CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Dirceu Fernando
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/620
Resumo: Bernard Charlot investiga a fundo as condições do ensino no tocante aos seus aspectos gerais, pondo em xeque o problema crucial das categorias e dos modos de pesquisa relativos ao fenômeno ‘fracasso escolar’. Charlot não admite mais o deslocamento da pesquisa para um foco que não deva ser orientado a conclusões errôneas e, principalmente, preconceituosas. No subtítulo, Elementos de uma teoria, são dadas as condições de um novo panorama na relação com o saber não mais os tão antiquadamente garantidos por uma ‘tradição’ de pesquisa. A proposta de Charlot visa não somente à dimensão de um saber específico, mas á generalidade do saber que envolva redes que não podem ser desmanchadas e desconsideradas nesse novo modo de encarar o aprendizado e sua formulação pelos sujeitos que nele estão envolvidos. [...] Palavras-chave: Filosofia; Bernard Charlot; Da Relação com o Saber;
id UFU-2_abd050cf6aff605a4f1d3696a2aa664b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/620
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.FilosofiaEducaçãoBernard CharlotDa Relação com o SaberBernard Charlot investiga a fundo as condições do ensino no tocante aos seus aspectos gerais, pondo em xeque o problema crucial das categorias e dos modos de pesquisa relativos ao fenômeno ‘fracasso escolar’. Charlot não admite mais o deslocamento da pesquisa para um foco que não deva ser orientado a conclusões errôneas e, principalmente, preconceituosas. No subtítulo, Elementos de uma teoria, são dadas as condições de um novo panorama na relação com o saber não mais os tão antiquadamente garantidos por uma ‘tradição’ de pesquisa. A proposta de Charlot visa não somente à dimensão de um saber específico, mas á generalidade do saber que envolva redes que não podem ser desmanchadas e desconsideradas nesse novo modo de encarar o aprendizado e sua formulação pelos sujeitos que nele estão envolvidos. [...] Palavras-chave: Filosofia; Bernard Charlot; Da Relação com o Saber;EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62010.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-620Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 291-2971982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/620/565Copyright (c) 2016 Dirceu Fernando Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Dirceu Fernando2023-05-26T18:28:44Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/620Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-05-26T18:28:44Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
title CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
spellingShingle CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Ferreira, Dirceu Fernando
Filosofia
Educação
Bernard Charlot
Da Relação com o Saber
title_short CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
title_full CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
title_fullStr CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
title_full_unstemmed CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
title_sort CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
author Ferreira, Dirceu Fernando
author_facet Ferreira, Dirceu Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Dirceu Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Educação
Bernard Charlot
Da Relação com o Saber
topic Filosofia
Educação
Bernard Charlot
Da Relação com o Saber
description Bernard Charlot investiga a fundo as condições do ensino no tocante aos seus aspectos gerais, pondo em xeque o problema crucial das categorias e dos modos de pesquisa relativos ao fenômeno ‘fracasso escolar’. Charlot não admite mais o deslocamento da pesquisa para um foco que não deva ser orientado a conclusões errôneas e, principalmente, preconceituosas. No subtítulo, Elementos de uma teoria, são dadas as condições de um novo panorama na relação com o saber não mais os tão antiquadamente garantidos por uma ‘tradição’ de pesquisa. A proposta de Charlot visa não somente à dimensão de um saber específico, mas á generalidade do saber que envolva redes que não podem ser desmanchadas e desconsideradas nesse novo modo de encarar o aprendizado e sua formulação pelos sujeitos que nele estão envolvidos. [...] Palavras-chave: Filosofia; Bernard Charlot; Da Relação com o Saber;
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/620
10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-620
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/620
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/620/565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Dirceu Fernando Ferreira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Dirceu Fernando Ferreira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 291-297
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231144427520