Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10000 |
Resumo: | O abuso de drogas é atualmente um grave problema de saúde pública e a escola básica deve contribuir com a sua prevenção. O objetivo do trabalho foi identificar as representações sociais dos professores de um grupo de professores de educação básica sobre drogas. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um formulário que continha a seguinte sentença: Para você, drogas são... , aplicado a um grupo de 75 docentes.Utilizando procedimentos da análise de conteúdo buscamos identificar alguns aspectos das representações destes profissionais. Verificamos que estes entendem drogas como algo extremamente maléfico, que produz danos muitas vezes irreversíveis. Programas de formação inicial e continuada devem levar em consideração estas representações e colaborar na ampliação destas. |
id |
UFMG-11_10e34fcffef908998d2a42b301d6a99b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10000 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectosO abuso de drogas é atualmente um grave problema de saúde pública e a escola básica deve contribuir com a sua prevenção. O objetivo do trabalho foi identificar as representações sociais dos professores de um grupo de professores de educação básica sobre drogas. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um formulário que continha a seguinte sentença: Para você, drogas são... , aplicado a um grupo de 75 docentes.Utilizando procedimentos da análise de conteúdo buscamos identificar alguns aspectos das representações destes profissionais. Verificamos que estes entendem drogas como algo extremamente maléfico, que produz danos muitas vezes irreversíveis. Programas de formação inicial e continuada devem levar em consideração estas representações e colaborar na ampliação destas.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10000Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 2 (2005); 131-140Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 2 (2005); 131-140Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 2 (2005); 131-1401983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10000/6972Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Cláudia Virgínia GalindoChapani, Daisi TerezinhaSena, Vagner da SilvaDamasceno, Jamile SouzaAndrade, Elaine SilvaMatias, Wagner Barbosa2019-02-01T19:54:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10000Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:23Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos |
title |
Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos |
spellingShingle |
Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos Cavalcante, Cláudia Virgínia Galindo |
title_short |
Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos |
title_full |
Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos |
title_fullStr |
Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos |
title_full_unstemmed |
Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos |
title_sort |
Representações de um grupo de docentes sobre drogas: alguns aspectos |
author |
Cavalcante, Cláudia Virgínia Galindo |
author_facet |
Cavalcante, Cláudia Virgínia Galindo Chapani, Daisi Terezinha Sena, Vagner da Silva Damasceno, Jamile Souza Andrade, Elaine Silva Matias, Wagner Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Chapani, Daisi Terezinha Sena, Vagner da Silva Damasceno, Jamile Souza Andrade, Elaine Silva Matias, Wagner Barbosa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Cláudia Virgínia Galindo Chapani, Daisi Terezinha Sena, Vagner da Silva Damasceno, Jamile Souza Andrade, Elaine Silva Matias, Wagner Barbosa |
description |
O abuso de drogas é atualmente um grave problema de saúde pública e a escola básica deve contribuir com a sua prevenção. O objetivo do trabalho foi identificar as representações sociais dos professores de um grupo de professores de educação básica sobre drogas. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um formulário que continha a seguinte sentença: Para você, drogas são... , aplicado a um grupo de 75 docentes.Utilizando procedimentos da análise de conteúdo buscamos identificar alguns aspectos das representações destes profissionais. Verificamos que estes entendem drogas como algo extremamente maléfico, que produz danos muitas vezes irreversíveis. Programas de formação inicial e continuada devem levar em consideração estas representações e colaborar na ampliação destas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10000 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10000/6972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 2 (2005); 131-140 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 2 (2005); 131-140 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 2 (2005); 131-140 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162534723584 |