ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7503 |
Resumo: | As bandes à pied são grupos de músicos que deambulan pelas cidades, animan desde a Independência da República haitiana as cidades durante o período de Carnaval. Inúmeras em Porto-Príncipe (Haití) e principalmente originárias dos bairros do centro da cidade porém nas margens urbanas, são atacadas e acusadas de ocupar o espaço de forma anârquica, de entrar na connivência com os políticos e de participar na criação de um ambiente de desordens e turbulências. A partir da análise da impresa nacional haitiana e de observações participantes realizadas entre 2014 e 2016, a autora des-constrõe os diferentes prejuiços que derivam dessa performance desde há mais de um século. Localizadas no espaço metropolitano, percorrem a cidade definindo e valorando, além da dimensão liminar do Carnaval, os territórios singulares pelos quais compitem.Palavras-chave : Porto-Principe. Haiti. Carnaval. Música. Margens urbanas. TerritórioResumenLas bandes à pied, grupos de músicos que deambulan por las ciudades, animan desde la Independencia de la República haitiana, las ciudades durante el período de Carnaval. Numerosas en Puerto-Príncipe (Haití) y principalmente originarias de los barrios del centro de la ciudad en situación de márgenes urbanas, son regularmente atacadas y acusadas de ocupar el espacio de manera anárquica, de estar en connivencia con los políticos y de participar en la creación de un ambiente de desórdenes y de turbulencias. A partir del análisis de la prensa nacional haitiana y de observaciones participantes realizadas entre 2014 y 2016, la autora deconstruye los diferentes prejuicios que cristaliza esa práctica desde hace más de un siglo. Situadas y ancladas en el espacio metropolitano, sus deambulaciones a través de la ciudad permiten definir y valorar, más allá del período liminar del Carnaval, los territorios singulares por lo cuales están compitiendo.Palabras claves: Bandes à pied. Haití. Carnaval. Música. Márgenes urbanas. Territorio. EspacioAbstractThe bandes à pied, walking musical troupes, have entertained the public during Carnival since the independence of the Republic of Haiti. The press and public opinion accuse the bandes à pied, many of which are found in Port-au-Prince’s marginalized downtown communities, of chaotically occupying the public arena, regularly colluding with politicians and creating a disorganized and troubled environment. After analyzing the Haitian press and after taking part of events organized between 2014 and 2016 in Port-au-Prince, the author deconstructs the varying prejudices that have made up this tradition for over a century. Located and rooted in the metropolitan area, their treks around the city, allow them to give value to, define, and represent, the unique territories over which they fight for during Carnival.Keywords: Bandes à peid. Port-au-Prince. Haïti. Carnival. Music. Marginalized Urban Communities. Territory. Public Arena |
id |
UFMA-6_4eab1133a0641a58c50645f47d89a773 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7503 |
network_acronym_str |
UFMA-6 |
network_name_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on footCarnavalMúsicaMargens urbanasAs bandes à pied são grupos de músicos que deambulan pelas cidades, animan desde a Independência da República haitiana as cidades durante o período de Carnaval. Inúmeras em Porto-Príncipe (Haití) e principalmente originárias dos bairros do centro da cidade porém nas margens urbanas, são atacadas e acusadas de ocupar o espaço de forma anârquica, de entrar na connivência com os políticos e de participar na criação de um ambiente de desordens e turbulências. A partir da análise da impresa nacional haitiana e de observações participantes realizadas entre 2014 e 2016, a autora des-constrõe os diferentes prejuiços que derivam dessa performance desde há mais de um século. Localizadas no espaço metropolitano, percorrem a cidade definindo e valorando, além da dimensão liminar do Carnaval, os territórios singulares pelos quais compitem.Palavras-chave : Porto-Principe. Haiti. Carnaval. Música. Margens urbanas. TerritórioResumenLas bandes à pied, grupos de músicos que deambulan por las ciudades, animan desde la Independencia de la República haitiana, las ciudades durante el período de Carnaval. Numerosas en Puerto-Príncipe (Haití) y principalmente originarias de los barrios del centro de la ciudad en situación de márgenes urbanas, son regularmente atacadas y acusadas de ocupar el espacio de manera anárquica, de estar en connivencia con los políticos y de participar en la creación de un ambiente de desórdenes y de turbulencias. A partir del análisis de la prensa nacional haitiana y de observaciones participantes realizadas entre 2014 y 2016, la autora deconstruye los diferentes prejuicios que cristaliza esa práctica desde hace más de un siglo. Situadas y ancladas en el espacio metropolitano, sus deambulaciones a través de la ciudad permiten definir y valorar, más allá del período liminar del Carnaval, los territorios singulares por lo cuales están compitiendo.Palabras claves: Bandes à pied. Haití. Carnaval. Música. Márgenes urbanas. Territorio. EspacioAbstractThe bandes à pied, walking musical troupes, have entertained the public during Carnival since the independence of the Republic of Haiti. The press and public opinion accuse the bandes à pied, many of which are found in Port-au-Prince’s marginalized downtown communities, of chaotically occupying the public arena, regularly colluding with politicians and creating a disorganized and troubled environment. After