ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34725 |
Resumo: | Neste estudo, realizamos uma discussão sobre as diferentes abordagens acerca da utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências, apresentadas na visão de diversos autores. As atividades investigativas apresentam denominações distintas na literatura, como: inquiry, ensino por investigação, ensino por projetos, dentre outras. Os autores concordam que essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. O estudo apresenta características apontadas por diversos autores, no que se refere a atividades investigativas, e visa mostrar o caráter não conclusivo que essa abordagem de ensino apresenta. Além das diferentes abordagens, também foram enfatizados os aspectos históricos que envolvem o ensino com a utilização de atividades investigativas. This paper presents a historical discussion about the use of investigative activities in science teaching, and the different approaches of this teaching methodology according to several authors. The inquiry activities have distinct denominations in the literature: inquiry, teaching through investigation, teaching through projects, among others. The authors agree that this teaching approach allows students to develop several cognitive skills and understand the nature of science, in addition to learning concepts and procedures. The paper highlights the aspects discussed by several authors when addressing investigative activities, and also the non-conclusive character of the approach. |
id |
UFMG-11_ae277e47db7a5bedcecf27aa16d8a847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34725 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHESEnsino de Ciências; Atividades Investigativas; Aspectos Históricos.Neste estudo, realizamos uma discussão sobre as diferentes abordagens acerca da utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências, apresentadas na visão de diversos autores. As atividades investigativas apresentam denominações distintas na literatura, como: inquiry, ensino por investigação, ensino por projetos, dentre outras. Os autores concordam que essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. O estudo apresenta características apontadas por diversos autores, no que se refere a atividades investigativas, e visa mostrar o caráter não conclusivo que essa abordagem de ensino apresenta. Além das diferentes abordagens, também foram enfatizados os aspectos históricos que envolvem o ensino com a utilização de atividades investigativas. This paper presents a historical discussion about the use of investigative activities in science teaching, and the different approaches of this teaching methodology according to several authors. The inquiry activities have distinct denominations in the literature: inquiry, teaching through investigation, teaching through projects, among others. The authors agree that this teaching approach allows students to develop several cognitive skills and understand the nature of science, in addition to learning concepts and procedures. The paper highlights the aspects discussed by several authors when addressing investigative activities, and also the non-conclusive character of the approach.CECIMIG-FaE-UFMG2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3472510.1590/1983-21172011130305Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34725/27416Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessZômpero, Andreia Freitas Laburú, Carlos Eduardo 2021-06-19T21:22:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34725Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T21:22Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES |
title |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES |
spellingShingle |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES Zômpero, Andreia Freitas Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; Aspectos Históricos. |
title_short |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES |
title_full |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES |
title_fullStr |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES |
title_sort |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES |
author |
Zômpero, Andreia Freitas |
author_facet |
Zômpero, Andreia Freitas Laburú, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Laburú, Carlos Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zômpero, Andreia Freitas Laburú, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; Aspectos Históricos. |
topic |
Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; Aspectos Históricos. |
description |
Neste estudo, realizamos uma discussão sobre as diferentes abordagens acerca da utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências, apresentadas na visão de diversos autores. As atividades investigativas apresentam denominações distintas na literatura, como: inquiry, ensino por investigação, ensino por projetos, dentre outras. Os autores concordam que essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. O estudo apresenta características apontadas por diversos autores, no que se refere a atividades investigativas, e visa mostrar o caráter não conclusivo que essa abordagem de ensino apresenta. Além das diferentes abordagens, também foram enfatizados os aspectos históricos que envolvem o ensino com a utilização de atividades investigativas. This paper presents a historical discussion about the use of investigative activities in science teaching, and the different approaches of this teaching methodology according to several authors. The inquiry activities have distinct denominations in the literature: inquiry, teaching through investigation, teaching through projects, among others. The authors agree that this teaching approach allows students to develop several cognitive skills and understand the nature of science, in addition to learning concepts and procedures. The paper highlights the aspects discussed by several authors when addressing investigative activities, and also the non-conclusive character of the approach. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34725 10.1590/1983-21172011130305 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34725 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172011130305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34725/27416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165035577344 |