Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69533 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é compreender de que maneira os professores de História, da rede pública estadual paulista, trabalharam com o currículo São Paulo Faz Escola e os materiais didáticos atrelados a ele, enquanto este esteve vigente (2008-2018). Por meio da metodologia da História Oral entrevistamos professores e professoras, em momentos distintos da carreira, que atuaram ao longo desse período em busca de analisar, a partir de seus relatos de memória, se ao estarem em contato com esses materiais os utilizaram ou recusaram e em que medida podemos relacionar essa interação com os saberes docentes (Maurice Tardif) e com a trajetória de vida de cada professor (Ivor Goodson). |
id |
UFSP_9e73807ea57ae645dd939739feea6676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/69533 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).Ensino de HistóriaSaberes DocentesPráticas DocentesCurrículo São Paulo Faz EscolaProfHistóriaO objetivo deste trabalho é compreender de que maneira os professores de História, da rede pública estadual paulista, trabalharam com o currículo São Paulo Faz Escola e os materiais didáticos atrelados a ele, enquanto este esteve vigente (2008-2018). Por meio da metodologia da História Oral entrevistamos professores e professoras, em momentos distintos da carreira, que atuaram ao longo desse período em busca de analisar, a partir de seus relatos de memória, se ao estarem em contato com esses materiais os utilizaram ou recusaram e em que medida podemos relacionar essa interação com os saberes docentes (Maurice Tardif) e com a trajetória de vida de cada professor (Ivor Goodson).The objective of this research is to comprehend the manner History teachers, from São Paulo state public network, worked with São Paulo Faz Escola curriculum and the teaching materials linked to it, while it was in effect (2008-2018). Through the methodology of Oral History, we interviewed teachers, man and woman, at different moments in their careers, who worked throughout this period in an attempt to analyze, based on their memory reports, whether when they were in contact with these materials, they used them or refused them and to what proportion can we relate this interaction with teaching knowledge (Maurice Tardif) and with the life trajectory of each teacher (Ivor Goodson).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloLourenço, Elaine [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2146990309385425https://lattes.cnpq.br/0556732016486243Serafim, Joice da Silva [UNIFESP]2023-11-24T14:31:16Z2023-11-24T14:31:16Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion127 f.application/pdfSERAFIM, Joice da Silva. Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). Dissertação (Mestrado em Ensino de História - Profhistória) UNIFESP - Guarulhos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69533porUNIFESP Guarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T08:51:35Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69533Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T08:51:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). |
title |
Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). |
spellingShingle |
Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). Serafim, Joice da Silva [UNIFESP] Ensino de História Saberes Docentes Práticas Docentes Currículo São Paulo Faz Escola ProfHistória |
title_short |
Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). |
title_full |
Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). |
title_fullStr |
Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). |
title_full_unstemmed |
Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). |
title_sort |
Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). |
author |
Serafim, Joice da Silva [UNIFESP] |
author_facet |
Serafim, Joice da Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lourenço, Elaine [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/2146990309385425 https://lattes.cnpq.br/0556732016486243 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serafim, Joice da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Saberes Docentes Práticas Docentes Currículo São Paulo Faz Escola ProfHistória |
topic |
Ensino de História Saberes Docentes Práticas Docentes Currículo São Paulo Faz Escola ProfHistória |
description |
O objetivo deste trabalho é compreender de que maneira os professores de História, da rede pública estadual paulista, trabalharam com o currículo São Paulo Faz Escola e os materiais didáticos atrelados a ele, enquanto este esteve vigente (2008-2018). Por meio da metodologia da História Oral entrevistamos professores e professoras, em momentos distintos da carreira, que atuaram ao longo desse período em busca de analisar, a partir de seus relatos de memória, se ao estarem em contato com esses materiais os utilizaram ou recusaram e em que medida podemos relacionar essa interação com os saberes docentes (Maurice Tardif) e com a trajetória de vida de cada professor (Ivor Goodson). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24T14:31:16Z 2023-11-24T14:31:16Z 2023-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SERAFIM, Joice da Silva. Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). Dissertação (Mestrado em Ensino de História - Profhistória) UNIFESP - Guarulhos, 2023. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69533 |
identifier_str_mv |
SERAFIM, Joice da Silva. Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). Dissertação (Mestrado em Ensino de História - Profhistória) UNIFESP - Guarulhos, 2023. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
UNIFESP Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268333684424704 |