A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Persich, Gracieli Dall Ostro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marques, Keiciane Canabarro Drehmer, Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15559
Resumo: Este artigo busca contribuir com os estudos sobre práticas investigativas para o Ensino Médio. A pesquisa se vale de análises bibliográficas para a produção de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com atividades interdisciplinares e contextualizadas sobre recursos hídricos. Os estudantes participantes eram de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Para compreender o envolvimento nas atividades e suas ideias sobre a SEI, aplicou-se um questionário aos estudantes. Dentre os principais resultados, destaca-se que os estudantes valorizam as práticas de ensino que relacionam os conceitos científicos a sua realidade, construindo aprendizagens mais significativas quando se envolvem ativamente na aprendizagem. As opiniões dos estudantes revelam que as abordagens interdisciplinares dão maior significado aos conteúdos porque rompe-se com a visão fragmentada do conhecimento, partindo para uma interpretação integral dos fenômenos e situações reais.
id UFMA-5_dc823e76e3adc345e7b63a67ba90f92b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15559
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADELA VOZ DE LOS ESTUDIANTES DE ENSEÑANZA SECUNDARIA SOBRE LA DOCENCIA POR INVESTIGACIÓN, CONTEXTUALIZACIÓN E INTERDISCIPLINARIEDADHIGH SCHOOL STUDENTS’ VOICE ABOUT INQUIRY-BASED LEARNING, CONTEXTUALIZATION AND INTERDISCIPLINARITYEnseñanza de la investigaciónSecuencia de enseñanza investigativaPropuesta didáctica Inquiry Based-LearningSequence of Investigative TeachingDidactic ProposeEnsino por InvestigaçãoSequência de Ensino InvestigativaProposta DidáticaEste artigo busca contribuir com os estudos sobre práticas investigativas para o Ensino Médio. A pesquisa se vale de análises bibliográficas para a produção de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com atividades interdisciplinares e contextualizadas sobre recursos hídricos. Os estudantes participantes eram de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Para compreender o envolvimento nas atividades e suas ideias sobre a SEI, aplicou-se um questionário aos estudantes. Dentre os principais resultados, destaca-se que os estudantes valorizam as práticas de ensino que relacionam os conceitos científicos a sua realidade, construindo aprendizagens mais significativas quando se envolvem ativamente na aprendizagem. As opiniões dos estudantes revelam que as abordagens interdisciplinares dão maior significado aos conteúdos porque rompe-se com a visão fragmentada do conhecimento, partindo para uma interpretação integral dos fenômenos e situações reais.This article aims to contribute with studies about investigative practices for high school. The research makes use of bibliographic analyzes for the production of an Investigative Teaching Sequence with interdisciplinary and contextualized activities about water resources. The students were from a public school in Rio Grande do Sul. To understand their involvement in the activities and their ideas about the project, a questionnaire was applied to the students. Among the main results, it is highlighted that students value teaching practices that relate scientific concepts to their reality, building more meaningful learning when they are actively involved in learning. The students’ opinions reveal that the interdisciplinary approaches give greater meaning to the contents because they break with the fragmented view of knowledge, starting with an integral interpretation of the real phenomena and situations.Este artículo busca contribuir a los estudios sobre prácticas investigativas para la escuela secun-daria. La investigación hace uso de análisis bibliográficos para la producción de una Secuencia de Enseñanza Investigativa (SEI) con actividades interdisciplinarias y contextualizadas sobre los recursos hídricos. Los estu-diantes participantes eran de una escuela pública en Rio Grande do Sul. Para comprender su participación en las actividades y sus ideas sobre SEI, se aplicó un cuestionario a los estudiantes. Entre los principales resul-tados, se destaca que los estudiantes valoran las prácticas docentes que relacionan los conceptos científicos con su realidad, construyendo aprendizajes más significativos cuando se involucran activamente en el apren-dizaje. Las opiniones de los estudiantes revelan que los enfoques interdisciplinarios dan mayor significado a los contenidos porque rompen con la visión fragmentada del conocimiento, partiendo de una interpretación integral de los fenómenos y situaciones reales. Universidade Federal do Maranhão2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica; Pesquisa-ação; Estudo de Caso.application/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1555910.18764/2178-2229v29n3.2022.52Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 3, jul./set. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE REFORMAS NEOLIBERAIS: Retrocessos, Desafios e Perspectivas"2178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15559/11566Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPersich, Gracieli Dall OstroMarques, Keiciane Canabarro DrehmerTolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de2022-12-29T04:06:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15559Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:15.273226Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
LA VOZ DE LOS ESTUDIANTES DE ENSEÑANZA SECUNDARIA SOBRE LA DOCENCIA POR INVESTIGACIÓN, CONTEXTUALIZACIÓN E INTERDISCIPLINARIEDAD
HIGH SCHOOL STUDENTS’ VOICE ABOUT INQUIRY-BASED LEARNING, CONTEXTUALIZATION AND INTERDISCIPLINARITY
title A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
spellingShingle A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
Persich, Gracieli Dall Ostro
Enseñanza de la investigación
Secuencia de enseñanza investigativa
Propuesta didáctica
Inquiry Based-Learning
Sequence of Investigative Teaching
Didactic Propose
Ensino por Investigação
Sequência de Ensino Investigativa
Proposta Didática
title_short A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
title_full A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
title_fullStr A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
title_full_unstemmed A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
title_sort A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
author Persich, Gracieli Dall Ostro
author_facet Persich, Gracieli Dall Ostro
Marques, Keiciane Canabarro Drehmer
Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
author_role author
author2 Marques, Keiciane Canabarro Drehmer
Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Persich, Gracieli Dall Ostro
Marques, Keiciane Canabarro Drehmer
Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza de la investigación
Secuencia de enseñanza investigativa
Propuesta didáctica
Inquiry Based-Learning
Sequence of Investigative Teaching
Didactic Propose
Ensino por Investigação
Sequência de Ensino Investigativa
Proposta Didática
topic Enseñanza de la investigación
Secuencia de enseñanza investigativa
Propuesta didáctica
Inquiry Based-Learning
Sequence of Investigative Teaching
Didactic Propose
Ensino por Investigação
Sequência de Ensino Investigativa
Proposta Didática
description Este artigo busca contribuir com os estudos sobre práticas investigativas para o Ensino Médio. A pesquisa se vale de análises bibliográficas para a produção de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com atividades interdisciplinares e contextualizadas sobre recursos hídricos. Os estudantes participantes eram de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Para compreender o envolvimento nas atividades e suas ideias sobre a SEI, aplicou-se um questionário aos estudantes. Dentre os principais resultados, destaca-se que os estudantes valorizam as práticas de ensino que relacionam os conceitos científicos a sua realidade, construindo aprendizagens mais significativas quando se envolvem ativamente na aprendizagem. As opiniões dos estudantes revelam que as abordagens interdisciplinares dão maior significado aos conteúdos porque rompe-se com a visão fragmentada do conhecimento, partindo para uma interpretação integral dos fenômenos e situações reais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa-ação; Estudo de Caso.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15559
10.18764/2178-2229v29n3.2022.52
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15559
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v29n3.2022.52
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15559/11566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 3, jul./set. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE REFORMAS NEOLIBERAIS: Retrocessos, Desafios e Perspectivas"
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881099137024