A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244 |
Resumo: | Esse texto é resultado de uma pesquisa em andamento, que busca investigar por meio da observações participantes em escolas públicas da Rede Municipal do Recife e Rede Estadual de Pernambuco, embasada em leituras bibliográfica que discutem as formas de abordagens da diversidade étnica no universo escolar, especificamente a temática indígena após a promulgação da Lei 11.645/2008. Pretendemos contribuir com a discussão sobre a inserção da temática indígena no espaço escolar por meio de uma breve reflexão sobre a trajetória das mudanças curriculares no Brasil que convergiu na homologação da citada Lei. Relacionar a formação de professores com as práticas pedagógicas no que diz respeito à abordagem da diversidade étnica, como também discutir os subsídios didáticos utilizados para o ensino sobre a história e as culturas dos povos indígenas no Brasil.Palavras-chave: Índios. Currículo escolar. Diversidade étnica.ABSTRACTThis text is the result of an ongoing research, that investigates specifically indigenous issues following the enactment of Law 11.645/2008.,by means of participant observation in public schools of the Municipal Network of Recife, Pernambuco State, based on literature readings that discuss the types of approaches to ethnic diversity in the school environment. The intention is to contribute to the discussion about the inclusion of indigenous issues within the school through a brief reflection on the trajectory of the curricular changes in Brazil which converged on the approval of the above mentioned Law. Relating the training of teachers to the pedagogical practices with respect to the approach of ethnic diversity, as well as discussing the didactic subsidies used for teaching about the history and cultures of indigenous peoples in Brazil.Keywords: Indians. School curriculum. Ethnic diversity.RESUMENEste texto es el resultado de la investigación en curso, a través de la observación participante en las escuelas públicas de la Red Municipal de Recife, Estado de Pernambuco, con base en las lecturas de la literatura que tratan sobre los tipos de enfoques a la diversidad étnica en el ámbito escolar, específicamente las cuestiones indígenas después de la promulgación de la Ley 11.645/2008. Tenemos la intención de contribuir a la discusión sobre la inclusión de las cuestiones indígenas dentro de la escuela a través de breve reflexión sobre la trayectoria de los cambios curriculares en el Brasil que se reunieron en la aprobación de dicha Ley. Relacionar la formación de los docentes con las prácticas pedagógicas en relación con acercamiento a la diversidad étnica, así como discutir las subvenciones didácticas destinadas a la enseñanza de la historia y las culturas de los pueblos indígenas en Brasil.Palabras clave: Indios. Currículo escolar. La diversidad étnica. |
id |
UFMA-5_dc733c9fac6aa839040d16b37bf80f9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008Esse texto é resultado de uma pesquisa em andamento, que busca investigar por meio da observações participantes em escolas públicas da Rede Municipal do Recife e Rede Estadual de Pernambuco, embasada em leituras bibliográfica que discutem as formas de abordagens da diversidade étnica no universo escolar, especificamente a temática indígena após a promulgação da Lei 11.645/2008. Pretendemos contribuir com a discussão sobre a inserção da temática indígena no espaço escolar por meio de uma breve reflexão sobre a trajetória das mudanças curriculares no Brasil que convergiu na homologação da citada Lei. Relacionar a formação de professores com as práticas pedagógicas no que diz respeito à abordagem da diversidade étnica, como também discutir os subsídios didáticos utilizados para o ensino sobre a história e as culturas dos povos indígenas no Brasil.Palavras-chave: Índios. Currículo escolar. Diversidade étnica.ABSTRACTThis text is the result of an ongoing research, that investigates specifically indigenous issues following the enactment of Law 11.645/2008.,by means of participant observation in public schools of the Municipal Network of Recife, Pernambuco State, based on literature readings that discuss the types of approaches to ethnic diversity in the school environment. The intention is to contribute to the discussion about the inclusion of indigenous issues within the school through a brief reflection on the trajectory of the curricular changes in Brazil which converged on the approval of the above mentioned Law. Relating the training of teachers to the pedagogical practices with respect to the approach of ethnic diversity, as well as discussing the didactic subsidies used for teaching about the history and cultures of indigenous peoples in Brazil.Keywords: Indians. School curriculum. Ethnic diversity.RESUMENEste texto es el resultado de la investigación en curso, a través de la observación participante en las escuelas públicas de la Red Municipal de