A LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS COMO CONFRONTO DE PERSPECTIVAS: READING OF SCIENCE TEXTBOOKS AS A CONFRONTATION OF PERSPECTIVES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34732 |
Resumo: | A afirmação de que a formação de sujeitos leitores e produtores de texto é um compromisso transversal de todas as áreas da educação escolar desafiou os autores deste trabalho a buscar modos de mediar a ação de professores de ciências identificados com esse discurso. Neste artigo, apresentamos dados que emergiram da análise de uma das atividades concebidas para atender a esse objetivo. A avaliação da mesma nos remeteu às questões tais como: (i) de que modo os estudantes se expressaram sobre a tensão, sugerida pelo texto lido na ocasião, entre a cultura popular e a cultura das ciências? (ii) que aspectos do texto foram considerados mais provocativos, por esses sujeitos, e como eles os confrontaram? The task of preparing good readers and writers is not exclusive responsibility of first language teachers. Aware of this commitment we feel challenged to seek ways to mediate the action of science teachers in reading activities in the classroom. This article presents an analysis of one of these mediations with pre-service teachers in Brazil. The data originated from the analysis of student's written production. This analysis allowed us to answer the following questions: (i) How did pre-service teachers perceive the tension established by the author of the text between science culture and popular culture? (ii) Which features of the text were perceived as against popular culture and how did these persons react to them? |
id |
UFMG-11_2092e3a5d315c5d3ebc019a54ee8e7c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34732 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS COMO CONFRONTO DE PERSPECTIVAS: READING OF SCIENCE TEXTBOOKS AS A CONFRONTATION OF PERSPECTIVESLeitura de Textos Didáticos de Ciências; Formação de Leitores; Formação de Professores.A afirmação de que a formação de sujeitos leitores e produtores de texto é um compromisso transversal de todas as áreas da educação escolar desafiou os autores deste trabalho a buscar modos de mediar a ação de professores de ciências identificados com esse discurso. Neste artigo, apresentamos dados que emergiram da análise de uma das atividades concebidas para atender a esse objetivo. A avaliação da mesma nos remeteu às questões tais como: (i) de que modo os estudantes se expressaram sobre a tensão, sugerida pelo texto lido na ocasião, entre a cultura popular e a cultura das ciências? (ii) que aspectos do texto foram considerados mais provocativos, por esses sujeitos, e como eles os confrontaram? The task of preparing good readers and writers is not exclusive responsibility of first language teachers. Aware of this commitment we feel challenged to seek ways to mediate the action of science teachers in reading activities in the classroom. This article presents an analysis of one of these mediations with pre-service teachers in Brazil. The data originated from the analysis of student's written production. This analysis allowed us to answer the following questions: (i) How did pre-service teachers perceive the tension established by the author of the text between science culture and popular culture? (ii) Which features of the text were perceived as against popular culture and how did these persons react to them?CECIMIG-FaE-UFMG2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3473210.1590/1983-21172011130312Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34732/27423Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Helder Figueiredo Lima, Maria Emília Caixeta de Castro 2021-06-19T22:50:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34732Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T22:50:06Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS COMO CONFRONTO DE PERSPECTIVAS: READING OF SCIENCE TEXTBOOKS AS A CONFRONTATION OF PERSPECTIVES |
title |
A LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS COMO CONFRONTO DE PERSPECTIVAS: READING OF SCIENCE TEXTBOOKS AS A CONFRONTATION OF PERSPECTIVES |
spellingShingle |
A LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS COMO CONFRONTO DE PERSPECTIVAS: READING OF SCIENCE TEXTBOOKS AS A CONFRONTATION OF PERSPECTIVES Paula, Helder Figueiredo Leitura de Textos Didáticos de Ciências; Formação de Leitores; Formação de Professores. |
title_short |
A LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS COMO CONFRONTO DE PERSPECTIVAS: READING OF SCIENCE TEXTBOOKS AS A CONFRONTATION OF PERSPECTIVES |
title_full |
A LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS COMO CONFRONTO DE PERSPECTIVAS: READING OF SCIENCE TEXTBOOKS AS A CONFRONTATION OF PERSPECTIVES |
title_fullStr |
A LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS COMO CONFRONTO DE PERSPECTIVAS: READING OF SCIENCE TEXTBOOKS AS A CONFRONTATION OF PERSPECTIVES |
title_full_unstemmed |
A LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS COMO CONFRONTO DE PERSPECTIVAS: READING OF SCIENCE TEXTBOOKS AS A CONFRONTATION OF PERSPECTIVES |
title_sort |
A LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS COMO CONFRONTO DE PERSPECTIVAS: READING OF SCIENCE TEXTBOOKS AS A CONFRONTATION OF PERSPECTIVES |
author |
Paula, Helder Figueiredo |
author_facet |
Paula, Helder Figueiredo Lima, Maria Emília Caixeta de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria Emília Caixeta de Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Helder Figueiredo Lima, Maria Emília Caixeta de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura de Textos Didáticos de Ciências; Formação de Leitores; Formação de Professores. |
topic |
Leitura de Textos Didáticos de Ciências; Formação de Leitores; Formação de Professores. |
description |
A afirmação de que a formação de sujeitos leitores e produtores de texto é um compromisso transversal de todas as áreas da educação escolar desafiou os autores deste trabalho a buscar modos de mediar a ação de professores de ciências identificados com esse discurso. Neste artigo, apresentamos dados que emergiram da análise de uma das atividades concebidas para atender a esse objetivo. A avaliação da mesma nos remeteu às questões tais como: (i) de que modo os estudantes se expressaram sobre a tensão, sugerida pelo texto lido na ocasião, entre a cultura popular e a cultura das ciências? (ii) que aspectos do texto foram considerados mais provocativos, por esses sujeitos, e como eles os confrontaram? The task of preparing good readers and writers is not exclusive responsibility of first language teachers. Aware of this commitment we feel challenged to seek ways to mediate the action of science teachers in reading activities in the classroom. This article presents an analysis of one of these mediations with pre-service teachers in Brazil. The data originated from the analysis of student's written production. This analysis allowed us to answer the following questions: (i) How did pre-service teachers perceive the tension established by the author of the text between science culture and popular culture? (ii) Which features of the text were perceived as against popular culture and how did these persons react to them? |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34732 10.1590/1983-21172011130312 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34732 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172011130312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34732/27423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165049208832 |