A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria da Penha da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244
Resumo: Esse texto é resultado de uma pesquisa em andamento, que busca investigar por meio da observações participantes em escolas públicas da Rede Municipal do Recife e Rede Estadual de Pernambuco, embasada em leituras bibliográfica que discutem as formas de abordagens da diversidade étnica no universo escolar, especificamente a temática indígena após a promulgação da Lei 11.645/2008. Pretendemos contribuir com a discussão sobre a inserção da temática indígena no espaço escolar por meio de uma breve reflexão sobre a trajetória das mudanças curriculares no Brasil que convergiu na homologação da citada Lei. Relacionar a formação de professores com as práticas pedagógicas no que diz respeito à abordagem da diversidade étnica, como também discutir os subsídios didáticos utilizados para o ensino sobre a história e as culturas dos povos indígenas no Brasil.Palavras-chave: Índios. Currículo escolar. Diversidade étnica.ABSTRACTThis text is the result of an ongoing research, that investigates specifically indigenous issues following the enactment of Law 11.645/2008.,by means of participant observation in public schools of the Municipal Network of Recife, Pernambuco State, based on literature readings that discuss the types of approaches to ethnic diversity in the school environment. The intention is to contribute to the discussion about the inclusion of indigenous issues within the school through a brief reflection on the trajectory of the curricular changes in Brazil which converged on the approval of the above mentioned Law. Relating the training of teachers to the pedagogical practices with respect to the approach of ethnic diversity, as well as discussing the didactic subsidies used for teaching about the history and cultures of indigenous peoples in Brazil.Keywords: Indians. School curriculum. Ethnic diversity.RESUMENEste texto es el resultado de la investigación en curso, a través de la observación participante en las escuelas públicas de la Red Municipal de Recife, Estado de Pernambuco, con base en las lecturas de la literatura que tratan sobre los tipos de enfoques a la diversidad étnica en el ámbito escolar, específicamente las cuestiones indígenas después de la promulgación de la Ley 11.645/2008. Tenemos la intención de contribuir a la discusión sobre la inclusión de las cuestiones indígenas dentro de la escuela a través de breve reflexión sobre la trayectoria de los cambios curriculares en el Brasil que se reunieron en la aprobación de dicha Ley. Relacionar la formación de los docentes con las prácticas pedagógicas en relación con acercamiento a la diversidad étnica, así como discutir las subvenciones didácticas destinadas a la enseñanza de la historia y las culturas de los pueblos indígenas en Brasil.Palabras clave: Indios. Currículo escolar. La diversidad étnica.
id UFMA-5_dc733c9fac6aa839040d16b37bf80f9e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008Esse texto é resultado de uma pesquisa em andamento, que busca investigar por meio da observações participantes em escolas públicas da Rede Municipal do Recife e Rede Estadual de Pernambuco, embasada em leituras bibliográfica que discutem as formas de abordagens da diversidade étnica no universo escolar, especificamente a temática indígena após a promulgação da Lei 11.645/2008. Pretendemos contribuir com a discussão sobre a inserção da temática indígena no espaço escolar por meio de uma breve reflexão sobre a trajetória das mudanças curriculares no Brasil que convergiu na homologação da citada Lei. Relacionar a formação de professores com as práticas pedagógicas no que diz respeito à abordagem da diversidade étnica, como também discutir os subsídios didáticos utilizados para o ensino sobre a história e as culturas dos povos indígenas no Brasil.Palavras-chave: Índios. Currículo escolar. Diversidade étnica.ABSTRACTThis text is the result of an ongoing research, that investigates specifically indigenous issues following the enactment of Law 11.645/2008.,by means of participant observation in public schools of the Municipal Network of Recife, Pernambuco State, based on literature readings that discuss the types of approaches to ethnic diversity in the school environment. The intention is to contribute to the discussion about the inclusion of indigenous issues within the school through a brief reflection on the trajectory of the curricular changes in Brazil which converged on the approval of the above mentioned Law. Relating the training of teachers to the pedagogical practices with respect to the approach of ethnic diversity, as well as discussing the didactic subsidies used for teaching about the history and cultures of indigenous peoples in Brazil.Keywords: Indians. School curriculum. Ethnic diversity.RESUMENEste texto es el resultado de la investigación en curso, a través de la observación