analyzing the Haitian press and after taking part of events organized between 2014 and 2016 in Port-au-Prince, the author deconstructs the varying prejudices that have made up this tradition for over a century. Located and rooted in the metropolitan area, their treks around the city, allow them to give value to, define, and represent, the unique territories over which they fight for during Carnival.Keywords: Bandes à peid. Port-au-Prince. Haïti. Carnival. Music. Marginalized Urban Communities. Territory. Public ArenaUniversidade Federal do Maranhão2017-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7503Revista Brasileira do Caribe; v. 18, n. 34, jan./jun. 2017: DOSSIÊ: Carnaval e Ritmo1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7503/4577Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPérivier, Mathilde2018-12-26T12:52:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7503Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2018-12-26T12:52:12Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot |
title |
ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot |
spellingShingle |
ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot Périvier, Mathilde Carnaval Música Margens urbanas |
title_short |
ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot |
title_full |
ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot |
title_fullStr |
ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot |
title_full_unstemmed |
ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot |
title_sort |
ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE CONFLICTOS DA ORDEM PÚBLICA: Criação e significação dos lugares dos territorios através das performances das bandas a pé/ IN ADDITION TO THE STEREOTYPE OF PUBLIC ORDER CONFLICTS: Creation and signification of the places of the territories through the performances of bands on foot |
author |
Périvier, Mathilde |
author_facet |
Périvier, Mathilde |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Périvier, Mathilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carnaval Música Margens urbanas |
topic |
Carnaval Música Margens urbanas |
description |
As bandes à pied são grupos de músicos que deambulan pelas cidades, animan desde a Independência da República haitiana as cidades durante o período de Carnaval. Inúmeras em Porto-Príncipe (Haití) e principalmente originárias dos bairros do centro da cidade porém nas margens urbanas, são atacadas e acusadas de ocupar o espaço de forma anârquica, de entrar na connivência com os políticos e de participar na criação de um ambiente de desordens e turbulências. A partir da análise da impresa nacional haitiana e de observações participantes realizadas entre 2014 e 2016, a autora des-constrõe os diferentes prejuiços que derivam dessa performance desde há mais de um século. Localizadas no espaço metropolitano, percorrem a cidade definindo e valorando, além da dimensão liminar do Carnaval, os territórios singulares pelos quais compitem.Palavras-chave : Porto-Principe. Haiti. Carnaval. Música. Margens urbanas. TerritórioResumenLas bandes à pied, grupos de músicos que deambulan por las ciudades, animan desde la Independencia de la República haitiana, las ciudades durante el período de Carnaval. Numerosas en Puerto-Príncipe (Haití) y principalmente originarias de los barrios del centro de la ciudad en situación de márgenes urbanas, son regularmente atacadas y acusadas de ocupar el espacio de manera anárquica, de estar en connivencia con los políticos y de participar en la creación de un ambiente de desórdenes y de turbulencias. A partir del análisis de la prensa nacional haitiana y de observaciones participantes realizadas entre 2014 y 2016, la autora deconstruye los diferentes prejuicios que cristaliza esa práctica desde hace más de un siglo. Situadas y ancladas en el espacio metropolitano, sus deambulaciones a través de la ciudad permiten definir y valorar, más allá del período liminar del Carnaval, los territorios singulares por lo cuales están compitiendo.Palabras claves: Bandes à pied. Haití. Carnaval. Música. Márgenes urbanas. Territorio. EspacioAbstractThe bandes à pied, walking musical troupes, have entertained the public during Carnival since the independence of the Republic of Haiti. The press and public opinion accuse the bandes à pied, many of which are found in Port-au-Prince’s marginalized downtown communities, of chaotically occupying the public arena, regularly colluding with politicians and creating a disorganized and troubled environment. After analyzing the Haitian press and after taking part of events organized between 2014 and 2016 in Port-au-Prince, the author deconstructs the varying prejudices that have made up this tradition for over a century. Located and rooted in the metropolitan area, their treks around the city, allow them to give value to, define, and represent, the unique territories over which they fight for during Carnival.Keywords: Bandes à peid. Port-au-Prince. Haïti. Carnival. Music. Marginalized Urban Communities. Territory. Public Arena |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7503 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7503/4577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribe info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribe |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe; v. 18, n. 34, jan./jun. 2017: DOSSIÊ: Carnaval e Ritmo 1984-6169 1518-6784 reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
collection |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com |
_version_ |
1798321223820640256 |