A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogo, Marcela Yaemi
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Laburú, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34745
Resumo: O ciclo de vida profissional do professor já foi delimitado por autores como Huberman. Coloca-se à literatura a necessidade da realiza ção de pesquisas que tragam novas perspectivas sobre a carreira desse profissional e, em específico, do professor de Ciências. Ao compararmos os obstáculos e as satisfações encontradas na carreira encontramos nítidas diferenças entre os profissionais docentes, o que justifica a preocupação de focar atenção nos aspectos que mantêm o docente de Ciências na car reira, apesar dos inúmeros desafios por ele encontrados. O referencial teó rico utilizado baseia-se em uma leitura das relações com o saber de Charlot, a fim de buscar um novo olhar para esse problema. Também empregamos o referencial de ciclo de vida de professores de Huberman para obter a história de vida dos professores, definir o professorado a ser analisado e construir um instrumento de entrevista. A amostra seleciona da de professores encontra-se na terceira fase descrita por Huberman, de Diversificação ou Questionamento. O referencial de Charlot servirá para analisar essa fase da carreira docente para que compreendamos a razão ou razões que fazem com que o professor de Ciências persista na carreira. The life cycle of the teacher has been defined by authors such as Huberman. The literature is, thus, entrusted with the need for conduct ing research to bring new perspectives on the career of a professional and in particular the science teacher. While comparing the obstacles and the satisfaction found along the career, one detects clear differences among professional teachers, hence the concern to focus attention on the aspects that make the teacher of Science uphold their career, despite the many challenges they encounter. The theoretical framework is based on the interpretation of the relations with the knowledge by Charlot in order to get a new look at this problem. We also use the reference of the life cycle of teachers of Huberman to get the life story of the teachers, the teach ers set to be analyzed and build an instrument for interview. The selected sample of teachers is the third stage described by Huberman, Diversification or Questioning. The Charlot's referential serve to analyze this phase of the teaching profession to understand the reason or reasons that make the Science teacher persist in his career.
id UFMG-11_1dd0697679a7a0b0a193be47176925ee
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34745
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READINGCharlot; Huberman; Ciclo de Vida Profissional do Professor de Ciências.O ciclo de vida profissional do professor já foi delimitado por autores como Huberman. Coloca-se à literatura a necessidade da realiza ção de pesquisas que tragam novas perspectivas sobre a carreira desse profissional e, em específico, do professor de Ciências. Ao compararmos os obstáculos e as satisfações encontradas na carreira encontramos nítidas diferenças entre os profissionais docentes, o que justifica a preocupação de focar atenção nos aspectos que mantêm o docente de Ciências na car reira, apesar dos inúmeros desafios por ele encontrados. O referencial teó rico utilizado baseia-se em uma leitura das relações com o saber de Charlot, a fim de buscar um novo olhar para esse problema. Também empregamos o referencial de ciclo de vida de professores de Huberman para obter a história de vida dos professores, definir o professorado a ser analisado e construir um instrumento de entrevista. A amostra seleciona da de professores encontra-se na terceira fase descrita por Huberman, de Diversificação ou Questionamento. O referencial de Charlot servirá para analisar essa fase da carreira docente para que compreendamos a razão ou razões que fazem com que o professor de Ciências persista na carreira. The life cycle of the teacher has been defined by authors such as Huberman. The literature is, thus, entrusted with the need for conduct ing research to bring new perspectives on the career of a professional and in particular the science teacher. While comparing the obstacles and the satisfaction found along the career, one detects clear differences among professional teachers, hence the concern to focus attention on the aspects that make the teacher of Science uphold their career, despite the many challenges they encounter. The theoretical framework is based on the interpretation of the relations with the knowledge by Charlot in order to get a new look at this problem. We also use the reference of the life cycle of teachers of Huberman to get the life story of the teachers, the teach ers set to be analyzed and build an instrument for interview. The selected sample of teachers is the third stage described by Huberman, Diversification or Questioning. The Charlot's referential serve to analyze this phase of the teaching profession to understand the reason or reasons that make the Science teacher persist in his career.CECIMIG-FaE-UFMG2011-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3474510.1590/1983-21172011130207Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34745/27434Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessOgo, Marcela Yaemi Laburú, Carlos Eduardo 2021-06-20T02:07:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34745Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-20T02:07:32Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING
title A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING
spellingShingle A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING
Ogo, Marcela Yaemi
Charlot; Huberman; Ciclo de Vida Profissional do Professor de Ciências.
title_short A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING
title_full A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING
title_fullStr A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING
title_full_unstemmed A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING
title_sort A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA BASEADA EM CHARLOT: THE PERMANENCE IN THE CAREER AS A SCIENCE TEACHER: A CHARLOT BASED READING
author Ogo, Marcela Yaemi
author_facet Ogo, Marcela Yaemi
Laburú, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Laburú, Carlos Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ogo, Marcela Yaemi
Laburú, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Charlot; Huberman; Ciclo de Vida Profissional do Professor de Ciências.
topic Charlot; Huberman; Ciclo de Vida Profissional do Professor de Ciências.
description O ciclo de vida profissional do professor já foi delimitado por autores como Huberman. Coloca-se à literatura a necessidade da realiza ção de pesquisas que tragam novas perspectivas sobre a carreira desse profissional e, em específico, do professor de Ciências. Ao compararmos os obstáculos e as satisfações encontradas na carreira encontramos nítidas diferenças entre os profissionais docentes, o que justifica a preocupação de focar atenção nos aspectos que mantêm o docente de Ciências na car reira, apesar dos inúmeros desafios por ele encontrados. O referencial teó rico utilizado baseia-se em uma leitura das relações com o saber de Charlot, a fim de buscar um novo olhar para esse problema. Também empregamos o referencial de ciclo de vida de professores de Huberman para obter a história de vida dos professores, definir o professorado a ser analisado e construir um instrumento de entrevista. A amostra seleciona da de professores encontra-se na terceira fase descrita por Huberman, de Diversificação ou Questionamento. O referencial de Charlot servirá para analisar essa fase da carreira docente para que compreendamos a razão ou razões que fazem com que o professor de Ciências persista na carreira. The life cycle of the teacher has been defined by authors such as Huberman. The literature is, thus, entrusted with the need for conduct ing research to bring new perspectives on the career of a professional and in particular the science teacher. While comparing the obstacles and the satisfaction found along the career, one detects clear differences among professional teachers, hence the concern to focus attention on the aspects that make the teacher of Science uphold their career, despite the many challenges they encounter. The theoretical framework is based on the interpretation of the relations with the knowledge by Charlot in order to get a new look at this problem. We also use the reference of the life cycle of teachers of Huberman to get the life story of the teachers, the teach ers set to be analyzed and build an instrument for interview. The selected sample of teachers is the third stage described by Huberman, Diversification or Questioning. The Charlot's referential serve to analyze this phase of the teaching profession to understand the reason or reasons that make the Science teacher persist in his career.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34745
10.1590/1983-21172011130207
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34745
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172011130207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34745/27434
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165070180352