A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venturi, Vanessa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139079
Resumo: O objetivo geral desse estudo foi analisar algumas das contribuições do Projeto de Extensão Laboratórios Abertos, aplicado a estudantes que estão no último ano ou já concluíram o Ensino Médio, que visam futuro ingresso no Ensino Superior. Para tanto, foi investigado o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância para a aprendizagem e a inclusão científica, no decorrer das atividades finais do projeto. As atividades foram observadas e, ao término, alguns estudantes foram entrevistados individualmente com relação aos experimentos realizados e suas percepções quanto ao projeto e à Universidade. A partir da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, foram analisadas as respostas dos estudantes para os conceitos abordados nos experimentos. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades propostas despertaram o interesse dos alunos ao proporcionar um contato prático com a química. Observou-se, também, que o planejamento das atividades de discussão prévia à execução dos experimentos é de suma importância para viabilizar a ancoragem dos novos conceitos aos subsunçores. Foi possível evidenciar nas entrevistas o sentimento de inclusão desses estudantes, refletindo em elevação na autoestima e expressões de motivação pessoal. Assim, iniciativas como essa devem ser incentivadas para a formação de cidadãos mais conscientes de sua atuação na sociedade.
id UFRGS-2_236af33c246d16544745f40d43c00db5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139079
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Venturi, VanessaSalgado, Tania Denise MiskinisPoletto, Fernanda2016-04-16T02:08:03Z2015http://hdl.handle.net/10183/139079000989010O objetivo geral desse estudo foi analisar algumas das contribuições do Projeto de Extensão Laboratórios Abertos, aplicado a estudantes que estão no último ano ou já concluíram o Ensino Médio, que visam futuro ingresso no Ensino Superior. Para tanto, foi investigado o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância para a aprendizagem e a inclusão científica, no decorrer das atividades finais do projeto. As atividades foram observadas e, ao término, alguns estudantes foram entrevistados individualmente com relação aos experimentos realizados e suas percepções quanto ao projeto e à Universidade. A partir da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, foram analisadas as respostas dos estudantes para os conceitos abordados nos experimentos. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades propostas despertaram o interesse dos alunos ao proporcionar um contato prático com a química. Observou-se, também, que o planejamento das atividades de discussão prévia à execução dos experimentos é de suma importância para viabilizar a ancoragem dos novos conceitos aos subsunçores. Foi possível evidenciar nas entrevistas o sentimento de inclusão desses estudantes, refletindo em elevação na autoestima e expressões de motivação pessoal. Assim, iniciativas como essa devem ser incentivadas para a formação de cidadãos mais conscientes de sua atuação na sociedade.application/pdfporExperimentos : Ensino : QuímicaEnsino de quimicaInclusão socialA experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2015Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989010.pdf000989010.pdfTexto completoapplication/pdf4994231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139079/1/000989010.pdfcd9a4a334d3fe2f383b553bf6e54b9caMD51TEXT000989010.pdf.txt000989010.pdf.txtExtracted Texttext/plain95872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139079/2/000989010.pdf.txta5c867447f5f599764712edf0cd8dcc0MD52THUMBNAIL000989010.pdf.jpg000989010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139079/3/000989010.pdf.jpgb4b1ef7aac88261ecbbb637f3e342468MD5310183/1390792019-11-15 04:50:27.45325oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139079Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:50:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos
title A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos
spellingShingle A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos
Venturi, Vanessa
Experimentos : Ensino : Química
Ensino de quimica
Inclusão social
title_short A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos
title_full A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos
title_fullStr A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos
title_full_unstemmed A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos
title_sort A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos
author Venturi, Vanessa
author_facet Venturi, Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venturi, Vanessa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Poletto, Fernanda
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
Poletto, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentos : Ensino : Química
Ensino de quimica
Inclusão social
topic Experimentos : Ensino : Química
Ensino de quimica
Inclusão social
description O objetivo geral desse estudo foi analisar algumas das contribuições do Projeto de Extensão Laboratórios Abertos, aplicado a estudantes que estão no último ano ou já concluíram o Ensino Médio, que visam futuro ingresso no Ensino Superior. Para tanto, foi investigado o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância para a aprendizagem e a inclusão científica, no decorrer das atividades finais do projeto. As atividades foram observadas e, ao término, alguns estudantes foram entrevistados individualmente com relação aos experimentos realizados e suas percepções quanto ao projeto e à Universidade. A partir da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, foram analisadas as respostas dos estudantes para os conceitos abordados nos experimentos. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades propostas despertaram o interesse dos alunos ao proporcionar um contato prático com a química. Observou-se, também, que o planejamento das atividades de discussão prévia à execução dos experimentos é de suma importância para viabilizar a ancoragem dos novos conceitos aos subsunçores. Foi possível evidenciar nas entrevistas o sentimento de inclusão desses estudantes, refletindo em elevação na autoestima e expressões de motivação pessoal. Assim, iniciativas como essa devem ser incentivadas para a formação de cidadãos mais conscientes de sua atuação na sociedade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-16T02:08:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989010
url http://hdl.handle.net/10183/139079
identifier_str_mv 000989010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139079/1/000989010.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139079/2/000989010.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139079/3/000989010.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd9a4a334d3fe2f383b553bf6e54b9ca
a5c867447f5f599764712edf0cd8dcc0
b4b1ef7aac88261ecbbb637f3e342468
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486840108384256