A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Paulo, Moreira, Maria de Lurdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713
Resumo: O curso de Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora foi apresentado à comunidade académica, na sua primeira edição, no ano escolar de 2007-2008. Decorridos cinco anos de exercício, o curso foi reestruturado, no sentido de se uniformizar o número de créditos de cada unidade curricular (UC), de incluir no plano de estudos um conjunto partilhado de UCs designadas como “propedêuticas” e outras como “transversais” e de diminuir o elenco de UCs optativas existente. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência curricular da iniciação à prática profissional (IPP) introduzida nas UCs de Seminário de Desenvolvimento de Projetos (SDP) e de Projetos de Intervenção em Educação (PIE), enquanto espaços potenciadores do contacto com o mundo do trabalho. No plano metodológico, optou-se por um desenho de matriz qualitativa: para a caraterização da UC de SDP e da UC de PIE, foram analisados documentos oficiais da Universidade de Évora, bem como informação procedente dos inquéritos de opinião dos alunos, no âmbito do Sistema Interno de Promoção e Garantia da Qualidade da Universidade de Évora. No que diz respeito à IPP, optou-se por realizar uma entrevista qualitativa com alunos destas duas UCs, no final do ano escolar de 2019-2020 (N = 7) e às entidades de acolhimento (N = 8), tendo como matriz uma análise SWOT sobre o seu funcionamento. Os resultados apontam para a possibilidade de as aprendizagens realizadas no espaço universitário poderem ser mobilizadas em contexto real terem vindo a ganhar consistência. Está por otimizar a articulação entre os membros das equipas docentes, a adaptação dos alunos às instituições e a consolidação das aprendizagens prévias, mas há um conjunto de oportunidades a não descurar.Palavras-chave: ciências da educação; iniciação à prática profissional; entidades parceiras.Introduction to professional practice in Educational Sciences degree at Evora University - Reports from an experience AbstractThe degree in Educational Sciences at the University of Évora was first presented to the academic community, in the 2007-2008 school year. After five years, the course was restructured in order to standardize the number of credits for each curricular unit (CU), by the inclusion in the curriculum of a shared set of CUs designated as “propaedeutic” as well as other designated as “transversal” and also by decreasing the existing list of optional CUs. This paper aims to report the curricular experience from initiation to professional practice (IPP) introduced in the CUs of Project Development Seminar (PDS) and Intervention Projects in Education (IPE), as spaces that enhance contact with the world of work. At the methodological level, a qualitative matrix design was chosen: for the characterization of PDS and IPE, official documents from the University of Évora were analyzed, as well as information resulting from students' opinion surveys, within the scope of the Internal System of Quality Promotion and Assurance of the University of Évora. With regard to IPP, it was decided to conduct a qualitative interview with the students of these two CUs, at the end of the 2019-2020 school year (N = 7) and with the host entities (N = 8), based on a SWOT analysis on how it works. The results point to the possibility that the learning carried out in the university space can be mobilized in a real context, having been gaining consistency. The articulation between the members of the teaching teams, the adaptation of students to the institutions and the consolidation of previous learning, is yet to be optimized, but there are a number of opportunities not to be neglected.Keywords: educational sciences; introduction to professional practice; partner entities.Iniciación a la práctica profesional en la licenciatura en Ciencias de la Educación en la Universidad de Évora - Informes de una experienciaResumenEl curso de primero ciclo en Ciencias de la Educación de la Universidad de Évora se presentó a la comunidad académica, en su primera edición, en el año escolar 2007-2008. Transcurridos cinco años de ejercicio, el curso ha sido reestructurado, con el fin de estandarizar el número de créditos de cada unidad curricular (UC), para incluir en el plan de estudios un conjunto compartido de UCs designado como “propedéuticas” y otras “transversales”, disminuyendo simultáneamente la lista existente de UCs opcionales. Este trabajo tiene como objetivo reportar la experiencia curricular desde la iniciación a la práctica profesional (IPP) introducida en las UCs de Seminario de Desarrollo de Proyectos (SDP) y de Proyectos de Intervención en Educación (PIE), como espacios que potencian de contacto con el mundo del trabajo. A nivel metodológico, se eligió un diseño de matriz cualitativa: para caracterizar las UCs de SDP y UC de PIE se analizaron documentos oficiales de la Universidad de Évora, así como información obtenida a través de las encuestas de opinión a los estudiantes, en el ámbito de sistema interno de promoción y seguramiento de la calidad de la Universidad de Évora. En cuanto a la IPP, se decidió realizar una entrevista cualitativa con los alumnos de estas dos UCs, al final del curso 2019-2020 (N = 7) y con las entidades anfitrionas (N = 8), con una matriz de análisis SWOT sobre su funcionamiento. Los resultados apuntan a la posibilidad de que los aprendizajes realizados en el espacio universitario puedan movilizarse en un contexto real, habiendo ido ganando consistencia. La articulación entre los miembros de los equipos docentes, la adaptación de los estudiantes a las instituciones y la consolidación de los aprendizajes previos aún está por optimizar, pero hay una serie de oportunidades que no se deben desaprovechar.Palabras clave: ciencias de la educación; iniciación a la práctica profesional; entidades parceras.
