A posição dos professores sobre o Ensino Religioso numa escola pública de Ensino Fundamental em Pinheiro-MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, JACIMARA SARGES
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: QUEIROZ, JOSÉ BENEVIDES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17149
Resumo:  Este artigo aborda o tema Ensino Religioso na educação pública brasileira. Tem-se como objetivo descrever o posicionamento dos professores sobre a presença do Ensino Religioso na Escola Pública Municipal Pesquisada (EPMP), em Pinheiro, município do estado do Maranhão. Para isso, optou-se pelo estudo de caso, como procedimento metodológico de pesquisa, e as entrevistas, como instrumento para a coleta de dados. Ressalta-se que, dos 14 professores da EPMP, definidos para as entrevistas, apenas 11 responderam às questões. A partir dos dados coletados, constatou-se que as posições dos professores sobre o Ensino Religioso na escola pública de Ensino Fundamental não são baseadas no princípio da laicidade, da diversidade, da pluralidade de ideias, de opiniões, de crenças. As visões são “limitadas” e controversas, bem como transgridem as leis, as resoluções e os documentos normativos que fundamentam o Ensino Religioso.Palavras-chave: Ensino Religioso. Educação. Laicidade. Escolas.Teachers’ position on Religious Education in a public school in Pinheiro-MA ABSTRACTThis article tackles the theme of Religious Education in Brazilian public education. It have to describe the position of teachers on the presence of Religious Education in the Municipal Public Researched School (EPMP), in Pinheiro, a municipality in the state of Maranhão. For the analysis of this municipal public school, opted for it case study, as a methodological research procedure and, the interviews, as an instrument for the collection of dates. Stand out that, of the 14 teachers of the EPMP, defined for the interviews, only 11 answered the questions. From of the dates collected, the research found that teachers' positions on Religious Education in the public school are not based on the principle of secularity, diversity, plurality of ideas, opinions, beliefs. The views are “limited” and controversial, as well as violating laws, resolutions and normative documents, which substantiate Religious Education.Keywords: Religious Education. Education. Secularity. Schools.
id UFMA-7_04d20527771ade481ac9564970c2b660
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17149
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A posição dos professores sobre o Ensino Religioso numa escola pública de Ensino Fundamental em Pinheiro-MAEnsino Religioso. Educação. Laicidade. Escolas. Este artigo aborda o tema Ensino Religioso na educação pública brasileira. Tem-se como objetivo descrever o posicionamento dos professores sobre a presença do Ensino Religioso na Escola Pública Municipal Pesquisada (EPMP), em Pinheiro, município do estado do Maranhão. Para isso, optou-se pelo estudo de caso, como procedimento metodológico de pesquisa, e as entrevistas, como instrumento para a coleta de dados. Ressalta-se que, dos 14 professores da EPMP, definidos para as entrevistas, apenas 11 responderam às questões. A partir dos dados coletados, constatou-se que as posições dos professores sobre o Ensino Religioso na escola pública de Ensino Fundamental não são baseadas no princípio da laicidade, da diversidade, da pluralidade de ideias, de opiniões, de crenças. As visões são “limitadas” e controversas, bem como transgridem as leis, as resoluções e os documentos normativos que fundamentam o Ensino Religioso.Palavras-chave: Ensino Religioso. Educação. Laicidade. Escolas.Teachers’ position on Religious Education in a public school in Pinheiro-MA ABSTRACTThis article tackles the theme of Religious Education in Brazilian public education. It have to describe the position of teachers on the presence of Religious Education in the Municipal Public Researched School (EPMP), in Pinheiro, a municipality in the state of Maranhão. For the analysis of this municipal public school, opted for it case study, as a methodological research procedure and, the interviews, as an instrument for the collection of dates. Stand out that, of the 14 teachers of the EPMP, defined for the interviews, only 11 answered the questions. From of the dates collected, the research found that teachers' positions on Religious Education in the public school are not based on the principle of secularity, diversity, plurality of ideas, opinions, beliefs. The views are “limited” and controversial, as well as violating laws, resolutions and normative documents, which substantiate Religious Education.Keywords: Religious Education. Education. Secularity. Schools.Universidade Federal do Maranhão2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/1714910.18764/2447-6498.v7n1p127-147Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 7, n. 1, jan./jun. 2021; 127-1472447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17149/9210Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessABREU, JACIMARA SARGESQUEIROZ, JOSÉ BENEVIDES2021-06-28T23:11:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17149Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2021-06-28T23:11:19Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A posição dos professores sobre o Ensino Religioso numa escola pública de Ensino Fundamental em Pinheiro-MA
title A posição dos professores sobre o Ensino Religioso numa escola pública de Ensino Fundamental em Pinheiro-MA
spellingShingle A posição dos professores sobre o Ensino Religioso numa escola pública de Ensino Fundamental em Pinheiro-MA
ABREU, JACIMARA SARGES
Ensino Religioso. Educação. Laicidade. Escolas.
