“POR FAVOR, PODEMOS HABLAR AHORA?” - LA VISIÓN DE LAS FAMILIAS SOBRE LA GESTIÓN ESCOLAR Y SU PARTICIPACIÓN A NIVEL INSTITUCIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Valdirene Eliane Bailon
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de, Barreto, Maria de Lourdes Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16164
Resumo: No presente artigo, analisamos a percepção das famílias dos educandos de uma Escola Estadual de Minas Gerais sobre o trabalho da equipe gestora, além de instigar uma autoavaliação dos participantes a respeito da participação no âmbito institucional. Trata-se de um estudo de caso, de cunho descritivo, com enfoque quali-quantitativo, sendo aplicados 56 questionários aos familiares, no formato online, com questões abertas e fechadas, utilizando-se a Análise de Conteúdo e a Triangulação dos dados para tratamento dos resultados obtidos. A partir dos dados, constatamos que as famílias buscam uma participação mais contínua na escola, sendo, inclusive, sugerida a criação de canais para comunicação com a equipe gestora. Além disso, notamos que documentos e leis concernentes ao ambiente escolar, no entendimento participativo dos principais atores, privam para essa interação. Porém, na realidade, compreendemos que muitas medidas não são colocadas em prática e que as vozes da comunidade, nesse caso, das famílias, são desconsideradas.
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spelling “POR FAVOR, PODEMOS HABLAR AHORA?” - LA VISIÓN DE LAS FAMILIAS SOBRE LA GESTIÓN ESCOLAR Y SU PARTICIPACIÓN A NIVEL INSTITUCIONAL“PLEASE, CAN WE TALK NOW?” - THE VIEW OF FAMILIES ON SCHOOL MANAGEMENT AND THEIR PARTICIPATION AT THE INSTITUTIONAL LEVEL“POR FAVOR, AGORA PODEMOS FALAR?” - O OLHAR DAS FAMÍLIAS SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E SUA PARTICIPAÇÃO NO ÂMBITO INSTITUCIONALfamiliesschool managementdemocratic participation famíliasgestão escolarparticipação democráticafamíliasgestión escolarparticipación democráticaNo presente artigo, analisamos a percepção das famílias dos educandos de uma Escola Estadual de Minas Gerais sobre o trabalho da equipe gestora, além de instigar uma autoavaliação dos participantes a respeito da participação no âmbito institucional. Trata-se de um estudo de caso, de cunho descritivo, com enfoque quali-quantitativo, sendo aplicados 56 questionários aos familiares, no formato online, com questões abertas e fechadas, utilizando-se a Análise de Conteúdo e a Triangulação dos dados para tratamento dos resultados obtidos. A partir dos dados, constatamos que as famílias buscam uma participação mais contínua na escola, sendo, inclusive, sugerida a criação de canais para comunicação com a equipe gestora. Além disso, notamos que documentos e leis concernentes ao ambiente escolar, no entendimento participativo dos principais atores, privam para essa interação. Porém, na realidade, compreendemos que muitas medidas não são colocadas em prática e que as vozes da comunidade, nesse caso, das famílias, são desconsideradas.En este artículo se analiza la percepción de las familias de estudiantes de una Escuela Pública de Minas Gerais sobre el trabajo del equipo directivo, además de instigar una autoevaluación de los participantes en cuanto a la participación en el ámbito institucional. Se trata de un estudio de caso, de carácter descriptivo, con enfoque cualitativo y cuantitativo, con 56 cuestionarios aplicados a familiares, en formato online, con preguntas abiertas y cerradas, utilizando Análisis de Contenido y triangulación de datos para su tratamiento. Los resultados obtenidos. A partir de los datos, encontramos que las familias buscan una participación más continua en la escuela, e incluso se sugiere la creación de canales de comunicación con el equipo directivo. Además, notamos que los documentos y leyes concernientes al ambiente escolar, en el entendimiento participativo de los principales actores, privan de esta interacción. Sin embargo, en realidad, entendemos que muchas medidas no se ponen en práctica y que se desconocen las voces de la comunidad, en este caso de las familias.In this article, we analyze the perception of the families of students of a State School of Minas Gerais about the work of the management team, in addition to instigating a self-assessment of the participants regarding participation in the institutional scope. This is a case study, of a descriptive nature, with a qualitative and quantitative approach, with 56 questionnaires being applied to family members, in the online format, with open and closed questions, using Content Analysis and data triangulation for treatment the results obtained. From the data, we found that families seek a more continuous participation in the school, and it is even suggested the creation of channels for communication with the management team. In addition, we note that documents and laws concerning the school environment, in the participatory understanding of the main actors, deprive for this interaction. However, in reality, we understand that many measures are not put into practice and that the voices of the community, in this case, of the families, are disregarded.Universidade Federal do Maranhão2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Quali-Quantitativa; Estudo de Caso; Questionários Onlineapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1616410.18764/2178-2229v29n2.2022.31Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 2, abr./jun. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "DILEMAS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico e Conselhos Estaduais"; 207-2272178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16164/11130Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Valdirene Eliane BailonMello, Rita Márcia Andrade Vaz de Barreto, Maria de Lourdes Mattos2022-09-30T18:26:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16164Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:18.155572Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
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