TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606 |
Resumo: | O artigo revisa sistematicamente o que tem sido produzido sobre a formação dos Professores Administradores na docência universitária, disponível no Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre 2012 e 2018, analisando em que medida elucida a sua formação e desenvolvimento profissional docente. A análise unitária abrangeu recorte temático, questões, objetivos, aporte teórico e metodologia, reunindo conhecimentos próximos do tema e prospectando horizontes teórico-práticos. No conjunto, as produções abordam a docência e a discência no contexto acadêmico das Ciências Administrativas com aportes da Área Educação - formação docente e saberes/fazeres na docência. Compreender como se constituí a docência nas Ciências Administrativas e que saberes/fazeres a constituem prospecta novas pesquisas e provoca à criação de uma rede de formação e desenvolvimento profissional docente, acolhendo os Professores Administradores em ações de assessoramento entre pares, produzindo, na base da docência universitária, a pedagogia universitária específica da área.Palavras-chave: professor Administrador; formação de professores; saberes docentes; Pedagogia universitária; desenvolvimento profissional docente.CURRENT TRENDS IN RESEARCH ON TEACHER TRAINING ADMINISTRATORS IN UNIVERSITY TEACHINGAbstractThe article systematically reviews what has been produced on the training of the Administrative Professors in university teaching, available in the Thesis Catalog of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), between 2012 and 2018, analyzing the extent to which it elucidates their training and professional teacher development. The unitary analysis covered thematic, questions, objectives, theoretical contribution and methodology, gathering knowledge close to the theme and prospecting theoretical-practical horizons. On the whole, the productions deal with the teaching and the discourse in the academic context of the Administrative Sciences with contributions of the Education Area - teacher training and knowledge / doings in teaching. To understand how the teaching in the Administrative Sciences was constituted and that knowledge / tasks constitute a prospect of new researches and causes to the creation of a network of professional teacher training and development, welcoming the Professors Administrators in actions of advising among peers, producing, in the base of teaching university, the specific university pedagogy of the area.Keywords: professor Administrator; teacher training; teacher knowledge; university Pedagogy; professional teacher development.TENDENCIAS DE LAS INVESTIGACIONES SOBRE FORMACIÓN DE LOS PROFESORES ADMINISTRADORES EN LA DOCENCIA UNIVERSITARIAResumenEl artículo revisa sistemáticamente lo que ha sido producido sobre la formación de los Profesores Administradores en la docencia universitaria, disponible en el Catálogo de Tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), entre 2012 y 2018, analizando en qué medida elucida su formación y desarrollo profesional docente. El análisis unitario abarcó recorte temático, cuestiones, objetivos, aporte teórico y metodología, reuniendo conocimientos cercanos al tema y prospectando horizontes teórico-prácticos. En el conjunto, las producciones abordan la docencia y la discencia en el contexto académico de las Ciencias Administrativas con aportes del Área Educación - formación docente y saberes / haceres en la docencia. Comprender cómo se constituye la docencia en las Ciencias Administrativas y que saber / hacer la constituyen prospecta nuevas investigaciones y provoca la creación de una red de formación y desarrollo profesional docente, acogiendo a los Profesores Administradores en acciones de asesoramiento entre pares, produciendo, en la base de la docencia universitaria, la pedagogía universitaria específica del área.Palabras clave: profesor Administrador; formación de profesores; saberes docentes; Pedagogía universitaria; desarrollo profesional docente. |
id |
UFMA-5_a1125375731158475431f144a8758249 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10606 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIAProfessor AdministradorFormação de professoresSaberes docentesPedagogia universitáriaDesenvolvimento profissional docenteFormação de Professores e Saberes DocentesO artigo revisa sistematicamente o que tem sido produzido sobre a formação dos Professores Administradores na docência universitária, disponível no Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre 2012 e 2018, analisando em que medida elucida a sua formação e desenvolvimento profissional docente. A análise unitária abrangeu recorte temático, questões, objetivos, aporte teórico e metodologia, reunindo conhecimentos próximos do tema e prospectando horizontes teórico-práticos. No conjunto, as produções abordam a docência e a discência no contexto acadêmico das Ciências Administrativas com aportes da Área Educação - formação docente