A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34745 |
Resumo: | O ciclo de vida profissional do professor já foi delimitado por autores como Huberman. Coloca-se à literatura a necessidade da realiza ção de pesquisas que tragam novas perspectivas sobre a carreira desse profissional e, em específico, do professor de Ciências. Ao compararmos os obstáculos e as satisfações encontradas na carreira encontramos nítidas diferenças entre os profissionais docentes, o que justifica a preocupação de focar atenção nos aspectos que mantêm o docente de Ciências na car reira, apesar dos inúmeros desafios por ele encontrados. O referencial teó rico utilizado baseia-se em uma leitura das relações com o saber de Charlot, a fim de buscar um novo olhar para esse problema. Também empregamos o referencial de ciclo de vida de professores de Huberman para obter a história de vida dos professores, definir o professorado a ser analisado e construir um instrumento de entrevista. A amostra seleciona da de professores encontra-se na terceira fase descrita por Huberman, de Diversificação ou Questionamento. O referencial de Charlot servirá para analisar essa fase da carreira docente para que compreendamos a razão ou razões que fazem com que o professor de Ciências persista na carreira. The life cycle of the teacher has been defined by authors such as Huberman. The literature is, thus, entrusted with the need for conduct ing research to bring new perspectives on the career of a professional and in particular the science teacher. While comparing the obstacles and the satisfaction found along the career, one detects clear differences among professional teachers, hence the concern to focus attention on the aspects that make the teacher of Science uphold their career, despite the many challenges they encounter. The theoretical framework is based on the interpretation of the relations with the knowledge by Charlot in order to get a new look at this problem. We also use the reference of the life cycle of teachers of Huberman to get the life story of the teachers, the teach ers set to be analyzed and build an instrument for interview. The selected sample of teachers is the third stage described by Huberman, Diversification or Questioning. The Charlot's referential serve to analyze this phase of the teaching profession to understand the reason or reasons that make the Science teacher persist in his career. |
id |
UFMG-11_1dd0697679a7a0b0a193be47176925ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34745 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READINGCharlot; Huberman; Ciclo de Vida Profissional do Professor de Ciências.O ciclo de vida profissional do professor já foi delimitado por autores como Huberman. Coloca-se à literatura a necessidade da realiza ção de pesquisas que tragam novas perspectivas sobre a carreira desse profissional e, em específico, do professor de Ciências. Ao compararmos os obstáculos e as satisfações encontradas na carreira encontramos nítidas diferenças entre os profissionais docentes, o que justifica a preocupação de focar atenção nos aspectos que mantêm o docente de Ciências na car reira, apesar dos inúmeros desafios por ele encontrados. O referencial teó rico utilizado baseia-se em uma leitura das relações com o saber de Charlot, a fim de buscar um novo olhar para esse problema. Também empregamos o referencial de ciclo de vida de professores de Huberman para obter a história de vida dos professores, definir o professorado a ser analisado e construir um instrumento de entrevista. A amostra seleciona da de professores encontra-se na terceira fase descrita por Huberman, de Diversificação ou Questionamento. O referencial de Charlot servirá para analisar essa fase da carreira docente para que compreendamos a razão ou razões que fazem com que o professor de Ciências persista na carreira. The life cycle of the teacher has been defined by authors such as Huberman. The literature is, thus, entrusted with the need for conduct ing research to bring new perspectives on the career of a professional and in particular the science teacher. While comparing the obstacles and the satisfaction found along the career, one detects clear differences among professional teachers, hence the concern to focus attention on the aspects that make the teacher of Science uphold their career, despite the many challenges they encounter. The theoretical framework is based on the interpretation of the relations with the knowledge by Charlot in order to get a new look at this problem. We also use the reference of the life cycle of teachers of Huberman to get the life story of the teachers, the teach ers set to be analyzed and build an instrument for interview. The selected sample of teachers is the third stage described by Huberman, Diversification or Questioning. The Charlot's referential serve to analyze this phase of the teaching profession to understand the reason or reasons that make the Science teacher persist in his career.CECIMIG-FaE-UFMG2011-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3474510.1590/1983-21172011130207Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34745/27434Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessOgo, Marcela Yaemi Laburú, Carlos Eduardo 2021-06-20T02:07:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34745Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-20T02:07:32Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING |
title |
A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING |
spellingShingle |
A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING Ogo, Marcela Yaemi Charlot; Huberman; Ciclo de Vida Profissional do Professor de Ciências. |
title_short |
A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING |
title_full |
A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING |
title_fullStr |
A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING |
title_full_unstemmed |
A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING |
title_sort |
A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING |
author |
Ogo, Marcela Yaemi |
author_facet |
Ogo, Marcela Yaemi Laburú, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Laburú, Carlos Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ogo, Marcela Yaemi Laburú, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Charlot; Huberman; Ciclo de Vida Profissional do Professor de Ciências. |
topic |
Charlot; Huberman; Ciclo de Vida Profissional do Professor de Ciências. |
description |
O ciclo de vida profissional do professor já foi delimitado por autores como Huberman. Coloca-se à literatura a necessidade da realiza ção de pesquisas que tragam novas perspectivas sobre a carreira desse profissional e, em específico, do professor de Ciências. Ao compararmos os obstáculos e as satisfações encontradas na carreira encontramos nítidas diferenças entre os profissionais docentes, o que justifica a preocupação de focar atenção nos aspectos que mantêm o docente de Ciências na car reira, apesar dos inúmeros desafios por ele encontrados. O referencial teó rico utilizado baseia-se em uma leitura das relações com o saber de Charlot, a fim de buscar um novo olhar para esse problema. Também empregamos o referencial de ciclo de vida de professores de Huberman para obter a história de vida dos professores, definir o professorado a ser analisado e construir um instrumento de entrevista. A amostra seleciona da de professores encontra-se na terceira fase descrita por Huberman, de Diversificação ou Questionamento. O referencial de Charlot servirá para analisar essa fase da carreira docente para que compreendamos a razão ou razões que fazem com que o professor de Ciências persista na carreira. The life cycle of the teacher has been defined by authors such as Huberman. The literature is, thus, entrusted with the need for conduct ing research to bring new perspectives on the career of a professional and in particular the science teacher. While comparing the obstacles and the satisfaction found along the career, one detects clear differences among professional teachers, hence the concern to focus attention on the aspects that make the teacher of Science uphold their career, despite the many challenges they encounter. The theoretical framework is based on the interpretation of the relations with the knowledge by Charlot in order to get a new look at this problem. We also use the reference of the life cycle of teachers of Huberman to get the life story of the teachers, the teach ers set to be analyzed and build an instrument for interview. The selected sample of teachers is the third stage described by Huberman, Diversification or Questioning. The Charlot's referential serve to analyze this phase of the teaching profession to understand the reason or reasons that make the Science teacher persist in his career. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34745 10.1590/1983-21172011130207 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34745 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172011130207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34745/27434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165070180352 |