ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zômpero, Andreia Freitas
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Laburú, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34725
Resumo: Neste estudo, realizamos uma discussão sobre as diferentes abordagens acerca da utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências, apresentadas na visão de diversos autores. As atividades investigativas apresentam denominações distintas na literatura, como: inquiry, ensino por investigação, ensino por projetos, dentre outras. Os autores concordam que essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. O estudo apresenta características apontadas por diversos autores, no que se refere a atividades investigativas, e visa mostrar o caráter não conclusivo que essa abordagem de ensino apresenta. Além das diferentes abordagens, também foram enfatizados os aspectos históricos que envolvem o ensino com a utilização de atividades investigativas. This paper presents a historical discussion about the use of investigative activities in science teaching, and the different approaches of this teaching methodology according to several authors. The inquiry activities have distinct denominations in the literature: inquiry, teaching through investigation, teaching through projects, among others. The authors agree that this teaching approach allows students to develop several cognitive skills and understand the nature of science, in addition to learning concepts and procedures. The paper highlights the aspects discussed by several authors when addressing investigative activities, and also the non-conclusive character of the approach.
id UFMG-11_ae277e47db7a5bedcecf27aa16d8a847
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34725
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHESEnsino de Ciências; Atividades Investigativas; Aspectos Históricos.Neste estudo, realizamos uma discussão sobre as diferentes abordagens acerca da utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências, apresentadas na visão de diversos autores. As atividades investigativas apresentam denominações distintas na literatura, como: inquiry, ensino por investigação, ensino por projetos, dentre outras. Os autores concordam que essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. O estudo apresenta características apontadas por diversos autores, no que se refere a atividades investigativas, e visa mostrar o caráter não conclusivo que essa abordagem de ensino apresenta. Além das diferentes abordagens, também foram enfatizados os aspectos históricos que envolvem o ensino com a utilização de atividades investigativas. This paper presents a historical discussion about the use of investigative activities in science teaching, and the different approaches of this teaching methodology according to several authors. The inquiry activities have distinct denominations in the literature: inquiry, teaching through investigation, teaching through projects, among others. The authors agree that this teaching approach allows students to develop several cognitive skills and understand the nature of science, in addition to learning concepts and procedures. The paper highlights the aspects discussed by several authors when addressing investigative activities, and also the non-conclusive character of the approach.CECIMIG-FaE-UFMG2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3472510.1590/1983-21172011130305Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34725/27416Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessZômpero, Andreia Freitas Laburú, Carlos Eduardo 2021-06-19T21:22:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34725Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T21:22Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES
title ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES
spellingShingle ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES
Zômpero, Andreia Freitas
Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; Aspectos Históricos.
title_short ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES
title_full ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES
title_fullStr ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES
title_full_unstemmed ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES
title_sort ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS: INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING: HISTORICAL ASPECTS AND DIFFERENT APPROACHES
author Zômpero, Andreia Freitas
author_facet Zômpero, Andreia Freitas
Laburú, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Laburú, Carlos Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zômpero, Andreia Freitas
Laburú, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; Aspectos Históricos.
topic Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; Aspectos Históricos.
description Neste estudo, realizamos uma discussão sobre as diferentes abordagens acerca da utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências, apresentadas na visão de diversos autores. As atividades investigativas apresentam denominações distintas na literatura, como: inquiry, ensino por investigação, ensino por projetos, dentre outras. Os autores concordam que essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. O estudo apresenta características apontadas por diversos autores, no que se refere a atividades investigativas, e visa mostrar o caráter não conclusivo que essa abordagem de ensino apresenta. Além das diferentes abordagens, também foram enfatizados os aspectos históricos que envolvem o ensino com a utilização de atividades investigativas. This paper presents a historical discussion about the use of investigative activities in science teaching, and the different approaches of this teaching methodology according to several authors. The inquiry activities have distinct denominations in the literature: inquiry, teaching through investigation, teaching through projects, among others. The authors agree that this teaching approach allows students to develop several cognitive skills and understand the nature of science, in addition to learning concepts and procedures. The paper highlights the aspects discussed by several authors when addressing investigative activities, and also the non-conclusive character of the approach.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34725
10.1590/1983-21172011130305
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34725
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172011130305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34725/27416
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165035577344