Multiculturalismo, Educação e Relações de Gênero: complexidades do processo educacional
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9314 |
Resumo: | A escola pode ser percebida como uma instituição sociocultural, e suas relações culturais não podem serpensadas como algo distinto, ao contrário, elas constituem uma rede tecida no cotidiano, cujos os fios enós são profundamente articulados com o que é reconhecido como referência, neste caso, a heteronormatividade.Objetivamos discutir a temática multiculturalismo e educação, explicitando as relações degênero no ambiente escolar e as influências destas no desenvolvimento do sujeito e do papel formadorda escola em um contexto globalizado. Desta forma, propomos situar o momento histórico e as necessidadessurgidas a partir de um estudo teórico referencial da visão multicultural, destacando as dificuldadese os estigmas tradicionalistas da educação. Utilizando, para tanto, os estudos de Candau (2005;2000), Maclaren (2000), Butler (2015; 2003), Louro (1997; 2003). A associação entre as produções dosautores elencados nos permite entender as nuances de um complexo processo educacional constituídonos espaços formais de educação, que cristaliza, como sujeito modificador, o(a) professor(a). |
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Multiculturalismo, Educação e Relações de Gênero: complexidades do processo educacionalMulticulturalismoEducaçãoGênero.A escola pode ser percebida como uma instituição sociocultural, e suas relações culturais não podem serpensadas como algo distinto, ao contrário, elas constituem uma rede tecida no cotidiano, cujos os fios enós são profundamente articulados com o que é reconhecido como referência, neste caso, a heteronormatividade.Objetivamos discutir a temática multiculturalismo e educação, explicitando as relações degênero no ambiente escolar e as influências destas no desenvolvimento do sujeito e do papel formadorda escola em um contexto globalizado. Desta forma, propomos situar o momento histórico e as necessidadessurgidas a partir de um estudo teórico referencial da visão multicultural, destacando as dificuldadese os estigmas tradicionalistas da educação. Utilizando, para tanto, os estudos de Candau (2005;2000), Maclaren (2000), Butler (2015; 2003), Louro (1997; 2003). A associação entre as produções dosautores elencados nos permite entender as nuances de um complexo processo educacional constituídonos espaços formais de educação, que cristaliza, como sujeito modificador, o(a) professor(a).Universidade Federal do Maranhão2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9314Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 1, jan./jun. 2018; 57-682447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9314/5566Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Rarielle RodriguesMaia, Marília Milhomem MoscosoSousa, Sandra Maria Nascimento2018-08-16T21:51:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9314Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2018-08-16T21:51:20Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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