ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Périvier, Mathilde
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7503
Resumo: As bandes à pied são grupos de músicos que deambulan pelas cidades, animan desde a Independência da República haitiana as cidades durante o período de Carnaval. Inúmeras em Porto-Príncipe (Haití) e principalmente originárias dos bairros do centro da cidade porém nas margens urbanas, são atacadas e acusadas de ocupar o espaço de forma anârquica, de entrar na connivência com os políticos e de participar na criação de um ambiente de desordens e turbulências. A partir da análise da impresa nacional haitiana e de observações participantes realizadas entre 2014 e 2016, a autora des-constrõe os diferentes prejuiços que derivam dessa performance desde há mais de um século. Localizadas no espaço metropolitano, percorrem a cidade definindo e valorando, além da dimensão liminar do Carnaval, os territórios singulares pelos quais compitem.Palavras-chave : Porto-Principe. Haiti. Carnaval. Música. Margens urbanas. TerritórioResumenLas bandes à pied, grupos de músicos que deambulan por las ciudades, animan desde la Independencia de la República haitiana, las ciudades durante el período de Carnaval. Numerosas en Puerto-Príncipe (Haití) y principalmente originarias de los barrios del centro de la ciudad en situación de márgenes urbanas, son regularmente atacadas y acusadas de ocupar el espacio de manera anárquica, de estar en connivencia con los políticos y de participar en la creación de un ambiente de desórdenes y de turbulencias. A partir del análisis de la prensa nacional haitiana y de observaciones participantes realizadas entre 2014 y 2016, la autora deconstruye los diferentes prejuicios que cristaliza esa práctica desde hace más de un siglo. Situadas y ancladas en el espacio metropolitano, sus deambulaciones a través de la ciudad permiten definir y valorar, más allá del período liminar del Carnaval, los territorios singulares por lo cuales están compitiendo.Palabras claves: Bandes à pied. Haití. Carnaval. Música. Márgenes urbanas. Territorio. EspacioAbstractThe bandes à pied, walking musical troupes, have entertained the public during Carnival since the independence of the Republic of Haiti. The press and public opinion accuse the bandes à pied, many of which are found in Port-au-Prince’s marginalized downtown communities, of chaotically occupying the public arena, regularly colluding with politicians and creating a disorganized and troubled environment. After analyzing the Haitian press and after taking part of events organized between 2014 and 2016 in Port-au-Prince, the author deconstructs the varying prejudices that have made up this tradition for over a century. Located and rooted in the metropolitan area, their treks around the city, allow them to give value to, define, and represent, the unique territories over which they fight for during Carnival.Keywords: Bandes à peid. Port-au-Prince. Haïti. Carnival. Music. Marginalized Urban Communities. Territory. Public Arena
id UFMA-6_4eab1133a0641a58c50645f47d89a773
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7503
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on footCarnavalMúsicaMargens urbanasAs bandes à pied são grupos de músicos que deambulan pelas cidades, animan desde a Independência da República haitiana as cidades durante o período de Carnaval. Inúmeras em Porto-Príncipe (Haití) e principalmente originárias dos bairros do centro da cidade porém nas margens urbanas, são atacadas e acusadas de ocupar o espaço de forma anârquica, de entrar na connivência com os políticos e de participar na criação de um ambiente de desordens e turbulências. A partir da análise da impresa nacional haitiana e de observações participantes realizadas entre 2014 e 2016, a autora des-constrõe os diferentes prejuiços que derivam dessa performance desde há mais de um século. Localizadas no espaço metropolitano, percorrem a cidade definindo e valorando, além da dimensão liminar do Carnaval, os territórios singulares pelos quais compitem.Palavras-chave : Porto-Principe. Haiti. Carnaval. Música. Margens urbanas. TerritórioResumenLas bandes à pied, grupos de músicos que deambulan por las ciudades, animan desde la Independencia de la República haitiana, las ciudades durante el período de Carnaval. Numerosas en Puerto-Príncipe (Haití) y principalmente originarias de los barrios del centro de la ciudad en situación de márgenes urbanas, son regularmente atacadas y acusadas de ocupar el espacio de manera anárquica, de estar en connivencia con los políticos y de participar en la creación de un ambiente de desórdenes y de turbulencias. A partir del análisis de la prensa nacional haitiana y de observaciones participantes realizadas entre 2014 y 2016, la autora deconstruye los diferentes prejuicios que cristaliza esa práctica desde hace más de un siglo. Situadas y ancladas en el espacio metropolitano, sus deambulaciones a través de la ciudad permiten definir y valorar, más allá del período liminar del Carnaval, los territorios singulares por lo cuales están compitiendo.Palabras claves: Bandes à pied. Haití. Carnaval. Música. Márgenes urbanas. Territorio. EspacioAbstractThe bandes à pied, walking musical troupes, have entertained the public during Carnival since the