O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóvoa, António
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291
Resumo: O debate sobre a escola caracteriza-se, muitas vezes, por uma grande superficialidade. Ao longo deste texto assinala-se a complexidade dos problemas educacionais e tenta-se desfazer as ilusões de quem acredita em panaceias para a área. Em educação, os consensos são mais aparentes do que reais. É por isso que pareceu útil mostrar a ambiguidade de conceitos como “comunidades locais” ou “professor reflexivo”, que fazem sucesso nos tempos atuais. Assim, na primeira parte do texto, Imagens dos tempos que correm, descrevem-se as fragilidades do pensamento sobre a escola e as razões do insucesso das políticas educativas. Na segunda parte, O fim da educação, identificam-se algumas “narrativas” que organizam o debate sobre a escola, pondo em confronto a reconstrução da educação como espaço privado ou a sua renovação como espaço público. Finalmente, na terceira parte, Dilemas da profissão docente, retiram-se as consequências desta reflexão para o trabalho pedagógico, a partir de uma análise dos dilemas da comunidade, da autonomia e do conhecimento levando em consideração que a educação não se esgota no espaço-tempo da sala de aula, mas que se projeta em múltiplos lugares e ocasiões de formação.Palavras-chave: dilemas da educação; crise da educação; espaço público da educação; profissão docente.THE PUBLIC SPACE OF EDUCATION: images, narratives and dilemmasAbstract The debate about school is often characterized by great superficiality. Throughout this text, the complexity of educational problems is highlighted, and an attempt is made to dispel the illusions of those who believe in panaceas for the area. In education, consensus is more apparent than real. That's why it seemed useful to show the ambiguity of concepts like “local communities” or “reflective teacher”, which are successful nowadays. Thus, in the first part of the text, Images of the current times, the fragilities of the school thought and the reasons for the failure of educational policies are described. In the second part, The end of education, some “narratives” that organize the debate about the school are identified, comparing the reconstruction of education as a private space or its renovation as a public space. Finally, in the third part, Dilemmas of the teaching profession, the consequences of this reflection for the pedagogical work are drawn from an analysis of the dilemmas of the community, autonomy and knowledge, taking into account that education is not limited to the classroom space- time, but it projects itself in multiple places and training occasions.Keywords: education dilemmas; crisis of education; public space of education; teaching profession.EL ESPACIO PÚBLICO DE LA EDUCACIÓN: imágenes, narrativas y dilemasResumenEl debate sobre la escuela se caracteriza, muchas veces, por una gran superficialidad. A lo largo de este texto se señala la complejidad de los problemas educacionales y se intenta deshacer las ilusiones de los que creen en panaceas para el área. En educación, los consensos son más aparentes que reales. Por eso, pareció útil mostrar la ambigüedad de conceptos como “comunidades locales” o “profesor reflexivo”, muy utilizados en los tiempos actuales. De esta manera, en la primera parte del texto, Imágenes de los tiempos que corren, se describen las fragilidades del pensamiento sobre la escuela y las razones de la falta de éxito de las políticas educativas. En la segunda parte, El fin de la educación, se identifican algunas “narrativas” que organizan el debate sobre la escuela, poniendo en enfrentamiento la reconstrucción de la educación como espacio privado o su renovación como espacio público. Finalmente, en la tercera parte, Dilemas de la profesión docente, se aprovechan las consecuencias de esta reflexión para el trabajo pedagógico, a partir de un análisis de los dilemas de la comunidad, de la autonomía y del conocimiento, llevando en cuenta que la educación no se agota en el espacio-tiempo del aula, sino que se proyecta en múltiples lugares y ocasiones de formación.Palabras clave: dilemas de la educación; crisis de la educación; espacio público de la educación; profesión docente.
