Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Joice da Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69533
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender de que maneira os professores de História, da rede pública estadual paulista, trabalharam com o currículo São Paulo Faz Escola e os materiais didáticos atrelados a ele, enquanto este esteve vigente (2008-2018). Por meio da metodologia da História Oral entrevistamos professores e professoras, em momentos distintos da carreira, que atuaram ao longo desse período em busca de analisar, a partir de seus relatos de memória, se ao estarem em contato com esses materiais os utilizaram ou recusaram e em que medida podemos relacionar essa interação com os saberes docentes (Maurice Tardif) e com a trajetória de vida de cada professor (Ivor Goodson).
id UFSP_9e73807ea57ae645dd939739feea6676
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/69533
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).Ensino de HistóriaSaberes DocentesPráticas DocentesCurrículo São Paulo Faz EscolaProfHistóriaO objetivo deste trabalho é compreender de que maneira os professores de História, da rede pública estadual paulista, trabalharam com o currículo São Paulo Faz Escola e os materiais didáticos atrelados a ele, enquanto este esteve vigente (2008-2018). Por meio da metodologia da História Oral entrevistamos professores e professoras, em momentos distintos da carreira, que atuaram ao longo desse período em busca de analisar, a partir de seus relatos de memória, se ao estarem em contato com esses materiais os utilizaram ou recusaram e em que medida podemos relacionar essa interação com os saberes docentes (Maurice Tardif) e com a trajetória de vida de cada professor (Ivor Goodson).The objective of this research is to comprehend the manner History teachers, from São Paulo state public network, worked with São Paulo Faz Escola curriculum and the teaching materials linked to it, while it was in effect (2008-2018). Through the methodology of Oral History, we interviewed teachers, man and woman, at different moments in their careers, who worked throughout this period in an attempt to analyze, based on their memory reports, whether when they were in contact with these materials, they used them or refused them and to what proportion can we relate this interaction with teaching knowledge (Maurice Tardif) and with the life trajectory of each teacher (Ivor Goodson).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloLourenço, Elaine [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2146990309385425https://lattes.cnpq.br/0556732016486243Serafim, Joice da Silva [UNIFESP]2023-11-24T14:31:16Z2023-11-24T14:31:16Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion127 f.application/pdfSERAFIM, Joice da Silva. Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). Dissertação (Mestrado em Ensino de História - Profhistória) UNIFESP - Guarulhos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69533porUNIFESP Guarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T08:51:35Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69533Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T08:51:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).
title Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).
spellingShingle Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).
Serafim, Joice da Silva [UNIFESP]
Ensino de História
Saberes Docentes
Práticas Docentes
Currículo São Paulo Faz Escola
ProfHistória
title_short Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).
title_full Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).
title_fullStr Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).
title_full_unstemmed Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).
title_sort Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).
author Serafim, Joice da Silva [UNIFESP]
author_facet Serafim, Joice da Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lourenço, Elaine [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/2146990309385425
https://lattes.cnpq.br/0556732016486243
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafim, Joice da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Saberes Docentes
Práticas Docentes
Currículo São Paulo Faz Escola
ProfHistória
topic Ensino de História
Saberes Docentes
Práticas Docentes
Currículo São Paulo Faz Escola
ProfHistória
description O objetivo deste trabalho é compreender de que maneira os professores de História, da rede pública estadual paulista, trabalharam com o currículo São Paulo Faz Escola e os materiais didáticos atrelados a ele, enquanto este esteve vigente (2008-2018). Por meio da metodologia da História Oral entrevistamos professores e professoras, em momentos distintos da carreira, que atuaram ao longo desse período em busca de analisar, a partir de seus relatos de memória, se ao estarem em contato com esses materiais os utilizaram ou recusaram e em que medida podemos relacionar essa interação com os saberes docentes (Maurice Tardif) e com a trajetória de vida de cada professor (Ivor Goodson).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24T14:31:16Z
2023-11-24T14:31:16Z
2023-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SERAFIM, Joice da Silva. Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). Dissertação (Mestrado em Ensino de História - Profhistória) UNIFESP - Guarulhos, 2023.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69533
identifier_str_mv SERAFIM, Joice da Silva. Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). Dissertação (Mestrado em Ensino de História - Profhistória) UNIFESP - Guarulhos, 2023.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv UNIFESP Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268333684424704