e saberes/fazeres na docência. Compreender como se constituí a docência nas Ciências Administrativas e que saberes/fazeres a constituem prospecta novas pesquisas e provoca à criação de uma rede de formação e desenvolvimento profissional docente, acolhendo os Professores Administradores em ações de assessoramento entre pares, produzindo, na base da docência universitária, a pedagogia universitária específica da área.Palavras-chave: professor Administrador; formação de professores; saberes docentes; Pedagogia universitária; desenvolvimento profissional docente.CURRENT TRENDS IN RESEARCH ON TEACHER TRAINING ADMINISTRATORS IN UNIVERSITY TEACHINGAbstractThe article systematically reviews what has been produced on the training of the Administrative Professors in university teaching, available in the Thesis Catalog of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), between 2012 and 2018, analyzing the extent to which it elucidates their training and professional teacher development. The unitary analysis covered thematic, questions, objectives, theoretical contribution and methodology, gathering knowledge close to the theme and prospecting theoretical-practical horizons. On the whole, the productions deal with the teaching and the discourse in the academic context of the Administrative Sciences with contributions of the Education Area - teacher training and knowledge / doings in teaching. To understand how the teaching in the Administrative Sciences was constituted and that knowledge / tasks constitute a prospect of new researches and causes to the creation of a network of professional teacher training and development, welcoming the Professors Administrators in actions of advising among peers, producing, in the base of teaching university, the specific university pedagogy of the area.Keywords: professor Administrator; teacher training; teacher knowledge; university Pedagogy; professional teacher development.TENDENCIAS DE LAS INVESTIGACIONES SOBRE FORMACIÓN DE LOS PROFESORES ADMINISTRADORES EN LA DOCENCIA UNIVERSITARIAResumenEl artículo revisa sistemáticamente lo que ha sido producido sobre la formación de los Profesores Administradores en la docencia universitaria, disponible en el Catálogo de Tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), entre 2012 y 2018, analizando en qué medida elucida su formación y desarrollo profesional docente. El análisis unitario abarcó recorte temático, cuestiones, objetivos, aporte teórico y metodología, reuniendo conocimientos cercanos al tema y prospectando horizontes teórico-prácticos. En el conjunto, las producciones abordan la docencia y la discencia en el contexto académico de las Ciencias Administrativas con aportes del Área Educación - formación docente y saberes / haceres en la docencia. Comprender cómo se constituye la docencia en las Ciencias Administrativas y que saber / hacer la constituyen prospecta nuevas investigaciones y provoca la creación de una red de formación y desarrollo profesional docente, acogiendo a los Profesores Administradores en acciones de asesoramiento entre pares, produciendo, en la base de la docencia universitaria, la pedagogía universitaria específica del área.Palabras clave: profesor Administrador; formación de profesores; saberes docentes; Pedagogía universitaria; desarrollo profesional docente.Universidade Federal do Maranhão2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/jpegimage/jpeghttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1060610.18764/2178-2229.v28n2.202120Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 114-1392178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/9162http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/10486http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/10487http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/10488Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho Junior, João CarlosVeiga, Adriana Moreira da Rocha2021-11-29T14:18:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10606Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:01.730762Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
title |
TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
spellingShingle |
TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA Coelho Junior, João Carlos Professor Administrador Formação de professores Saberes docentes Pedagogia universitária Desenvolvimento profissional docente Formação de Professores e Saberes Docentes |
title_short |
TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
title_full |
TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
title_fullStr |
TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
title_full_unstemmed |
TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
title_sort |
TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA |
author |
Coelho Junior, João Carlos |
author_facet |
