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados o grupo focal e questionários abertos e semiestruturados com 22 coordenadores do município de Fortaleza/CE. Para tanto, iniciou reflexões teóricas a partir da formação continuada, que proporcionou reflexões coletivas sobre o termo interdisciplinaridade e suas práticas no ambiente escolar. Conclui que é possível a vivência da interdisciplinaridade na escola pública, através de práticas transformadoras e reflexivas no processo de ensino, resultante de estudo e de pesquisa individual e coletiva. Entretanto, essa possibilidade é mediada pelo trabalho do coordenador pedagógico, unido com seu grupo de professores numa proposta para além dos conteúdos disciplinares, possibilitando, assim, a vivência de práticas reflexivas e interdisciplinares na escola pública.              
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spelling COORDINACIÓN PEDAGÓGICA Y FORMACIÓN DE PROFESORES: reflexividad, interdisciplinaridad y prácticas pedagógicasPEDAGOGICAL COORDINATION AND TEACHER TRAINING: reflexivity, interdisciplinarity and pedagogical practicesCOORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: a reflexividade, a interdisciplinaridade e a práxis pedagógicaCoordinadora pedagógicaEducación continuaReflexividadInterdisciplinariedadPraxis pedagógicaCoordenador pedagógicoFormação continuadaReflexividadeInterdisciplinaridadePráxis pedagógica.Pedagogical coordinatorContinuing educationReflexivityInterdisciplinarityEste artigo apresenta uma reflexão crítica relacionada às práticas interdisciplinares no trabalho do coordenador pedagógico como possibilidade de ações transformadoras na escola pública. Com o objetivo de superar o modismo relacionado aos conceitos e práticas “interdisciplinares” e/ou equívocos epistemológicos, busca refletir de forma colaborativa sobre as dimensões pedagógica, didática e formativa do papel do coordenador no contexto escolar. A pergunta que moveu esta investigação foi: Quais as relações entre a formação continuada de professores mediada pelo coordenador pedagógico no contexto da escola pública e a reflexividade e interdisciplinaridade na práxis pedagógica? Logo, o objetivo deste artigo é compreender as relações entre a formação continuada de professores mediada pelo coordenador pedagógico no contexto da escola pública e os processos reflexivos sob o olhar da interdisciplinaridade no horizonte da práxis pedagógica. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados o grupo focal e questionários abertos e semiestruturados com 22 coordenadores do município de Fortaleza/CE. Para tanto, iniciou reflexões teóricas a partir da formação continuada, que proporcionou reflexões coletivas sobre o termo interdisciplinaridade e suas práticas no ambiente escolar. Conclui que é possível a vivência da interdisciplinaridade na escola pública, através de práticas transformadoras e reflexivas no processo de ensino, resultante de estudo e de pesquisa individual e coletiva. Entretanto, essa possibilidade é mediada pelo trabalho do coordenador pedagógico, unido com seu grupo de professores numa proposta para além dos conteúdos disciplinares, possibilitando, assim, a vivência de práticas reflexivas e interdisciplinares na escola pública.              En este artículo se realizó una reflexión crítica sobre temas relacionados con las prácticas interdisciplinarias en el trabajo del coordinador pedagógico como posibilidad de transformación de acciones en la escuela pública. Para superar la moda relacionada con conceptos y prácticas “interdisciplinares” y/o errores epistemológicos, se buscó reflexionar de manera colaborativa sobre las dimensiones pedagógica, didáctica y formativa del rol del coordinador en el contexto escolar. Los sujetos de investigación fueron 22 coordinadores de la ciudad de Fortaleza/CE, con edades comprendidas entre 30 y 45 años, con antecedentes iniciales diversificados, que son: 3 matemáticos, 2 geógrafos, 1 historiador, 16 pedagogos, aunque 19 tienen el curso de formación de Licenciatura completa en Pedagogía, incluso en segundo grado. De estos, 17 (77%) también eran profesores y 5 (13%) supervisores escolares. Dado el número de docentes, observamos que representan tres veces más que el número de supervisores, 16 (89%) tienen título completo en Pedagogía con primera formación inicial, y 19 (85%) conforman la plantilla efectiva del sistema escolar municipal. En este sentido, la pregunta que movió esta investigación fue: ¿Cuáles son las relaciones entre la formación continua de los docentes mediada por el coordinador pedagógico desde el contexto de la escuela pública, la reflexividad y la