Recife, Estado de Pernambuco, con base en las lecturas de la literatura que tratan sobre los tipos de enfoques a la diversidad étnica en el ámbito escolar, específicamente las cuestiones indígenas después de la promulgación de la Ley 11.645/2008. Tenemos la intención de contribuir a la discusión sobre la inclusión de las cuestiones indígenas dentro de la escuela a través de breve reflexión sobre la trayectoria de los cambios curriculares en el Brasil que se reunieron en la aprobación de dicha Ley. Relacionar la formación de los docentes con las prácticas pedagógicas en relación con acercamiento a la diversidad étnica, así como discutir las subvenciones didácticas destinadas a la enseñanza de la historia y las culturas de los pueblos indígenas en Brasil.Palabras clave: Indios. Currículo escolar. La diversidad étnica.Universidade Federal do Maranhão2010-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244Cadernos de Pesquisa; v. 17 n. 2 (2010)2178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244/2568Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria da Penha da2016-06-01T12:42:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:27.621741Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008 |
title |
A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008 |
spellingShingle |
A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008 Silva, Maria da Penha da |
title_short |
A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008 |
title_full |
A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008 |
title_fullStr |
A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008 |
title_full_unstemmed |
A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008 |
title_sort |
A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR À LUZ DA LEI 11.645/2008 |
author |
Silva, Maria da Penha da |
author_facet |
Silva, Maria da Penha da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria da Penha da |
description |
Esse texto é resultado de uma pesquisa em andamento, que busca investigar por meio da observações participantes em escolas públicas da Rede Municipal do Recife e Rede Estadual de Pernambuco, embasada em leituras bibliográfica que discutem as formas de abordagens da diversidade étnica no universo escolar, especificamente a temática indígena após a promulgação da Lei 11.645/2008. Pretendemos contribuir com a discussão sobre a inserção da temática indígena no espaço escolar por meio de uma breve reflexão sobre a trajetória das mudanças curriculares no Brasil que convergiu na homologação da citada Lei. Relacionar a formação de professores com as práticas pedagógicas no que diz respeito à abordagem da diversidade étnica, como também discutir os subsídios didáticos utilizados para o ensino sobre a história e as culturas dos povos indígenas no Brasil.Palavras-chave: Índios. Currículo escolar. Diversidade étnica.ABSTRACTThis text is the result of an ongoing research, that investigates specifically indigenous issues following the enactment of Law 11.645/2008.,by means of participant observation in public schools of the Municipal Network of Recife, Pernambuco State, based on literature readings that discuss the types of approaches to ethnic diversity in the school environment. The intention is to contribute to the discussion about the inclusion of indigenous issues within the school through a brief reflection on the trajectory of the curricular changes in Brazil which converged on the approval of the above mentioned Law. Relating the training of teachers to the pedagogical practices with respect to the approach of ethnic diversity, as well as discussing the didactic subsidies used for teaching about the history and cultures of indigenous peoples in Brazil.Keywords: Indians. School curriculum. Ethnic diversity.RESUMENEste texto es el resultado de la investigación en curso, a través de la observación participante en las escuelas públicas de la Red Municipal de Recife, Estado de Pernambuco, con base en las lecturas de la literatura que tratan sobre los tipos de enfoques a la diversidad étnica en el ámbito escolar, específicamente las cuestiones indígenas después de la promulgación de la Ley 11.645/2008. Tenemos la intención de contribuir a la discusión sobre la inclusión de las cuestiones indígenas dentro de la escuela a través de breve reflexión sobre la trayectoria de los cambios curriculares en el Brasil que se reunieron en la aprobación de dicha Ley. Relacionar la formación de los docentes con las prácticas pedagógicas en relación con acercamiento a la diversidad étnica, así como discutir las subvenciones didácticas destinadas a la enseñanza de la historia y las culturas de los pueblos indígenas en Brasil.Palabras clave: Indios. Currículo escolar. La diversidad étnica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/244/2568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 17 n. 2 (2010) 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874876504276992 |