id UFMA-5_e3166a36724f7d843695d8daf7adca56
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18291
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemasDilemas da educaçãoCrise da educaçãoEspaço público da educaçãoProfissão docenteO debate sobre a escola caracteriza-se, muitas vezes, por uma grande superficialidade. Ao longo deste texto assinala-se a complexidade dos problemas educacionais e tenta-se desfazer as ilusões de quem acredita em panaceias para a área. Em educação, os consensos são mais aparentes do que reais. É por isso que pareceu útil mostrar a ambiguidade de conceitos como “comunidades locais” ou “professor reflexivo”, que fazem sucesso nos tempos atuais. Assim, na primeira parte do texto, Imagens dos tempos que correm, descrevem-se as fragilidades do pensamento sobre a escola e as razões do insucesso das políticas educativas. Na segunda parte, O fim da educação, identificam-se algumas “narrativas” que organizam o debate sobre a escola, pondo em confronto a reconstrução da educação como espaço privado ou a sua renovação como espaço público. Finalmente, na terceira parte, Dilemas da profissão docente, retiram-se as consequências desta reflexão para o trabalho pedagógico, a partir de uma análise dos dilemas da comunidade, da autonomia e do conhecimento levando em consideração que a educação não se esgota no espaço-tempo da sala de aula, mas que se projeta em múltiplos lugares e ocasiões de formação.Palavras-chave: dilemas da educação; crise da educação; espaço público da educação; profissão docente.THE PUBLIC SPACE OF EDUCATION: images, narratives and dilemmasAbstract The debate about school is often characterized by great superficiality. Throughout this text, the complexity of educational problems is highlighted, and an attempt is made to dispel the illusions of those who believe in panaceas for the area. In education, consensus is more apparent than real. That's why it seemed useful to show the ambiguity of concepts like “local communities” or “reflective teacher”, which are successful nowadays. Thus, in the first part of the text, Images of the current times, the fragilities of the school thought and the reasons for the failure of educational policies are described. In the second part, The end of education, some “narratives” that organize the debate about the school are identified, comparing the reconstruction of education as a private space or its renovation as a public space. Finally, in the third part, Dilemmas of the teaching profession, the consequences of this reflection for the pedagogical work are drawn from an analysis of the dilemmas of the community, autonomy and knowledge, taking into account that education is not limited to the classroom space- time, but it projects itself in multiple places and training occasions.Keywords: education dilemmas; crisis of education; public space of education; teaching profession.EL ESPACIO PÚBLICO DE LA EDUCACIÓN: imágenes, narrativas y dilemasResumenEl debate sobre la escuela se caracteriza, muchas veces, por una gran superficialidad. A lo largo de este texto se señala la complejidad de los problemas educacionales y se intenta deshacer las ilusiones de los que creen en panaceas para el área. En educación, los consensos son más aparentes que reales. Por eso, pareció útil mostrar la ambigüedad de conceptos como “comunidades locales” o “profesor reflexivo”, muy utilizados en los tiempos actuales. De esta manera, en la primera parte del texto, Imágenes de los tiempos que corren, se describen las fragilidades del pensamiento sobre la escuela y las razones de la falta de éxito de las políticas educativas. En la segunda parte, El fin de la educación, se identifican algunas “narrativas” que organizan el debate sobre la escuela, poniendo en enfrentamiento la reconstrucción de la educación como espacio privado o su renovación como espacio público. Finalmente, en la tercera parte, Dilemas de la profesión docente, se aprovechan las consecuencias de esta reflexión para el trabajo pedagógico, a partir de un análisis de los dilemas de la comunidad, de la autonomía y del conocimiento, llevando en cuenta que la educación no se agota en el espacio-tiempo del aula, sino que se proyecta en múltiples lugares y ocasiones de formación.Palabras clave: dilemas de la educación; crisis de la educación; espacio público de la educación; profesión docente.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1829110.18764/2178-2229v28n4.202174Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 463-4902178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10025http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10945http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10946http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10960http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10961Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessNóvoa, António2022-01-12T15:09:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18291Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:21.188273Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas
title O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas
spellingShingle O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas
Nóvoa, António
Dilemas da educação
Crise da educação
Espaço público da educação
Profissão docente
