PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Guilherme Trópia Barreto de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33635
Resumo: Este trabalho discute momentos históricos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da Educação e da Educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do método científico. Apresento as reformas curriculares em 19501960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre a natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico. In this paper, I discuss historical moments in which the perspective of inquiry Education was debated by Science Education and Education researchers. I have investigated John Dewey's papers in the beginning of the 20th century that proposes the inquiry perspective at school, using the scientific method. I have investigated the curriculum reforms on the Science Education in Brazil during the decades of 19501960 in which the didactic material recommended the scientific inquiry. And at last, I investigated a recovering of the inquiry perspective in the end of the 20th century, influenced by discussions about the nature of Science and the relations between Science and Society in Science Education. I point out that the bases of the inquiry perspectives in Science Education are intimately connected to the conceptions of Science in discussion at each historical moment.
id UFMG-11_095bc0150f3438a9c444e4d0f723fb31
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33635
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATIONEnsino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências.Este trabalho discute momentos históricos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da Educação e da Educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do método científico. Apresento as reformas curriculares em 19501960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre a natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico. In this paper, I discuss historical moments in which the perspective of inquiry Education was debated by Science Education and Education researchers. I have investigated John Dewey's papers in the beginning of the 20th century that proposes the inquiry perspective at school, using the scientific method. I have investigated the curriculum reforms on the Science Education in Brazil during the decades of 19501960 in which the didactic material recommended the scientific inquiry. And at last, I investigated a recovering of the inquiry perspective in the end of the 20th century, influenced by discussions about the nature of Science and the relations between Science and Society in Science Education. I point out that the bases of the inquiry perspectives in Science Education are intimately connected to the conceptions of Science in discussion at each historical moment.CECIMIG-FaE-UFMG2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3363510.1590/1983-21172013130109 Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33635/27449Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Guilherme Trópia Barreto de 2021-06-21T00:51:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33635Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T00:51:32Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION
title PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION
spellingShingle PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION
Andrade, Guilherme Trópia Barreto de
Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências.
title_short PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION
title_full PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION
title_fullStr PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION
title_full_unstemmed PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION
title_sort PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION
author Andrade, Guilherme Trópia Barreto de
author_facet Andrade, Guilherme Trópia Barreto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Guilherme Trópia Barreto de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências.
topic Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências.
description Este trabalho discute momentos históricos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da Educação e da Educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do método científico. Apresento as reformas curriculares em 19501960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre a natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico. In this paper, I discuss historical moments in which the perspective of inquiry Education was debated by Science Education and Education researchers. I have investigated John Dewey's papers in the beginning of the 20th century that proposes the inquiry perspective at school, using the scientific method. I have investigated the curriculum reforms on the Science Education in Brazil during the decades of 19501960 in which the didactic material recommended the scientific inquiry. And at last, I investigated a recovering of the inquiry perspective in the end of the 20th century, influenced by discussions about the nature of Science and the relations between Science and Society in Science Education. I point out that the bases of the inquiry perspectives in Science Education are intimately connected to the conceptions of Science in discussion at each historical moment.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33635
10.1590/1983-21172013130109
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33635
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013130109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33635/27449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164466200576