Coelho Junior, João Carlos Veiga, Adriana Moreira da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Veiga, Adriana Moreira da Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho Junior, João Carlos Veiga, Adriana Moreira da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Administrador Formação de professores Saberes docentes Pedagogia universitária Desenvolvimento profissional docente Formação de Professores e Saberes Docentes |
topic |
Professor Administrador Formação de professores Saberes docentes Pedagogia universitária Desenvolvimento profissional docente Formação de Professores e Saberes Docentes |
description |
O artigo revisa sistematicamente o que tem sido produzido sobre a formação dos Professores Administradores na docência universitária, disponível no Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre 2012 e 2018, analisando em que medida elucida a sua formação e desenvolvimento profissional docente. A análise unitária abrangeu recorte temático, questões, objetivos, aporte teórico e metodologia, reunindo conhecimentos próximos do tema e prospectando horizontes teórico-práticos. No conjunto, as produções abordam a docência e a discência no contexto acadêmico das Ciências Administrativas com aportes da Área Educação - formação docente e saberes/fazeres na docência. Compreender como se constituí a docência nas Ciências Administrativas e que saberes/fazeres a constituem prospecta novas pesquisas e provoca à criação de uma rede de formação e desenvolvimento profissional docente, acolhendo os Professores Administradores em ações de assessoramento entre pares, produzindo, na base da docência universitária, a pedagogia universitária específica da área.Palavras-chave: professor Administrador; formação de professores; saberes docentes; Pedagogia universitária; desenvolvimento profissional docente.CURRENT TRENDS IN RESEARCH ON TEACHER TRAINING ADMINISTRATORS IN UNIVERSITY TEACHINGAbstractThe article systematically reviews what has been produced on the training of the Administrative Professors in university teaching, available in the Thesis Catalog of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), between 2012 and 2018, analyzing the extent to which it elucidates their training and professional teacher development. The unitary analysis covered thematic, questions, objectives, theoretical contribution and methodology, gathering knowledge close to the theme and prospecting theoretical-practical horizons. On the whole, the productions deal with the teaching and the discourse in the academic context of the Administrative Sciences with contributions of the Education Area - teacher training and knowledge / doings in teaching. To understand how the teaching in the Administrative Sciences was constituted and that knowledge / tasks constitute a prospect of new researches and causes to the creation of a network of professional teacher training and development, welcoming the Professors Administrators in actions of advising among peers, producing, in the base of teaching university, the specific university pedagogy of the area.Keywords: professor Administrator; teacher training; teacher knowledge; university Pedagogy; professional teacher development.TENDENCIAS DE LAS INVESTIGACIONES SOBRE FORMACIÓN DE LOS PROFESORES ADMINISTRADORES EN LA DOCENCIA UNIVERSITARIAResumenEl artículo revisa sistemáticamente lo que ha sido producido sobre la formación de los Profesores Administradores en la docencia universitaria, disponible en el Catálogo de Tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), entre 2012 y 2018, analizando en qué medida elucida su formación y desarrollo profesional docente. El análisis unitario abarcó recorte temático, cuestiones, objetivos, aporte teórico y metodología, reuniendo conocimientos cercanos al tema y prospectando horizontes teórico-prácticos. En el conjunto, las producciones abordan la docencia y la discencia en el contexto académico de las Ciencias Administrativas con aportes del Área Educación - formación docente y saberes / haceres en la docencia. Comprender cómo se constituye la docencia en las Ciencias Administrativas y que saber / hacer la constituyen prospecta nuevas investigaciones y provoca la creación de una red de formación y desarrollo profesional docente, acogiendo a los Profesores Administradores en acciones de asesoramiento entre pares, produciendo, en la base de la docencia universitaria, la pedagogía universitaria específica del área.Palabras clave: profesor Administrador; formación de profesores; saberes docentes; Pedagogía universitaria; desarrollo profesional docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606 10.18764/2178-2229.v28n2.202120 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v28n2.202120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/9162 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/10486 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/10487 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606/10488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 114-139 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874879721308160 |