Notes to understand contemporary technology and education relationships
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/48540 |
Resumo: | A tecnologia é uma produção humana e, como tal, histórica e social. Por esta razão, para compreender a estrutura e o sentido da tecnologia contemporânea, é necessário investigar suas origens e o percurso do pensamento que a explica. Este artigo apresenta um roteiro de estudo, fundamentado numa abordagem dialética, como chave para leitura da tecnocultura contemporânea e das questões que ela coloca para a educação. Para tal, parte da caracterização da realidade técnica, considerando o aporte de uma antropologia da técnica; discute a técnica moderna com base em Heidegger (2002) e apropria-se do estudo de Feenberg (2002; 2004; 2013a; 2013b) sobre as relações entre tecnologia e ação humana. |
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Notes to understand contemporary technology and education relationshipsNotas para entender las relaciones contemporáneas entre tecnología y educaciónNotas para compreender relações contemporâneas entre tecnologia e educaçãoTecnologia e educaçãoFenômeno Tecnológico ContemporâneoTécnica e Tecnologia. TecnocentrismoTecnología y educaciónFenómeno tecnológico contemporáneoTécnica y tecnología. TecnocentrismoTechnology and educationContemporary technological phenomenonTechnique and technology. TechnocentrismA tecnologia é uma produção humana e, como tal, histórica e social. Por esta razão, para compreender a estrutura e o sentido da tecnologia contemporânea, é necessário investigar suas origens e o percurso do pensamento que a explica. Este artigo apresenta um roteiro de estudo, fundamentado numa abordagem dialética, como chave para leitura da tecnocultura contemporânea e das questões que ela coloca para a educação. Para tal, parte da caracterização da realidade técnica, considerando o aporte de uma antropologia da técnica; discute a técnica moderna com base em Heidegger (2002) e apropria-se do estudo de Feenberg (2002; 2004; 2013a; 2013b) sobre as relações entre tecnologia e ação humana.Apresentamos um roteiro de estudo sobre a estrutura e o sentido da tecnologia contemporânea. Partimos de uma caracterização da realidade técnica, considerando o aporte de uma antropologia da técnica. Discutimos a técnica moderna, considerando o que a distingue da técnica na antiguidade grega, com base em Heidegger (2002). Tomamos o exercício desenvolvido por Feenberg (2002, 2004, 2013a, 2013b) em torno de uma taxionomia das relações entre tecnologia e ação humana, problematizando a proposta do autor para uma tecnologia democrática. Concluímos, apontando o materialismo histórico-dialético como chave para leitura da tecnocultura contemporânea e dos problemas que ela coloca para a humanidade.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2023-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4854010.26512/lc29202348540Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e48540Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e48540Linhas Críticas; v. 29 (2023); e485401981-04311516-489610.26512/lc.v29ireponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/48540/38026https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/48540/38027Copyright (c) 2023 Joana Peixotohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Joana2024-01-08T18:37:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48540Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2024-01-08T18:37:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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