PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269 |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de (co)construção e desenvolvimento das atividades didáticas no âmbito do Projeto Curricular Integrado (PCI) de uma turma de 7.º ano de Percurso Curricular Alternativo, de uma escola de Educação Básica situada no norte de Portugal. O projeto surgiu da necessidade de colmatar as dificuldades de aprendizagem de um grupo de alunos com histórico de insucesso escolar repetido. Desenvolvido numa perspectiva de investigação-ação emancipatória, o estudo recorre ao inquérito por questionário e entrevista, à observação participante e análise documental para descrever e analisar o processo de desenvolvimento do PCI. Pautado na flexibilização dos componentes curriculares, o PCI favoreceu o planejamento colaborativo, a superação da fragmentação disciplinar e a valorização da cultura do educando, da sua identidade e autonomia, ajudando a superar as dificuldades de aprendizagem e a promover o sucesso escolar.Palavras-chave: Educação. Diversificação curricular. Aprendizagem. Investigação-ação.INTEGRATED CURRICULAR PROJECT AND CURRICULAR DIVERSIFICATION: an action research study in the context of an alternative curricular course in PortugalAbstractThis article aims to analyze the process of (co)constructionand development of instructional activities in the ProjectIntegrated Curriculum (PIC) in a 7th grade class of an Alternative Curriculum Program, in a school of basic education in the north of Portugal. The project arose from the need to overcome the learning difficulties of a group of students with a history of repeated school failure. Using an action research methodology, of an emancipatory nature, the PIC involved inquiry through questionnaires and interviews, participant observation, and document analysis in order to describe and analyse the process of developing the PIC. Based on the flexibility of the curriculum components, the PIC favored collaborative planning and the promotion of the student’s culture, their identity and autonomy, overcoming the disciplinary fragmentation. It also helped students overcome learning difficulties and promote academic success.Keywords: Education. Curriculum diversification. Learning. Action-research. |
id |
UFMA-7_1250cbcf867eb0ea143fdb073d051a44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6269 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em PortugalEducaçãoDiversificação curricularAprendizagemInvestigação-açãoO presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de (co)construção e desenvolvimento das atividades didáticas no âmbito do Projeto Curricular Integrado (PCI) de uma turma de 7.º ano de Percurso Curricular Alternativo, de uma escola de Educação Básica situada no norte de Portugal. O projeto surgiu da necessidade de colmatar as dificuldades de aprendizagem de um grupo de alunos com histórico de insucesso escolar repetido. Desenvolvido numa perspectiva de investigação-ação emancipatória, o estudo recorre ao inquérito por questionário e entrevista, à observação participante e análise documental para descrever e analisar o processo de desenvolvimento do PCI. Pautado na flexibilização dos componentes curriculares, o PCI favoreceu o planejamento colaborativo, a superação da fragmentação disciplinar e a valorização da cultura do educando, da sua identidade e autonomia, ajudando a superar as dificuldades de aprendizagem e a promover o sucesso escolar.Palavras-chave: Educação. Diversificação curricular. Aprendizagem. Investigação-ação.INTEGRATED CURRICULAR PROJECT AND CURRICULAR DIVERSIFICATION: an action research study in the context of an alternative curricular course in PortugalAbstractThis article aims to analyze the process of (co)constructionand development of instructional activities in the ProjectIntegrated Curriculum (PIC) in a 7th grade class of an Alternative Curriculum Program, in a school of basic education in the north of Portugal. The project arose from the need to overcome the learning difficulties of a group of students with a history of repeated school failure. Using an action research methodology, of an emancipatory nature, the PIC involved inquiry through questionnaires and interviews, participant observation, and document analysis in order to describe and analyse the process of developing the PIC. Based on the flexibility of the curriculum components, the PIC favored collaborative planning and the promotion of the student’s culture, their identity and autonomy, overcoming the disciplinary fragmentation. It also helped students overcome learning difficulties and promote academic success.Keywords: Education. Curriculum diversification. Learning. Action-research. Universidade Federal do Maranhão2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 2, n. 2, jul./dez. 2016; 135-1642447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269/3824Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Patrícia Torres deCandeias, IsabelMoreira, Maria Alfredo2017-04-06T14:13:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6269Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-04-06T14:13:51Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal |
title |
PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal |
spellingShingle |
PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal Barros, Patrícia Torres de Educação Diversificação curricular Aprendizagem Investigação-ação |
title_short |
PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal |
title_full |
PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal |
title_fullStr |
PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal |
title_full_unstemmed |
PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal |
title_sort |
PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal |
author |
Barros, Patrícia Torres de |
author_facet |
Barros, Patrícia Torres de Candeias, Isabel Moreira, Maria Alfredo |
author_role |
author |
author2 |
Candeias, Isabel Moreira, Maria Alfredo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Patrícia Torres de Candeias, Isabel Moreira, Maria Alfredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Diversificação curricular Aprendizagem Investigação-ação |
topic |
Educação Diversificação curricular Aprendizagem Investigação-ação |
description |
O presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de (co)construção e desenvolvimento das atividades didáticas no âmbito do Projeto Curricular Integrado (PCI) de uma turma de 7.º ano de Percurso Curricular Alternativo, de uma escola de Educação Básica situada no norte de Portugal. O projeto surgiu da necessidade de colmatar as dificuldades de aprendizagem de um grupo de alunos com histórico de insucesso escolar repetido. Desenvolvido numa perspectiva de investigação-ação emancipatória, o estudo recorre ao inquérito por questionário e entrevista, à observação participante e análise documental para descrever e analisar o processo de desenvolvimento do PCI. Pautado na flexibilização dos componentes curriculares, o PCI favoreceu o planejamento colaborativo, a superação da fragmentação disciplinar e a valorização da cultura do educando, da sua identidade e autonomia, ajudando a superar as dificuldades de aprendizagem e a promover o sucesso escolar.Palavras-chave: Educação. Diversificação curricular. Aprendizagem. Investigação-ação.INTEGRATED CURRICULAR PROJECT AND CURRICULAR DIVERSIFICATION: an action research study in the context of an alternative curricular course in PortugalAbstractThis article aims to analyze the process of (co)constructionand development of instructional activities in the ProjectIntegrated Curriculum (PIC) in a 7th grade class of an Alternative Curriculum Program, in a school of basic education in the north of Portugal. The project arose from the need to overcome the learning difficulties of a group of students with a history of repeated school failure. Using an action research methodology, of an emancipatory nature, the PIC involved inquiry through questionnaires and interviews, participant observation, and document analysis in order to describe and analyse the process of developing the PIC. Based on the flexibility of the curriculum components, the PIC favored collaborative planning and the promotion of the student’s culture, their identity and autonomy, overcoming the disciplinary fragmentation. It also helped students overcome learning difficulties and promote academic success.Keywords: Education. Curriculum diversification. Learning. Action-research. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269/3824 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 2, n. 2, jul./dez. 2016; 135-164 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794497024131072 |