id UFMA-5_db83b344901b94eec3ca670cf690c41c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15713
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIACiências da educaçãoIniciação à prática profissionalEntidades parceirasIniciação à prática profissinalO curso de Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora foi apresentado à comunidade académica, na sua primeira edição, no ano escolar de 2007-2008. Decorridos cinco anos de exercício, o curso foi reestruturado, no sentido de se uniformizar o número de créditos de cada unidade curricular (UC), de incluir no plano de estudos um conjunto partilhado de UCs designadas como “propedêuticas” e outras como “transversais” e de diminuir o elenco de UCs optativas existente. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência curricular da iniciação à prática profissional (IPP) introduzida nas UCs de Seminário de Desenvolvimento de Projetos (SDP) e de Projetos de Intervenção em Educação (PIE), enquanto espaços potenciadores do contacto com o mundo do trabalho. No plano metodológico, optou-se por um desenho de matriz qualitativa: para a caraterização da UC de SDP e da UC de PIE, foram analisados documentos oficiais da Universidade de Évora, bem como informação procedente dos inquéritos de opinião dos alunos, no âmbito do Sistema Interno de Promoção e Garantia da Qualidade da Universidade de Évora. No que diz respeito à IPP, optou-se por realizar uma entrevista qualitativa com alunos destas duas UCs, no final do ano escolar de 2019-2020 (N = 7) e às entidades de acolhimento (N = 8), tendo como matriz uma análise SWOT sobre o seu funcionamento. Os resultados apontam para a possibilidade de as aprendizagens realizadas no espaço universitário poderem ser mobilizadas em contexto real terem vindo a ganhar consistência. Está por otimizar a articulação entre os membros das equipas docentes, a adaptação dos alunos às instituições e a consolidação das aprendizagens prévias, mas há um conjunto de oportunidades a não descurar.Palavras-chave: ciências da educação; iniciação à prática profissional; entidades parceiras.Introduction to professional practice in Educational Sciences degree at Evora University - Reports from an experience AbstractThe degree in Educational Sciences at the University of Évora was first presented to the academic community, in the 2007-2008 school year. After five years, the course was restructured in order to standardize the number of credits for each curricular unit (CU), by the inclusion in the curriculum of a shared set of CUs designated as “propaedeutic” as well as other designated as “transversal” and also by decreasing the existing list of optional CUs. This paper aims to report the curricular experience from initiation to professional practice (IPP) introduced in the CUs of Project Development Seminar (PDS) and Intervention Projects in Education (IPE), as spaces that enhance contact with the world of work. At the methodological level, a qualitative matrix design was chosen: for the characterization of PDS and IPE, official documents from the University of Évora were analyzed, as well as information resulting from students' opinion surveys, within the scope of the Internal System of Quality Promotion and Assurance of the University of Évora. With regard to IPP, it was decided to conduct a qualitative interview with the students of these two CUs, at the end of the 2019-2020 school year (N = 7) and with the host entities (N = 8), based on a SWOT analysis on how it works. The results point to the possibility that the learning carried out in the university space can be mobilized in a real context, having been gaining consistency. The articulation between the members of the teaching teams, the adaptation of students to the institutions and the consolidation of previous learning, is yet to be optimized, but there are a number of opportunities not to be neglected.Keywords: educational sciences; introduction to professional practice; partner entities.Iniciación a la práctica profesional en la licenciatura en Ciencias de la Educación en la Universidad de Évora - Informes de una experienciaResumenEl curso de primero ciclo en Ciencias de la Educación de la Universidad de Évora se presentó a la comunidad académica, en su primera edición, en el año escolar 2007-2008. Transcurridos cinco años de ejercicio, el curso ha sido reestructurado, con el fin de estandarizar el número de créditos de cada unidad curricular (UC), para incluir en el plan de estudios un conjunto compartido de UCs designado como “propedéuticas” y otras “transversales”, disminuyendo simultáneamente la lista existente de UCs opcionales. Este trabajo tiene como objetivo reportar la experiencia curricular desde la iniciación a la práctica profesional (IPP) introducida en las UCs de Seminario de Desarrollo de Proyectos (SDP) y de Proyectos de Intervención en Educación (PIE), como espacios que potencian de contacto con el mundo del trabajo. A nivel metodológico, se eligió un diseño de matriz cualitativa: para caracterizar las UCs de SDP y UC de PIE se analizaron documentos oficiales de la Universidad de Évora, así como información obtenida a través de las encuestas de opinión a los estudiantes, en el ámbito de sistema interno de promoción y seguramiento de la calidad de la Universidad de Évora. En cuanto a la IPP, se decidió realizar una entrevista cualitativa con los alumnos de estas dos UCs, al final del curso 2019-2020 (N = 7) y con las entidades anfitrionas (N = 8), con una matriz de análisis SWOT sobre su funcionamiento. Los resultados apuntan a la posibilidad de que los aprendizajes realizados en el espacio universitario puedan movilizarse en un contexto real, habiendo ido ganando consistencia. La articulación entre los miembros de los equipos docentes, la adaptación de los estudiantes a las instituciones y la consolidación de los aprendizajes previos aún está por optimizar, pero hay una serie de oportunidades que no se deben desaprovechar.Palabras clave: ciencias de la educación; iniciación a la práctica profesional; entidades parceras.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise documentalapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1571310.18764/2178-2229v28n4.202165Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 245-2682178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713/9966http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713/10847http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713/10848http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713/10849http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713/10850Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBonito, JorgeCosta, PauloMoreira, Maria de Lurdes2022-01-18T19:31:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15713Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:15.576214Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
title A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
spellingShingle A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
Bonito, Jorge
Ciências da educação
Iniciação à prática profissional
Entidades parceiras
Iniciação à prática profissinal
title_short A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
title_full A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
title_fullStr A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
title_sort A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
Costa, Paulo
Moreira, Maria de Lurdes
author_role author
author2 Costa, Paulo
Moreira, Maria de Lurdes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
Costa, Paulo
Moreira, Maria de Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
Iniciação à prática profissional
Entidades parceiras
Iniciação à prática profissinal
topic Ciências da educação
Iniciação à prática profissional
Entidades parceiras
Iniciação à prática profissinal
description O curso de Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora foi apresentado à comunidade académica, na sua primeira edição, no ano escolar de 2007-2008. Decorridos cinco anos de exercício, o curso foi reestruturado, no sentido de se uniformizar o número de créditos de cada unidade curricular (UC), de incluir no plano de estudos um conjunto partilhado de UCs designadas como “propedêuticas” e outras como “transversais” e de diminuir o elenco de UCs optativas existente. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência curricular da iniciação à prática profissional (IPP) introduzida nas UCs de Seminário de Desenvolvimento de Projetos (SDP) e de Projetos de Intervenção em Educação (PIE), enquanto espaços potenciadores do contacto com o mundo do trabalho. No plano metodológico, optou-se por um desenho de matriz qualitativa: para a caraterização da UC de SDP e da UC de PIE, foram analisados documentos oficiais da Universidade de Évora, bem como informação procedente dos inquéritos de opinião dos alunos, no âmbito do Sistema Interno de Promoção e Garantia da Qualidade da Universidade de Évora. No que diz respeito à IPP, optou-se por realizar uma entrevista qualitativa com alunos destas duas UCs, no final do ano escolar de 2019-2020 (N = 7) e às entidades de acolhimento (N = 8), tendo como matriz uma análise SWOT sobre o seu funcionamento. Os resultados apontam para a possibilidade de as aprendizagens realizadas no espaço universitário poderem ser mobilizadas em contexto real terem vindo a ganhar consistência. Está por otimizar a articulação entre os membros das equipas docentes, a adaptação dos alunos às