O SABER/FAZER DOCENTE NO CONTEXTO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: contribuições para a Didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saul, Ana Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Saul, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17579
Resumo: A contribuição da Pedagogia de Paulo Freire para a constituição de uma Didática freireana, por meio da dimensão saber/fazer docente, é apresentada nesse texto, como uma possibilidade de reagir às ameaças que tem sido feitas à autonomia dos professores e das escolas. Na imprensa e nas ruas, Paulo Freire tem sido acusado/responsabilizado pela contaminação ideológica a ser combatida nas escolas, proposta pelo movimento Escola sem Partido. Este texto apresenta argumentos fortes e poderosos para compor um quadro de referência capaz de inspirar práticas de ensino-aprendizagem em uma perspectiva crítico-libertadora. O pensamento de Paulo Freire segue estimulando gestores e professores no trabalho de busca de melhoria da qualidade da educação brasileira, em uma perspectiva democrática. THE TEACHING KNOWLEDGE/PRACTISING IN THE CONTEXT OF PAULO FREIRE’S THOUGHT: contributions to DidacticsABSTRACT: The contribution of Paulo Freire’s Pedagogy to the constitution of a freirean Didactics, through the dimension of teaching knowledge/practising concept, is presented in this text as a possibility to react to the threats that have been made to the autonomy of teachers and schools. In the press and in the streets, Paulo Freire has been mistakenly accused of a type of ideological contamination to be fought against in schools, as is defended by the Movement Schools without Party. This text presents strong and powerful arguments to compose a frame of reference capable of inspiring teaching-learning practices in a critical-liberating perspective. The Paulo Freire’s thought continues to stimulate education managers and teachers in the work of seeking to improve the quality of Brazilian education, from a democratic perspective.KEYWORDS: Paulo Freire. Teaching knowledge/practising. Didactics.EL CONOCER/HACER DEL PROFESORADO EN EL CONTEXTO DEL PENSAMIENTO DE PAULO FREIRE: contribuciones para la DidácticaRESUMEN: La contribución de la pedagogía de Paulo Freire para el establecimiento de una Didáctica freireana, a través de la dimensión conocer/hacer del profesorado, presenta en este texto, como una posibilidad de reaccionar a las amenazas que se han hecho a la autonomía de los maestros y las escuelas. En la prensa y en las calles, Paulo Freire ha sido acusado erroneamente por la contaminación ideológica que hay en las escuelas, como propuesto por el Movimiento Escuela sin Partido. Este artículo presenta argumentos fuertes y poderosos para componer un marco capaz de inspirar a las prácticas de enseñanza y aprendizaje en una perspectiva crítica y liberadora. El pensamiento de Paulo Freire sigue estimulando los administradores escolares y maestros en busca de trabajo para mejorar la calidad de la educación brasileña en un punto de vista democrático.PALABRAS CLAVE: Paulo Freire. Conocer/hacer del professorado. Didáctics.
id UFMA-5_daf33130b81e0becc0e6bd45fd4d9bc8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17579
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling O SABER/FAZER DOCENTE NO CONTEXTO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: contribuições para a DidáticaPaulo Freire. Saber/fazer docente. Didática.A contribuição da Pedagogia de Paulo Freire para a constituição de uma Didática freireana, por meio da dimensão saber/fazer docente, é apresentada nesse texto, como uma possibilidade de reagir às ameaças que tem sido feitas à autonomia dos professores e das escolas. Na imprensa e nas ruas, Paulo Freire tem sido acusado/responsabilizado pela contaminação ideológica a ser combatida nas escolas, proposta pelo movimento Escola sem Partido. Este texto apresenta argumentos fortes e poderosos para compor um quadro de referência capaz de inspirar práticas de ensino-aprendizagem em uma perspectiva crítico-libertadora. O pensamento de Paulo Freire segue estimulando gestores e professores no trabalho de busca de melhoria da qualidade da educação brasileira, em uma perspectiva democrática. THE TEACHING KNOWLEDGE/PRACTISING IN THE CONTEXT OF PAULO FREIRE’S THOUGHT: contributions to DidacticsABSTRACT: The contribution of Paulo Freire’s Pedagogy to the constitution of a freirean Didactics, through the dimension of teaching knowledge/practising concept, is presented in this text as a possibility to react to the threats that have been made to the autonomy of teachers and schools. In the press and in the streets, Paulo Freire has been mistakenly accused of a type of ideological contamination to be fought against in schools, as is defended by the Movement Schools without Party. This text presents strong and powerful arguments to compose a frame of reference capable of inspiring teaching-learning practices in a critical-liberating perspective. The Paulo Freire’s thought continues to stimulate education managers and teachers in the work of seeking to improve the quality of Brazilian education, from a democratic perspective.KEYWORDS: Paulo Freire. Teaching knowledge/practising. Didactics.EL CONOCER/HACER DEL PROFESORADO EN EL CONTEXTO DEL PENSAMIENTO DE PAULO FREIRE: contribuciones para la DidácticaRESUMEN: La contribución de la pedagogía de Paulo Freire para el establecimiento de una Didáctica freireana, a través de la dimensión conocer/hacer del profesorado, presenta en este texto, como una posibilidad de reaccionar a las amenazas que se han hecho a la autonomía de los maestros y las escuelas. En la prensa y en las calles, Paulo Freire ha sido acusado erroneamente por la contaminación ideológica que hay en las escuelas, como propuesto por el Movimiento Escuela sin Partido. Este artículo presenta argumentos fuertes y poderosos para componer un marco capaz de inspirar a las prácticas de enseñanza y aprendizaje en una perspectiva crítica y liberadora. El pensamiento de Paulo Freire sigue estimulando los administradores escolares y maestros en busca de trabajo para mejorar la calidad de la educación brasileña en un punto de vista democrático.PALABRAS CLAVE: Paulo Freire. Conocer/hacer del professorado. Didáctics.Universidade Federal do Maranhão2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1757910.18764/2178-2229.v24n1p1-14Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 1, jan./abr. 2017; 1-142178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17579/9528Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSaul, Ana MariaSaul, Alexandre2021-08-20T20:38:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17579Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:19.503688Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv O SABER/FAZER DOCENTE NO CONTEXTO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: contribuições para a Didática
title O SABER/FAZER DOCENTE NO CONTEXTO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: contribuições para a Didática
spellingShingle O SABER/FAZER DOCENTE NO CONTEXTO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: contribuições para a Didática
Saul, Ana Maria
Paulo Freire. Saber/fazer docente. Didática.