title_short O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas
title_full O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas
title_fullStr O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas
title_full_unstemmed O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas
title_sort O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas
author Nóvoa, António
author_facet Nóvoa, António
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóvoa, António
dc.subject.por.fl_str_mv Dilemas da educação
Crise da educação
Espaço público da educação
Profissão docente
topic Dilemas da educação
Crise da educação
Espaço público da educação
Profissão docente
description O debate sobre a escola caracteriza-se, muitas vezes, por uma grande superficialidade. Ao longo deste texto assinala-se a complexidade dos problemas educacionais e tenta-se desfazer as ilusões de quem acredita em panaceias para a área. Em educação, os consensos são mais aparentes do que reais. É por isso que pareceu útil mostrar a ambiguidade de conceitos como “comunidades locais” ou “professor reflexivo”, que fazem sucesso nos tempos atuais. Assim, na primeira parte do texto, Imagens dos tempos que correm, descrevem-se as fragilidades do pensamento sobre a escola e as razões do insucesso das políticas educativas. Na segunda parte, O fim da educação, identificam-se algumas “narrativas” que organizam o debate sobre a escola, pondo em confronto a reconstrução da educação como espaço privado ou a sua renovação como espaço público. Finalmente, na terceira parte, Dilemas da profissão docente, retiram-se as consequências desta reflexão para o trabalho pedagógico, a partir de uma análise dos dilemas da comunidade, da autonomia e do conhecimento levando em consideração que a educação não se esgota no espaço-tempo da sala de aula, mas que se projeta em múltiplos lugares e ocasiões de formação.Palavras-chave: dilemas da educação; crise da educação; espaço público da educação; profissão docente.THE PUBLIC SPACE OF EDUCATION: images, narratives and dilemmasAbstract The debate about school is often characterized by great superficiality. Throughout this text, the complexity of educational problems is highlighted, and an attempt is made to dispel the illusions of those who believe in panaceas for the area. In education, consensus is more apparent than real. That's why it seemed useful to show the ambiguity of concepts like “local communities” or “reflective teacher”, which are successful nowadays. Thus, in the first part of the text, Images of the current times, the fragilities of the school thought and the reasons for the failure of educational policies are described. In the second part, The end of education, some “narratives” that organize the debate about the school are identified, comparing the reconstruction of education as a private space or its renovation as a public space. Finally, in the third part, Dilemmas of the teaching profession, the consequences of this reflection for the pedagogical work are drawn from an analysis of the dilemmas of the community, autonomy and knowledge, taking into account that education is not limited to the classroom space- time, but it projects itself in multiple places and training occasions.Keywords: education dilemmas; crisis of education; public space of education; teaching profession.EL ESPACIO PÚBLICO DE LA EDUCACIÓN: imágenes, narrativas y dilemasResumenEl debate sobre la escuela se caracteriza, muchas veces, por una gran superficialidad. A lo largo de este texto se señala la complejidad de los problemas educacionales y se intenta deshacer las ilusiones de los que creen en panaceas para el área. En educación, los consensos son más aparentes que reales. Por eso, pareció útil mostrar la ambigüedad de conceptos como “comunidades locales” o “profesor reflexivo”, muy utilizados en los tiempos actuales. De esta manera, en la primera parte del texto, Imágenes de los tiempos que corren, se describen las fragilidades del pensamiento sobre la escuela y las razones de la falta de éxito de las políticas educativas. En la segunda parte, El fin de la educación, se identifican algunas “narrativas” que organizan el debate sobre la escuela, poniendo en enfrentamiento la reconstrucción de la educación como espacio privado o su renovación como espacio público. Finalmente, en la tercera parte, Dilemas de la profesión docente, se aprovechan las consecuencias de esta reflexión para el trabajo pedagógico, a partir de un análisis de los dilemas de la comunidad, de la autonomía y del conocimiento, llevando en cuenta que la educación no se agota en el espacio-tiempo del aula, sino que se proyecta en múltiples lugares y ocasiones de formación.Palabras clave: dilemas de la educación; crisis de la educación; espacio público de la educación; profesión docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291
10.18764/2178-2229v28n4.202174
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n4.202174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10025
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10945
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10946
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10960
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18291/10961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 463-490
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881690533888