Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Cláudia Virgínia Galindo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Chapani, Daisi Terezinha, Sena, Vagner da Silva, Damasceno, Jamile Souza, Andrade, Elaine Silva, Matias, Wagner Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10000
Resumo: O abuso de drogas é atualmente um grave problema de saúde pública e a escola básica deve contribuir com a sua prevenção. O objetivo do trabalho foi identificar as representações sociais dos professores de um grupo de professores de educação básica sobre drogas. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um formulário que continha a seguinte sentença: Para você, drogas são... , aplicado a um grupo de 75 docentes.Utilizando procedimentos da análise de conteúdo buscamos identificar alguns aspectos das representações destes profissionais. Verificamos que estes entendem drogas como algo extremamente maléfico, que produz danos muitas vezes irreversíveis. Programas de formação inicial e continuada devem levar em consideração estas representações e colaborar na ampliação destas.
id UFMG-11_10e34fcffef908998d2a42b301d6a99b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10000
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectosO abuso de drogas é atualmente um grave problema de saúde pública e a escola básica deve contribuir com a sua prevenção. O objetivo do trabalho foi identificar as representações sociais dos professores de um grupo de professores de educação básica sobre drogas. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um formulário que continha a seguinte sentença: Para você, drogas são... , aplicado a um grupo de 75 docentes.Utilizando procedimentos da análise de conteúdo buscamos identificar alguns aspectos das representações destes profissionais. Verificamos que estes entendem drogas como algo extremamente maléfico, que produz danos muitas vezes irreversíveis. Programas de formação inicial e continuada devem levar em consideração estas representações e colaborar na ampliação destas.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10000Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 2 (2005); 131-140Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 2 (2005); 131-140Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 2 (2005); 131-1401983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10000/6972Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Cláudia Virgínia GalindoChapani, Daisi TerezinhaSena, Vagner da SilvaDamasceno, Jamile SouzaAndrade, Elaine SilvaMatias, Wagner Barbosa2019-02-01T19:54:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10000Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:23Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos
title Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos
spellingShingle Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos
Cavalcante, Cláudia Virgínia Galindo
title_short Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos
title_full Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos
title_fullStr Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos
title_full_unstemmed Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos
title_sort Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos
author Cavalcante, Cláudia Virgínia Galindo
author_facet Cavalcante, Cláudia Virgínia Galindo
Chapani, Daisi Terezinha
Sena, Vagner da Silva
Damasceno, Jamile Souza
Andrade, Elaine Silva
Matias, Wagner Barbosa
author_role author
author2 Chapani, Daisi Terezinha
Sena, Vagner da Silva
Damasceno, Jamile Souza
Andrade, Elaine Silva
Matias, Wagner Barbosa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Cláudia Virgínia Galindo
Chapani, Daisi Terezinha
Sena, Vagner da Silva
Damasceno, Jamile Souza
Andrade, Elaine Silva
Matias, Wagner Barbosa
description O abuso de drogas é atualmente um grave problema de saúde pública e a escola básica deve contribuir com a sua prevenção. O objetivo do trabalho foi identificar as representações sociais dos professores de um grupo de professores de educação básica sobre drogas. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um formulário que continha a seguinte sentença: Para você, drogas são... , aplicado a um grupo de 75 docentes.Utilizando procedimentos da análise de conteúdo buscamos identificar alguns aspectos das representações destes profissionais. Verificamos que estes entendem drogas como algo extremamente maléfico, que produz danos muitas vezes irreversíveis. Programas de formação inicial e continuada devem levar em consideração estas representações e colaborar na ampliação destas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10000
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10000/6972
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 2 (2005); 131-140
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 2 (2005); 131-140
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 2 (2005); 131-140
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162534723584