A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139079 |
Resumo: | O objetivo geral desse estudo foi analisar algumas das contribuições do Projeto de Extensão Laboratórios Abertos, aplicado a estudantes que estão no último ano ou já concluíram o Ensino Médio, que visam futuro ingresso no Ensino Superior. Para tanto, foi investigado o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância para a aprendizagem e a inclusão científica, no decorrer das atividades finais do projeto. As atividades foram observadas e, ao término, alguns estudantes foram entrevistados individualmente com relação aos experimentos realizados e suas percepções quanto ao projeto e à Universidade. A partir da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, foram analisadas as respostas dos estudantes para os conceitos abordados nos experimentos. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades propostas despertaram o interesse dos alunos ao proporcionar um contato prático com a química. Observou-se, também, que o planejamento das atividades de discussão prévia à execução dos experimentos é de suma importância para viabilizar a ancoragem dos novos conceitos aos subsunçores. Foi possível evidenciar nas entrevistas o sentimento de inclusão desses estudantes, refletindo em elevação na autoestima e expressões de motivação pessoal. Assim, iniciativas como essa devem ser incentivadas para a formação de cidadãos mais conscientes de sua atuação na sociedade. |
id |
UFRGS-2_236af33c246d16544745f40d43c00db5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139079 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Venturi, VanessaSalgado, Tania Denise MiskinisPoletto, Fernanda2016-04-16T02:08:03Z2015http://hdl.handle.net/10183/139079000989010O objetivo geral desse estudo foi analisar algumas das contribuições do Projeto de Extensão Laboratórios Abertos, aplicado a estudantes que estão no último ano ou já concluíram o Ensino Médio, que visam futuro ingresso no Ensino Superior. Para tanto, foi investigado o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância para a aprendizagem e a inclusão científica, no decorrer das atividades finais do projeto. As atividades foram observadas e, ao término, alguns estudantes foram entrevistados individualmente com relação aos experimentos realizados e suas percepções quanto ao projeto e à Universidade. A partir da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, foram analisadas as respostas dos estudantes para os conceitos abordados nos experimentos. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades propostas despertaram o interesse dos alunos ao proporcionar um contato prático com a química. Observou-se, também, que o planejamento das atividades de discussão prévia à execução dos experimentos é de suma importância para viabilizar a ancoragem dos novos conceitos aos subsunçores. Foi possível evidenciar nas entrevistas o sentimento de inclusão desses estudantes, refletindo em elevação na autoestima e expressões de motivação pessoal. Assim, iniciativas como essa devem ser incentivadas para a formação de cidadãos mais conscientes de sua atuação na sociedade.application/pdfporExperimentos : Ensino : QuímicaEnsino de quimicaInclusão socialA experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2015Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989010.pdf000989010.pdfTexto completoapplication/pdf4994231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139079/1/000989010.pdfcd9a4a334d3fe2f383b553bf6e54b9caMD51TEXT000989010.pdf.txt000989010.pdf.txtExtracted Texttext/plain95872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139079/2/000989010.pdf.txta5c867447f5f599764712edf0cd8dcc0MD52THUMBNAIL000989010.pdf.jpg000989010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139079/3/000989010.pdf.jpgb4b1ef7aac88261ecbbb637f3e342468MD5310183/1390792019-11-15 04:50:27.45325oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139079Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:50:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos |
title |
A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos |
spellingShingle |
A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos Venturi, Vanessa Experimentos : Ensino : Química Ensino de quimica Inclusão social |
title_short |
A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos |
title_full |
A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos |
title_fullStr |
A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos |
title_full_unstemmed |
A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos |
title_sort |
A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos |
author |
Venturi, Vanessa |
author_facet |
Venturi, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venturi, Vanessa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Poletto, Fernanda |
contributor_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis Poletto, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentos : Ensino : Química Ensino de quimica Inclusão social |
topic |
Experimentos : Ensino : Química Ensino de quimica Inclusão social |
description |
O objetivo geral desse estudo foi analisar algumas das contribuições do Projeto de Extensão Laboratórios Abertos, aplicado a estudantes que estão no último ano ou já concluíram o Ensino Médio, que visam futuro ingresso no Ensino Superior. Para tanto, foi investigado o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância para a aprendizagem e a inclusão científica, no decorrer das atividades finais do projeto. As atividades foram observadas e, ao término, alguns estudantes foram entrevistados individualmente com relação aos experimentos realizados e suas percepções quanto ao projeto e à Universidade. A partir da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, foram analisadas as respostas dos estudantes para os conceitos abordados nos experimentos. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades propostas despertaram o interesse dos alunos ao proporcionar um contato prático com a química. Observou-se, também, que o planejamento das atividades de discussão prévia à execução dos experimentos é de suma importância para viabilizar a ancoragem dos novos conceitos aos subsunçores. Foi possível evidenciar nas entrevistas o sentimento de inclusão desses estudantes, refletindo em elevação na autoestima e expressões de motivação pessoal. Assim, iniciativas como essa devem ser incentivadas para a formação de cidadãos mais conscientes de sua atuação na sociedade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-16T02:08:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989010 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139079 |
identifier_str_mv |
000989010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139079/1/000989010.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139079/2/000989010.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139079/3/000989010.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd9a4a334d3fe2f383b553bf6e54b9ca a5c867447f5f599764712edf0cd8dcc0 b4b1ef7aac88261ecbbb637f3e342468 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486840108384256 |