PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33635 |
Resumo: | Este trabalho discute momentos históricos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da Educação e da Educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do método científico. Apresento as reformas curriculares em 19501960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre a natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico. In this paper, I discuss historical moments in which the perspective of inquiry Education was debated by Science Education and Education researchers. I have investigated John Dewey's papers in the beginning of the 20th century that proposes the inquiry perspective at school, using the scientific method. I have investigated the curriculum reforms on the Science Education in Brazil during the decades of 19501960 in which the didactic material recommended the scientific inquiry. And at last, I investigated a recovering of the inquiry perspective in the end of the 20th century, influenced by discussions about the nature of Science and the relations between Science and Society in Science Education. I point out that the bases of the inquiry perspectives in Science Education are intimately connected to the conceptions of Science in discussion at each historical moment. |
id |
UFMG-11_095bc0150f3438a9c444e4d0f723fb31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33635 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATIONEnsino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências.Este trabalho discute momentos históricos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da Educação e da Educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do método científico. Apresento as reformas curriculares em 19501960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre a natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico. In this paper, I discuss historical moments in which the perspective of inquiry Education was debated by Science Education and Education researchers. I have investigated John Dewey's papers in the beginning of the 20th century that proposes the inquiry perspective at school, using the scientific method. I have investigated the curriculum reforms on the Science Education in Brazil during the decades of 19501960 in which the didactic material recommended the scientific inquiry. And at last, I investigated a recovering of the inquiry perspective in the end of the 20th century, influenced by discussions about the nature of Science and the relations between Science and Society in Science Education. I point out that the bases of the inquiry perspectives in Science Education are intimately connected to the conceptions of Science in discussion at each historical moment.CECIMIG-FaE-UFMG2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3363510.1590/1983-21172013130109 Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33635/27449Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Guilherme Trópia Barreto de 2021-06-21T00:51:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33635Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T00:51:32Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION |
title |
PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION |
spellingShingle |
PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION Andrade, Guilherme Trópia Barreto de Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências. |
title_short |
PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION |
title_full |
PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION |
title_fullStr |
PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION |
title_full_unstemmed |
PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION |
title_sort |
PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION |
author |
Andrade, Guilherme Trópia Barreto de |
author_facet |
Andrade, Guilherme Trópia Barreto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Guilherme Trópia Barreto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências. |
topic |
Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências. |
description |
Este trabalho discute momentos históricos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da Educação e da Educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do método científico. Apresento as reformas curriculares em 19501960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre a natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico. In this paper, I discuss historical moments in which the perspective of inquiry Education was debated by Science Education and Education researchers. I have investigated John Dewey's papers in the beginning of the 20th century that proposes the inquiry perspective at school, using the scientific method. I have investigated the curriculum reforms on the Science Education in Brazil during the decades of 19501960 in which the didactic material recommended the scientific inquiry. And at last, I investigated a recovering of the inquiry perspective in the end of the 20th century, influenced by discussions about the nature of Science and the relations between Science and Society in Science Education. I point out that the bases of the inquiry perspectives in Science Education are intimately connected to the conceptions of Science in discussion at each historical moment. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33635 10.1590/1983-21172013130109 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33635 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172013130109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33635/27449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164466200576 |