O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291 |
Resumo: | O debate sobre a escola caracteriza-se, muitas vezes, por uma grande superficialidade. Ao longo deste texto assinala-se a complexidade dos problemas educacionais e tenta-se desfazer as ilusões de quem acredita em panaceias para a área. Em educação, os consensos são mais aparentes do que reais. É por isso que pareceu útil mostrar a ambiguidade de conceitos como “comunidades locais” ou “professor reflexivo”, que fazem sucesso nos tempos atuais. Assim, na primeira parte do texto, Imagens dos tempos que correm, descrevem-se as fragilidades do pensamento sobre a escola e as razões do insucesso das políticas educativas. Na segunda parte, O fim da educação, identificam-se algumas “narrativas” que organizam o debate sobre a escola, pondo em confronto a reconstrução da educação como espaço privado ou a sua renovação como espaço público. Finalmente, na terceira parte, Dilemas da profissão docente, retiram-se as consequências desta reflexão para o trabalho pedagógico, a partir de uma análise dos dilemas da comunidade, da autonomia e do conhecimento levando em consideração que a educação não se esgota no espaço-tempo da sala de aula, mas que se projeta em múltiplos lugares e ocasiões de formação.Palavras-chave: dilemas da educação; crise da educação; espaço público da educação; profissão docente.THE PUBLIC SPACE OF EDUCATION: images, narratives and dilemmasAbstract The debate about school is often characterized by great superficiality. Throughout this text, the complexity of educational problems is highlighted, and an attempt is made to dispel the illusions of those who believe in panaceas for the area. In education, consensus is more apparent than real. That's why it seemed useful to show the ambiguity of concepts like “local communities” or “reflective teacher”, which are successful nowadays. Thus, in the first part of the text, Images of the current times, the fragilities of the school thought and the reasons for the failure of educational policies are described. In the second part, The end of education, some “narratives” that organize the debate about the school are identified, comparing the reconstruction of education as a private space or its renovation as a public space. Finally, in the third part, Dilemmas of the teaching profession, the consequences of this reflection for the pedagogical work are drawn from an analysis of the dilemmas of the community, autonomy and knowledge, taking into account that education is not limited to the classroom space- time, but it projects itself in multiple places and training occasions.Keywords: education dilemmas; crisis of education; public space of education; teaching profession.EL ESPACIO PÚBLICO DE LA EDUCACIÓN: imágenes, narrativas y dilemasResumenEl debate sobre la escuela se caracteriza, muchas veces, por una gran superficialidad. A lo largo de este texto se señala la complejidad de los problemas educacionales y se intenta deshacer las ilusiones de los que creen en panaceas para el área. En educación, los consensos son más aparentes que reales. Por eso, pareció útil mostrar la ambigüedad de conceptos como “comunidades locales” o “profesor reflexivo”, muy utilizados en los tiempos actuales. De esta manera, en la primera parte del texto, Imágenes de los tiempos que corren, se describen las fragilidades del pensamiento sobre la escuela y las razones de la falta de éxito de las políticas educativas. En la segunda parte, El fin de la educación, se identifican algunas “narrativas” que organizan el debate sobre la escuela, poniendo en enfrentamiento la reconstrucción de la educación como espacio privado o su renovación como espacio público. Finalmente, en la tercera parte, Dilemas de la profesión docente, se aprovechan las consecuencias de esta reflexión para el trabajo pedagógico, a partir de un análisis de los dilemas de la comunidad, de la autonomía y del conocimiento, llevando en cuenta que la educación no se agota en el espacio-tiempo del aula, sino que se proyecta en múltiples lugares y ocasiones de formación.Palabras clave: dilemas de la educación; crisis de la educación; espacio público de la educación; profesión docente. |
id |
UFMA-5_e3166a36724f7d843695d8daf7adca56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18291 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemasDilemas da educaçãoCrise da educaçãoEspaço público da educaçãoProfissão docenteO debate sobre a escola caracteriza-se, muitas vezes, por uma grande superficialidade. Ao longo deste texto assinala-se a complexidade dos problemas educacionais e tenta-se desfazer as ilusões de quem acredita em panaceias para a área. Em educação, os consensos são mais aparentes do que reais. É por isso que pareceu útil mostrar a ambiguidade de conceitos como “comunidades locais” ou “professor reflexivo”, que fazem sucesso nos tempos atuais. Assim, na primeira parte do texto, Imagens dos tempos que correm, descrevem-se as