title_short O SABER/FAZER DOCENTE NO CONTEXTO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: contribuições para a Didática
title_full O SABER/FAZER DOCENTE NO CONTEXTO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: contribuições para a Didática
title_fullStr O SABER/FAZER DOCENTE NO CONTEXTO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: contribuições para a Didática
title_full_unstemmed O SABER/FAZER DOCENTE NO CONTEXTO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: contribuições para a Didática
title_sort O SABER/FAZER DOCENTE NO CONTEXTO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: contribuições para a Didática
author Saul, Ana Maria
author_facet Saul, Ana Maria
Saul, Alexandre
author_role author
author2 Saul, Alexandre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saul, Ana Maria
Saul, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire. Saber/fazer docente. Didática.
topic Paulo Freire. Saber/fazer docente. Didática.
description A contribuição da Pedagogia de Paulo Freire para a constituição de uma Didática freireana, por meio da dimensão saber/fazer docente, é apresentada nesse texto, como uma possibilidade de reagir às ameaças que tem sido feitas à autonomia dos professores e das escolas. Na imprensa e nas ruas, Paulo Freire tem sido acusado/responsabilizado pela contaminação ideológica a ser combatida nas escolas, proposta pelo movimento Escola sem Partido. Este texto apresenta argumentos fortes e poderosos para compor um quadro de referência capaz de inspirar práticas de ensino-aprendizagem em uma perspectiva crítico-libertadora. O pensamento de Paulo Freire segue estimulando gestores e professores no trabalho de busca de melhoria da qualidade da educação brasileira, em uma perspectiva democrática. THE TEACHING KNOWLEDGE/PRACTISING IN THE CONTEXT OF PAULO FREIRE’S THOUGHT: contributions to DidacticsABSTRACT: The contribution of Paulo Freire’s Pedagogy to the constitution of a freirean Didactics, through the dimension of teaching knowledge/practising concept, is presented in this text as a possibility to react to the threats that have been made to the autonomy of teachers and schools. In the press and in the streets, Paulo Freire has been mistakenly accused of a type of ideological contamination to be fought against in schools, as is defended by the Movement Schools without Party. This text presents strong and powerful arguments to compose a frame of reference capable of inspiring teaching-learning practices in a critical-liberating perspective. The Paulo Freire’s thought continues to stimulate education managers and teachers in the work of seeking to improve the quality of Brazilian education, from a democratic perspective.KEYWORDS: Paulo Freire. Teaching knowledge/practising. Didactics.EL CONOCER/HACER DEL PROFESORADO EN EL CONTEXTO DEL PENSAMIENTO DE PAULO FREIRE: contribuciones para la DidácticaRESUMEN: La contribución de la pedagogía de Paulo Freire para el establecimiento de una Didáctica freireana, a través de la dimensión conocer/hacer del profesorado, presenta en este texto, como una posibilidad de reaccionar a las amenazas que se han hecho a la autonomía de los maestros y las escuelas. En la prensa y en las calles, Paulo Freire ha sido acusado erroneamente por la contaminación ideológica que hay en las escuelas, como propuesto por el Movimiento Escuela sin Partido. Este artículo presenta argumentos fuertes y poderosos para componer un marco capaz de inspirar a las prácticas de enseñanza y aprendizaje en una perspectiva crítica y liberadora. El pensamiento de Paulo Freire sigue estimulando los administradores escolares y maestros en busca de trabajo para mejorar la calidad de la educación brasileña en un punto de vista democrático.PALABRAS CLAVE: Paulo Freire. Conocer/hacer del professorado. Didáctics.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17579
10.18764/2178-2229.v24n1p1-14
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17579
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v24n1p1-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17579/9528
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 1, jan./abr. 2017; 1-14
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881253277696