participante en las escuelas públicas de la Red Municipal de Recife, Estado de Pernambuco, con base en las lecturas de la literatura que tratan sobre los tipos de enfoques a la diversidad étnica en el ámbito escolar, específicamente las cuestiones indígenas después de la promulgación de la Ley 11.645/2008. Tenemos la intención de contribuir a la discusión sobre la inclusión de las cuestiones indígenas dentro de la escuela a través de breve reflexión sobre la trayectoria de los cambios curriculares en el Brasil que se reunieron en la aprobación de dicha Ley. Relacionar la formación de los docentes con las prácticas pedagógicas en relación con acercamiento a la diversidad étnica, así como discutir las subvenciones didácticas destinadas a la enseñanza de la historia y las culturas de los pueblos indígenas en Brasil.Palabras clave: Indios. Currículo escolar. La diversidad étnica.Universidade Federal do Maranhão2010-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244Cadernos de Pesquisa; v. 17 n. 2 (2010)2178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244/2568Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria da Penha da2016-06-01T12:42:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:27.621741Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008
title A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008
spellingShingle A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008
Silva, Maria da Penha da
title_short A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008
title_full A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008
title_fullStr A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008
title_full_unstemmed A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008
title_sort A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008
author Silva, Maria da Penha da
author_facet Silva, Maria da Penha da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria da Penha da
description Esse texto é resultado de uma pesquisa em andamento, que busca investigar por meio da observações participantes em escolas públicas da Rede Municipal do Recife e Rede Estadual de Pernambuco, embasada em leituras bibliográfica que discutem as formas de abordagens da diversidade étnica no universo escolar, especificamente a temática indígena após a promulgação da Lei 11.645/2008. Pretendemos contribuir com a discussão sobre a inserção da temática indígena no espaço escolar por meio de uma breve reflexão sobre a trajetória das mudanças curriculares no Brasil que convergiu na homologação da citada Lei. Relacionar a formação de professores com as práticas pedagógicas no que diz respeito à abordagem da diversidade étnica, como também discutir os subsídios didáticos utilizados para o ensino sobre a história e as culturas dos povos indígenas no Brasil.Palavras-chave: Índios. Currículo escolar. Diversidade étnica.ABSTRACTThis text is the result of an ongoing research, that investigates specifically indigenous issues following the enactment of Law 11.645/2008.,by means of participant observation in public schools of the Municipal Network of Recife, Pernambuco State, based on literature readings that discuss the types of approaches to ethnic diversity in the school environment. The intention is to contribute to the discussion about the inclusion of indigenous issues within the school through a brief reflection on the trajectory of the curricular changes in Brazil which converged on the approval of the above mentioned Law. Relating the training of teachers to the pedagogical practices with respect to the approach of ethnic diversity, as well as discussing the didactic subsidies used for teaching about the history and cultures of indigenous peoples in Brazil.Keywords: Indians. School curriculum. Ethnic diversity.RESUMENEste texto es el resultado de la investigación en curso, a través de la observación participante en las escuelas públicas de la Red Municipal de Recife, Estado de Pernambuco, con base en las lecturas de la literatura que tratan sobre los tipos de enfoques a la diversidad étnica en el ámbito escolar, específicamente las cuestiones indígenas después de la promulgación de la Ley 11.645/2008. Tenemos la intención de contribuir a la discusión sobre la inclusión de las cuestiones indígenas dentro de la escuela a través de breve reflexión sobre la trayectoria de los cambios curriculares en el Brasil que se reunieron en la aprobación de dicha Ley. Relacionar la formación de los docentes con las prácticas pedagógicas en relación con acercamiento a la diversidad étnica, así como discutir las subvenciones didácticas destinadas a la enseñanza de la historia y las culturas de los pueblos indígenas en Brasil.Palabras clave: Indios. Currículo escolar. La diversidad étnica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244/2568
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 17 n. 2 (2010)
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874876504276992