independence of the Republic of Haiti. The press and public opinion accuse the bandes à pied, many of which are found in Port-au-Prince’s marginalized downtown communities, of chaotically occupying the public arena, regularly colluding with politicians and creating a disorganized and troubled environment. After analyzing the Haitian press and after taking part of events organized between 2014 and 2016 in Port-au-Prince, the author deconstructs the varying prejudices that have made up this tradition for over a century. Located and rooted in the metropolitan area, their treks around the city, allow them to give value to, define, and represent, the unique territories over which they fight for during Carnival.Keywords: Bandes à peid. Port-au-Prince. Haïti. Carnival. Music. Marginalized Urban Communities. Territory. Public ArenaUniversidade Federal do Maranhão2017-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7503Revista Brasileira do Caribe; v. 18, n. 34, jan./jun. 2017: DOSSIÊ: Carnaval e Ritmo1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7503/4577Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPérivier, Mathilde2018-12-26T12:52:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7503Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2018-12-26T12:52:12Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot
title ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot
spellingShingle ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot
Périvier, Mathilde
Carnaval
Música
Margens urbanas
title_short ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot
title_full ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot
title_fullStr ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot
title_full_unstemmed ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot
title_sort ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot
author Périvier, Mathilde
author_facet Périvier, Mathilde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Périvier, Mathilde
dc.subject.por.fl_str_mv Carnaval
Música
Margens urbanas
topic Carnaval
Música
Margens urbanas
description As bandes à pied são grupos de músicos que deambulan pelas cidades, animan desde a Independência da República haitiana as cidades durante o período de Carnaval. Inúmeras em Porto-Príncipe (Haití) e principalmente originárias dos bairros do centro da cidade porém nas margens urbanas, são atacadas e acusadas de ocupar o espaço de forma anârquica, de entrar na connivência com os políticos e de participar na criação de um ambiente de desordens e turbulências. A partir da análise da impresa nacional haitiana e de observações participantes realizadas entre 2014 e 2016, a autora des-constrõe os diferentes prejuiços que derivam dessa performance desde há mais de um século. Localizadas no espaço metropolitano, percorrem a cidade definindo e valorando, além da dimensão liminar do Carnaval, os territórios singulares pelos quais compitem.Palavras-chave : Porto-Principe. Haiti. Carnaval. Música. Margens urbanas. TerritórioResumenLas bandes à pied, grupos de músicos que deambulan por las ciudades, animan desde la Independencia de la República haitiana, las ciudades durante el período de Carnaval. Numerosas en Puerto-Príncipe (Haití) y principalmente originarias de los barrios del centro de la ciudad en situación de márgenes urbanas, son regularmente atacadas y acusadas de ocupar el espacio de manera anárquica, de estar en connivencia con los políticos y de participar en la creación de un ambiente de desórdenes y de turbulencias. A partir del análisis de la prensa nacional haitiana y de observaciones participantes realizadas entre 2014 y 2016, la autora deconstruye los diferentes prejuicios que cristaliza esa práctica desde hace más de un siglo. Situadas y ancladas en el espacio metropolitano, sus deambulaciones a través de la ciudad permiten definir y valorar, más allá del período liminar del Carnaval, los territorios singulares por lo cuales están compitiendo.Palabras claves: Bandes à pied. Haití. Carnaval. Música. Márgenes urbanas. Territorio. EspacioAbstractThe bandes à pied, walking musical troupes, have entertained the public during Carnival since the independence of the Republic of Haiti. The press and public opinion accuse the bandes à pied, many of which are found in Port-au-Prince’s marginalized downtown communities, of chaotically occupying the public arena, regularly colluding with politicians and creating a disorganized and troubled environment. After analyzing the Haitian press and after taking part of events organized between 2014 and 2016 in Port-au-Prince, the author deconstructs the varying prejudices that have made up this tradition for over a century. Located and rooted in the metropolitan area, their treks around the city, allow them to give value to, define, and represent, the unique territories over which they fight for during Carnival.Keywords: Bandes à peid. Port-au-Prince. Haïti. Carnival. Music. Marginalized Urban Communities. Territory. Public Arena
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7503
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7503/4577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 18, n. 34, jan./jun. 2017: DOSSIÊ: Carnaval e Ritmo
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321223820640256