fragilidades do pensamento sobre a escola e as razões do insucesso das políticas educativas. Na segunda parte, O fim da educação, identificam-se algumas “narrativas” que organizam o debate sobre a escola, pondo em confronto a reconstrução da educação como espaço privado ou a sua renovação como espaço público. Finalmente, na terceira parte, Dilemas da profissão docente, retiram-se as consequências desta reflexão para o trabalho pedagógico, a partir de uma análise dos dilemas da comunidade, da autonomia e do conhecimento levando em consideração que a educação não se esgota no espaço-tempo da sala de aula, mas que se projeta em múltiplos lugares e ocasiões de formação.Palavras-chave: dilemas da educação; crise da educação; espaço público da educação; profissão docente.THE PUBLIC SPACE OF EDUCATION: images, narratives and dilemmasAbstract The debate about school is often characterized by great superficiality. Throughout this text, the complexity of educational problems is highlighted, and an attempt is made to dispel the illusions of those who believe in panaceas for the area. In education, consensus is more apparent than real. That's why it seemed useful to show the ambiguity of concepts like “local communities” or “reflective teacher”, which are successful nowadays. Thus, in the first part of the text, Images of the current times, the fragilities of the school thought and the reasons for the failure of educational policies are described. In the second part, The end of education, some “narratives” that organize the debate about the school are identified, comparing the reconstruction of education as a private space or its renovation as a public space. Finally, in the third part, Dilemmas of the teaching profession, the consequences of this reflection for the pedagogical work are drawn from an analysis of the dilemmas of the community, autonomy and knowledge, taking into account that education is not limited to the classroom space- time, but it projects itself in multiple places and training occasions.Keywords: education dilemmas; crisis of education; public space of education; teaching profession.EL ESPACIO PÚBLICO DE LA EDUCACIÓN: imágenes, narrativas y dilemasResumenEl debate sobre la escuela se caracteriza, muchas veces, por una gran superficialidad. A lo largo de este texto se señala la complejidad de los problemas educacionales y se intenta deshacer las ilusiones de los que creen en panaceas para el área. En educación, los consensos son más aparentes que reales. Por eso, pareció útil mostrar la ambigüedad de conceptos como “comunidades locales” o “profesor reflexivo”, muy utilizados en los tiempos actuales. De esta manera, en la primera parte del texto, Imágenes de los tiempos que corren, se describen las fragilidades del pensamiento sobre la escuela y las razones de la falta de éxito de las políticas educativas. En la segunda parte, El fin de la educación, se identifican algunas “narrativas” que organizan el debate sobre la escuela, poniendo en enfrentamiento la reconstrucción de la educación como espacio privado o su renovación como espacio público. Finalmente, en la tercera parte, Dilemas de la profesión docente, se aprovechan las consecuencias de esta reflexión para el trabajo pedagógico, a partir de un análisis de los dilemas de la comunidad, de la autonomía y del conocimiento, llevando en cuenta que la educación no se agota en el espacio-tiempo del aula, sino que se proyecta en múltiples lugares y ocasiones de formación.Palabras clave: dilemas de la educación; crisis de la educación; espacio público de la educación; profesión docente.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1829110.18764/2178-2229v28n4.202174Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 463-4902178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10025http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10945http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10946http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10960http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10961Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessNóvoa, António2022-01-12T15:09:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18291Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:21.188273Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas |
title |
O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas |
spellingShingle |
O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas Nóvoa, António Dilemas da educação Crise da educação Espaço público da educação Profissão docente |
title_short |
O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas |
title_full |
O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas |
title_fullStr |
O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas |
title_full_unstemmed |
O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas |
title_sort |
O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas |
author |
Nóvoa, António |