instituições e a consolidação das aprendizagens prévias, mas há um conjunto de oportunidades a não descurar.Palavras-chave: ciências da educação; iniciação à prática profissional; entidades parceiras.Introduction to professional practice in Educational Sciences degree at Evora University - Reports from an experience AbstractThe degree in Educational Sciences at the University of Évora was first presented to the academic community, in the 2007-2008 school year. After five years, the course was restructured in order to standardize the number of credits for each curricular unit (CU), by the inclusion in the curriculum of a shared set of CUs designated as “propaedeutic” as well as other designated as “transversal” and also by decreasing the existing list of optional CUs. This paper aims to report the curricular experience from initiation to professional practice (IPP) introduced in the CUs of Project Development Seminar (PDS) and Intervention Projects in Education (IPE), as spaces that enhance contact with the world of work. At the methodological level, a qualitative matrix design was chosen: for the characterization of PDS and IPE, official documents from the University of Évora were analyzed, as well as information resulting from students' opinion surveys, within the scope of the Internal System of Quality Promotion and Assurance of the University of Évora. With regard to IPP, it was decided to conduct a qualitative interview with the students of these two CUs, at the end of the 2019-2020 school year (N = 7) and with the host entities (N = 8), based on a SWOT analysis on how it works. The results point to the possibility that the learning carried out in the university space can be mobilized in a real context, having been gaining consistency. The articulation between the members of the teaching teams, the adaptation of students to the institutions and the consolidation of previous learning, is yet to be optimized, but there are a number of opportunities not to be neglected.Keywords: educational sciences; introduction to professional practice; partner entities.Iniciación a la práctica profesional en la licenciatura en Ciencias de la Educación en la Universidad de Évora - Informes de una experienciaResumenEl curso de primero ciclo en Ciencias de la Educación de la Universidad de Évora se presentó a la comunidad académica, en su primera edición, en el año escolar 2007-2008. Transcurridos cinco años de ejercicio, el curso ha sido reestructurado, con el fin de estandarizar el número de créditos de cada unidad curricular (UC), para incluir en el plan de estudios un conjunto compartido de UCs designado como “propedéuticas” y otras “transversales”, disminuyendo simultáneamente la lista existente de UCs opcionales. Este trabajo tiene como objetivo reportar la experiencia curricular desde la iniciación a la práctica profesional (IPP) introducida en las UCs de Seminario de Desarrollo de Proyectos (SDP) y de Proyectos de Intervención en Educación (PIE), como espacios que potencian de contacto con el mundo del trabajo. A nivel metodológico, se eligió un diseño de matriz cualitativa: para caracterizar las UCs de SDP y UC de PIE se analizaron documentos oficiales de la Universidad de Évora, así como información obtenida a través de las encuestas de opinión a los estudiantes, en el ámbito de sistema interno de promoción y seguramiento de la calidad de la Universidad de Évora. En cuanto a la IPP, se decidió realizar una entrevista cualitativa con los alumnos de estas dos UCs, al final del curso 2019-2020 (N = 7) y con las entidades anfitrionas (N = 8), con una matriz de análisis SWOT sobre su funcionamiento. Los resultados apuntan a la posibilidad de que los aprendizajes realizados en el espacio universitario puedan movilizarse en un contexto real, habiendo ido ganando consistencia. La articulación entre los miembros de los equipos docentes, la adaptación de los estudiantes a las instituciones y la consolidación de los aprendizajes previos aún está por optimizar, pero hay una serie de oportunidades que no se deben desaprovechar.Palabras clave: ciencias de la educación; iniciación a la práctica profesional; entidades parceras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713
10.18764/2178-2229v28n4.202165
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n4.202165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713/9966
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713/10847
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713/10848
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713/10849
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15713/10850
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 245-268
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881112768512