Multiculturalismo, Educação e Relações de Gênero: complexidades do processo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rarielle Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maia, Marília Milhomem Moscoso, Sousa, Sandra Maria Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9314
Resumo: A escola pode ser percebida como uma instituição sociocultural, e suas relações culturais não podem serpensadas como algo distinto, ao contrário, elas constituem uma rede tecida no cotidiano, cujos os fios enós são profundamente articulados com o que é reconhecido como referência, neste caso, a heteronormatividade.Objetivamos discutir a temática multiculturalismo e educação, explicitando as relações degênero no ambiente escolar e as influências destas no desenvolvimento do sujeito e do papel formadorda escola em um contexto globalizado. Desta forma, propomos situar o momento histórico e as necessidadessurgidas a partir de um estudo teórico referencial da visão multicultural, destacando as dificuldadese os estigmas tradicionalistas da educação. Utilizando, para tanto, os estudos de Candau (2005;2000), Maclaren (2000), Butler (2015; 2003), Louro (1997; 2003). A associação entre as produções dosautores elencados nos permite entender as nuances de um complexo processo educacional constituídonos espaços formais de educação, que cristaliza, como sujeito modificador, o(a) professor(a).
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