title_short A posição dos professores sobre o Ensino Religioso numa escola pública de Ensino Fundamental em Pinheiro-MA
title_full A posição dos professores sobre o Ensino Religioso numa escola pública de Ensino Fundamental em Pinheiro-MA
title_fullStr A posição dos professores sobre o Ensino Religioso numa escola pública de Ensino Fundamental em Pinheiro-MA
title_full_unstemmed A posição dos professores sobre o Ensino Religioso numa escola pública de Ensino Fundamental em Pinheiro-MA
title_sort A posição dos professores sobre o Ensino Religioso numa escola pública de Ensino Fundamental em Pinheiro-MA
author ABREU, JACIMARA SARGES
author_facet ABREU, JACIMARA SARGES
QUEIROZ, JOSÉ BENEVIDES
author_role author
author2 QUEIROZ, JOSÉ BENEVIDES
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, JACIMARA SARGES
QUEIROZ, JOSÉ BENEVIDES
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Religioso. Educação. Laicidade. Escolas.
topic Ensino Religioso. Educação. Laicidade. Escolas.
description  Este artigo aborda o tema Ensino Religioso na educação pública brasileira. Tem-se como objetivo descrever o posicionamento dos professores sobre a presença do Ensino Religioso na Escola Pública Municipal Pesquisada (EPMP), em Pinheiro, município do estado do Maranhão. Para isso, optou-se pelo estudo de caso, como procedimento metodológico de pesquisa, e as entrevistas, como instrumento para a coleta de dados. Ressalta-se que, dos 14 professores da EPMP, definidos para as entrevistas, apenas 11 responderam às questões. A partir dos dados coletados, constatou-se que as posições dos professores sobre o Ensino Religioso na escola pública de Ensino Fundamental não são baseadas no princípio da laicidade, da diversidade, da pluralidade de ideias, de opiniões, de crenças. As visões são “limitadas” e controversas, bem como transgridem as leis, as resoluções e os documentos normativos que fundamentam o Ensino Religioso.Palavras-chave: Ensino Religioso. Educação. Laicidade. Escolas.Teachers’ position on Religious Education in a public school in Pinheiro-MA ABSTRACTThis article tackles the theme of Religious Education in Brazilian public education. It have to describe the position of teachers on the presence of Religious Education in the Municipal Public Researched School (EPMP), in Pinheiro, a municipality in the state of Maranhão. For the analysis of this municipal public school, opted for it case study, as a methodological research procedure and, the interviews, as an instrument for the collection of dates. Stand out that, of the 14 teachers of the EPMP, defined for the interviews, only 11 answered the questions. From of the dates collected, the research found that teachers' positions on Religious Education in the public school are not based on the principle of secularity, diversity, plurality of ideas, opinions, beliefs. The views are “limited” and controversial, as well as violating laws, resolutions and normative documents, which substantiate Religious Education.Keywords: Religious Education. Education. Secularity. Schools.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17149
10.18764/2447-6498.v7n1p127-147
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17149
identifier_str_mv 10.18764/2447-6498.v7n1p127-147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17149/9210
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 7, n. 1, jan./jun. 2021; 127-147
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794498046492672