author_facet |
Nóvoa, António |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóvoa, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dilemas da educação Crise da educação Espaço público da educação Profissão docente |
topic |
Dilemas da educação Crise da educação Espaço público da educação Profissão docente |
description |
O debate sobre a escola caracteriza-se, muitas vezes, por uma grande superficialidade. Ao longo deste texto assinala-se a complexidade dos problemas educacionais e tenta-se desfazer as ilusões de quem acredita em panaceias para a área. Em educação, os consensos são mais aparentes do que reais. É por isso que pareceu útil mostrar a ambiguidade de conceitos como “comunidades locais” ou “professor reflexivo”, que fazem sucesso nos tempos atuais. Assim, na primeira parte do texto, Imagens dos tempos que correm, descrevem-se as fragilidades do pensamento sobre a escola e as razões do insucesso das políticas educativas. Na segunda parte, O fim da educação, identificam-se algumas “narrativas” que organizam o debate sobre a escola, pondo em confronto a reconstrução da educação como espaço privado ou a sua renovação como espaço público. Finalmente, na terceira parte, Dilemas da profissão docente, retiram-se as consequências desta reflexão para o trabalho pedagógico, a partir de uma análise dos dilemas da comunidade, da autonomia e do conhecimento levando em consideração que a educação não se esgota no espaço-tempo da sala de aula, mas que se projeta em múltiplos lugares e ocasiões de formação.Palavras-chave: dilemas da educação; crise da educação; espaço público da educação; profissão docente.THE PUBLIC SPACE OF EDUCATION: images, narratives and dilemmasAbstract The debate about school is often characterized by great superficiality. Throughout this text, the complexity of educational problems is highlighted, and an attempt is made to dispel the illusions of those who believe in panaceas for the area. In education, consensus is more apparent than real. That's why it seemed useful to show the ambiguity of concepts like “local communities” or “reflective teacher”, which are successful nowadays. Thus, in the first part of the text, Images of the current times, the fragilities of the school thought and the reasons for the failure of educational policies are described. In the second part, The end of education, some “narratives” that organize the debate about the school are identified, comparing the reconstruction of education as a private space or its renovation as a public space. Finally, in the third part, Dilemmas of the teaching profession, the consequences of this reflection for the pedagogical work are drawn from an analysis of the dilemmas of the community, autonomy and knowledge, taking into account that education is not limited to the classroom space- time, but it projects itself in multiple places and training occasions.Keywords: education dilemmas; crisis of education; public space of education; teaching profession.EL ESPACIO PÚBLICO DE LA EDUCACIÓN: imágenes, narrativas y dilemasResumenEl debate sobre la escuela se caracteriza, muchas veces, por una gran superficialidad. A lo largo de este texto se señala la complejidad de los problemas educacionales y se intenta deshacer las ilusiones de los que creen en panaceas para el área. En educación, los consensos son más aparentes que reales. Por eso, pareció útil mostrar la ambigüedad de conceptos como “comunidades locales” o “profesor reflexivo”, muy utilizados en los tiempos actuales. De esta manera, en la primera parte del texto, Imágenes de los tiempos que corren, se describen las fragilidades del pensamiento sobre la escuela y las razones de la falta de éxito de las políticas educativas. En la segunda parte, El fin de la educación, se identifican algunas “narrativas” que organizan el debate sobre la escuela, poniendo en enfrentamiento la reconstrucción de la educación como espacio privado o su renovación como espacio público. Finalmente, en la tercera parte, Dilemas de la profesión docente, se aprovechan las consecuencias de esta reflexión para el trabajo pedagógico, a partir de un análisis de los dilemas de la comunidad, de la autonomía y del conocimiento, llevando en cuenta que la educación no se agota en el espacio-tiempo del aula, sino que se proyecta en múltiples lugares y ocasiones de formación.Palabras clave: dilemas de la educación; crisis de la educación; espacio público de la educación; profesión docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291 10.18764/2178-2229v28n4.202174 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v28n4.202174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10025 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10945 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10946 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10960 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 463-490 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881690533888 |