A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15559 |
Resumo: | Este artigo busca contribuir com os estudos sobre práticas investigativas para o Ensino Médio. A pesquisa se vale de análises bibliográficas para a produção de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com atividades interdisciplinares e contextualizadas sobre recursos hídricos. Os estudantes participantes eram de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Para compreender o envolvimento nas atividades e suas ideias sobre a SEI, aplicou-se um questionário aos estudantes. Dentre os principais resultados, destaca-se que os estudantes valorizam as práticas de ensino que relacionam os conceitos científicos a sua realidade, construindo aprendizagens mais significativas quando se envolvem ativamente na aprendizagem. As opiniões dos estudantes revelam que as abordagens interdisciplinares dão maior significado aos conteúdos porque rompe-se com a visão fragmentada do conhecimento, partindo para uma interpretação integral dos fenômenos e situações reais. |
id |
UFMA-5_dc823e76e3adc345e7b63a67ba90f92b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15559 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADELA VOZ DE LOS ESTUDIANTES DE ENSEÑANZA SECUNDARIA SOBRE LA DOCENCIA POR INVESTIGACIÓN, CONTEXTUALIZACIÓN E INTERDISCIPLINARIEDADHIGH SCHOOL STUDENTS’ VOICE ABOUT INQUIRY-BASED LEARNING, CONTEXTUALIZATION AND INTERDISCIPLINARITYEnseñanza de la investigaciónSecuencia de enseñanza investigativaPropuesta didáctica Inquiry Based-LearningSequence of Investigative TeachingDidactic ProposeEnsino por InvestigaçãoSequência de Ensino InvestigativaProposta DidáticaEste artigo busca contribuir com os estudos sobre práticas investigativas para o Ensino Médio. A pesquisa se vale de análises bibliográficas para a produção de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com atividades interdisciplinares e contextualizadas sobre recursos hídricos. Os estudantes participantes eram de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Para compreender o envolvimento nas atividades e suas ideias sobre a SEI, aplicou-se um questionário aos estudantes. Dentre os principais resultados, destaca-se que os estudantes valorizam as práticas de ensino que relacionam os conceitos científicos a sua realidade, construindo aprendizagens mais significativas quando se envolvem ativamente na aprendizagem. As opiniões dos estudantes revelam que as abordagens interdisciplinares dão maior significado aos conteúdos porque rompe-se com a visão fragmentada do conhecimento, partindo para uma interpretação integral dos fenômenos e situações reais.This article aims to contribute with studies about investigative practices for high school. The research makes use of bibliographic analyzes for the production of an Investigative Teaching Sequence with interdisciplinary and contextualized activities about water resources. The students were from a public school in Rio Grande do Sul. To understand their involvement in the activities and their ideas about the project, a questionnaire was applied to the students. Among the main results, it is highlighted that students value teaching practices that relate scientific concepts to their reality, building more meaningful learning when they are actively involved in learning. The students’ opinions reveal that the interdisciplinary approaches give greater meaning to the contents because they break with the fragmented view of knowledge, starting with an integral interpretation of the real phenomena and situations.Este artículo busca contribuir a los estudios sobre prácticas investigativas para la escuela secun-daria. La investigación hace uso de análisis bibliográficos para la producción de una Secuencia de Enseñanza Investigativa (SEI) con actividades interdisciplinarias y contextualizadas sobre los recursos hídricos. Los estu-diantes participantes eran de una escuela pública en Rio Grande do Sul. Para comprender su participación en las actividades y sus ideas sobre SEI, se aplicó un cuestionario a los estudiantes. Entre los principales resul-tados, se destaca que los estudiantes valoran las prácticas docentes que relacionan los conceptos científicos con su realidad, construyendo aprendizajes más significativos cuando se involucran activamente en el apren-dizaje. Las opiniones de los estudiantes revelan que los enfoques interdisciplinarios dan mayor significado a los contenidos porque rompen con la visión fragmentada del conocimiento, partiendo de una interpretación integral de los fenómenos y situaciones reales. Universidade Federal do Maranhão2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica; Pesquisa-ação; Estudo de Caso.application/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1555910.18764/2178-2229v29n3.2022.52Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 3, jul./set. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE REFORMAS NEOLIBERAIS: Retrocessos, Desafios e Perspectivas"2178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15559/11566Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPersich, Gracieli Dall OstroMarques, Keiciane Canabarro DrehmerTolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de2022-12-29T04:06:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15559Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:15.273226Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE LA VOZ DE LOS ESTUDIANTES DE ENSEÑANZA SECUNDARIA SOBRE LA DOCENCIA POR INVESTIGACIÓN, CONTEXTUALIZACIÓN E INTERDISCIPLINARIEDAD HIGH SCHOOL STUDENTS’ VOICE ABOUT INQUIRY-BASED LEARNING, CONTEXTUALIZATION AND INTERDISCIPLINARITY |
title |
A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE |
spellingShingle |
A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE Persich, Gracieli Dall Ostro Enseñanza de la investigación Secuencia de enseñanza investigativa Propuesta didáctica Inquiry Based-Learning Sequence of Investigative Teaching Didactic Propose Ensino por Investigação Sequência de Ensino Investigativa Proposta Didática |
title_short |
A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE |
title_full |
A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE |
title_fullStr |
A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE |
title_full_unstemmed |
A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE |
title_sort |
A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE |
author |
Persich, Gracieli Dall Ostro |
author_facet |
Persich, Gracieli Dall Ostro Marques, Keiciane Canabarro Drehmer Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Keiciane Canabarro Drehmer Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Persich, Gracieli Dall Ostro Marques, Keiciane Canabarro Drehmer Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza de la investigación Secuencia de enseñanza investigativa Propuesta didáctica Inquiry Based-Learning Sequence of Investigative Teaching Didactic Propose Ensino por Investigação Sequência de Ensino Investigativa Proposta Didática |
topic |
Enseñanza de la investigación Secuencia de enseñanza investigativa Propuesta didáctica Inquiry Based-Learning Sequence of Investigative Teaching Didactic Propose Ensino por Investigação Sequência de Ensino Investigativa Proposta Didática |
description |
Este artigo busca contribuir com os estudos sobre práticas investigativas para o Ensino Médio. A pesquisa se vale de análises bibliográficas para a produção de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com atividades interdisciplinares e contextualizadas sobre recursos hídricos. Os estudantes participantes eram de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Para compreender o envolvimento nas atividades e suas ideias sobre a SEI, aplicou-se um questionário aos estudantes. Dentre os principais resultados, destaca-se que os estudantes valorizam as práticas de ensino que relacionam os conceitos científicos a sua realidade, construindo aprendizagens mais significativas quando se envolvem ativamente na aprendizagem. As opiniões dos estudantes revelam que as abordagens interdisciplinares dão maior significado aos conteúdos porque rompe-se com a visão fragmentada do conhecimento, partindo para uma interpretação integral dos fenômenos e situações reais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa-ação; Estudo de Caso. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15559 10.18764/2178-2229v29n3.2022.52 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15559 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v29n3.2022.52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15559/11566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 3, jul./set. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE REFORMAS NEOLIBERAIS: Retrocessos, Desafios e Perspectivas" 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881099137024 |