interdisciplinariedad en el horizonte de la praxis pedagógica? Por tanto, el objetivo de este artículo es comprender la relación entre la formación continua de los docentes mediada por el coordinador pedagógico en el contexto de los procesos reflexivos de la escuela pública bajo la perspectiva de la interdisciplinariedad en el horizonte de la praxis pedagógica. Se realizó una investigación cualitativa, utilizando el grupo focal y los cuestionarios abiertos y semiestructurados como instrumento para la recolección de datos. Para ello, las reflexiones teóricas partieron de la formación continua que aportaron reflexiones colectivas sobre el término interdisciplinariedad y sus prácticas en el ámbito escolar. Se concluyó que es posible experimentar la interdisciplinariedad en las escuelas públicas, incluso con todas las contradicciones y dificultades que impone la ideología de la moda científica. Esto puede suceder a través de prácticas transformadoras y reflexivas en el proceso de enseñanza, resultado del estudio y la investigación individual y colectiva. Sin embargo, esta posibilidad está mediada por el trabajo del coordinador pedagógico, unido a su grupo de docentes en una propuesta que va más allá de los contenidos disciplinarios, posibilitando así la vivencia de prácticas reflexivas e interdisciplinarias en la escuela pública.In this article, a critical reflection was made on issues related to interdisciplinary practices in the work of the pedagogical coordinator as a possibility for transforming actions in the public school. In order to overcome the fad related to “interdisciplinary” concepts and practices and/or epistemological mistakes, we sought to reflect collaboratively on the pedagogical, didactic and formative dimensions of the coordinator’s role in the school context. The research subjects were 22 coordinators from the city of Fortaleza/CE, aged between 30 and 45 years old, with diversified initial training, namely: 3 mathematicians, 2 geographers, 1 historian, 16 pedagogues, although 19 have the training course of full degree in Pedagogy, even when second degree. Of these, 17 (77%) were also teachers and 5 (13%) school supervisors. Given the number of teachers, we observed that they represent three times more than the number of supervisors, 16 (89%) have a full degree in Pedagogy with first initial training, and 19 (85%) made up the effective staff of the municipal school system. In this sense, the question that moved this investigation was: What are the relationships between the continuing education of teachers mediated by the pedagogical coordinator from the context of the public school, reflexivity and interdisciplinarity in the horizon of pedagogical praxis? Therefore, the objective of this article is to understand the relationship between the continuing education of teachers mediated by the pedagogical coordinator in the context of the public school reflective processes under the perspective of interdisciplinarity in the horizon of pedagogical praxis. A qualitative research was carried out, using the focus group and the open and semi-structured questionnaires as an instrument for data collection. To this end, theoretical reflections started from the continuing education that provided collective reflections on the term interdisciplinarity and its practices in the school environment. It was concluded that it is possible to experience interdisciplinarity in public schools, even with all the contradictions and difficulties imposed by the ideology of the fad of science. This can happen through transformative and reflective practices in the teaching process, resulting from individual and collective study and research. However, this possibility is mediated by the work of the pedagogical coordinator, united with his group of teachers in a proposal that goes beyond the disciplinary contents, thus enabling the experience of reflective and interdisciplinary practices in the public school.Universidade Federal do Maranhão2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1624010.18764/2178-2229v29n1.2022.5Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 1, jan./mar. 2022 - INCLUI DOSSIÊ: A ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO; 105-1282178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16240/10304Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Hamilton PerninckSátiro, Charmênia Freitas deLopes, Fátima Maria Nobre2022-09-30T18:28:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16240Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:18.328342Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
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