MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES: SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34742 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se um panorama sobre quem são e o que fazem os mediadores de centros e museus de Ciência A literatura aponta os diversos papéis que possuem esses sujeitos e também que a presença desses profissionais nas instituições de educação não-formal já é algo con solidado. Também são apresentados e discutidos dados obtidos junto a mediadores de um centro de Ciências focando o papel desses sujeitos durante as visitas escolares mediadas, com o objetivo de caracterizar as ações que cabem a esses profissionais. Os dados construídos e analisados apontaram que, durante as visitas escolares, os papéis que cabem aos mediadores são: (a) mediar o conhecimento; (b) explicar os conceitos cien tíficos envolvidos nas exposições; (c) apresentar os espaços temáticos; (d) receber e organizar os visitantes; (e) zelar pelo espaço físico e integridade física e moral dos visitantes; (f) complementar e ensino escolar dos visi tantes e (g) difundir conhecimento científico. In the present paper, it is presented a general view about who they are and the activities science centers and museums mediators devel op. The literature points out to the diverse roles attributed to these actors and that the presence of this type of professional is a consolidated prac tice in non-formal educational institutions. Data obtained among the mediators of a science center during mediated school visits are also pre sented and discussed, focusing in the role attributed to these profession als, with the objective of characterizing their actions during these visits. The data obtained and analyzed showed that during school visits, the roles that are attributed to the mediators are: (a) mediation of the knowledge involved in the expositions; (b) explanation of the scientific concepts involved in the expositions; (c) presentation of the thematic spaces; (d) reception and organization of groups of visitors; (e) preservation of the physical and moral integrity of the visitors, and the integrity of the phys ical spaces and their equipments; (f) complementation of the school knowledge, and (g) diffusion of the scientific knowledge. |
id |
UFMG-11_25ad4e213280b16d539a225712b1e1e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34742 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES: SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITSMediadores; Centros e Museus de Ciências; Visitas Escolares Mediadas.Neste artigo apresenta-se um panorama sobre quem são e o que fazem os mediadores de centros e museus de Ciência A literatura aponta os diversos papéis que possuem esses sujeitos e também que a presença desses profissionais nas instituições de educação não-formal já é algo con solidado. Também são apresentados e discutidos dados obtidos junto a mediadores de um centro de Ciências focando o papel desses sujeitos durante as visitas escolares mediadas, com o objetivo de caracterizar as ações que cabem a esses profissionais. Os dados construídos e analisados apontaram que, durante as visitas escolares, os papéis que cabem aos mediadores são: (a) mediar o conhecimento; (b) explicar os conceitos cien tíficos envolvidos nas exposições; (c) apresentar os espaços temáticos; (d) receber e organizar os visitantes; (e) zelar pelo espaço físico e integridade física e moral dos visitantes; (f) complementar e ensino escolar dos visi tantes e (g) difundir conhecimento científico. In the present paper, it is presented a general view about who they are and the activities science centers and museums mediators devel op. The literature points out to the diverse roles attributed to these actors and that the presence of this type of professional is a consolidated prac tice in non-formal educational institutions. Data obtained among the mediators of a science center during mediated school visits are also pre sented and discussed, focusing in the role attributed to these profession als, with the objective of characterizing their actions during these visits. The data obtained and analyzed showed that during school visits, the roles that are attributed to the mediators are: (a) mediation of the knowledge involved in the expositions; (b) explanation of the scientific concepts involved in the expositions; (c) presentation of the thematic spaces; (d) reception and organization of groups of visitors; (e) preservation of the physical and moral integrity of the visitors, and the integrity of the phys ical spaces and their equipments; (f) complementation of the school knowledge, and (g) diffusion of the scientific knowledge.CECIMIG-FaE-UFMG2011-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3474210.1590/1983-21172011130204Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34742/27431Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessSilva , Camila Silveira da Oliveira, Luiz Antonio Andrade de 2021-06-20T01:31:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34742Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-20T01:31:22Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES: SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITS |
title |
MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES: SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITS |
spellingShingle |
MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES: SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITS Silva , Camila Silveira da Mediadores; Centros e Museus de Ciências; Visitas Escolares Mediadas. |
title_short |
MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES: SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITS |
title_full |
MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES: SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITS |
title_fullStr |
MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES: SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITS |
title_full_unstemmed |
MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES: SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITS |
title_sort |
MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES: SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITS |
author |
Silva , Camila Silveira da |
author_facet |
Silva , Camila Silveira da Oliveira, Luiz Antonio Andrade de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Luiz Antonio Andrade de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva , Camila Silveira da Oliveira, Luiz Antonio Andrade de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediadores; Centros e Museus de Ciências; Visitas Escolares Mediadas. |
topic |
Mediadores; Centros e Museus de Ciências; Visitas Escolares Mediadas. |
description |
Neste artigo apresenta-se um panorama sobre quem são e o que fazem os mediadores de centros e museus de Ciência A literatura aponta os diversos papéis que possuem esses sujeitos e também que a presença desses profissionais nas instituições de educação não-formal já é algo con solidado. Também são apresentados e discutidos dados obtidos junto a mediadores de um centro de Ciências focando o papel desses sujeitos durante as visitas escolares mediadas, com o objetivo de caracterizar as ações que cabem a esses profissionais. Os dados construídos e analisados apontaram que, durante as visitas escolares, os papéis que cabem aos mediadores são: (a) mediar o conhecimento; (b) explicar os conceitos cien tíficos envolvidos nas exposições; (c) apresentar os espaços temáticos; (d) receber e organizar os visitantes; (e) zelar pelo espaço físico e integridade física e moral dos visitantes; (f) complementar e ensino escolar dos visi tantes e (g) difundir conhecimento científico. In the present paper, it is presented a general view about who they are and the activities science centers and museums mediators devel op. The literature points out to the diverse roles attributed to these actors and that the presence of this type of professional is a consolidated prac tice in non-formal educational institutions. Data obtained among the mediators of a science center during mediated school visits are also pre sented and discussed, focusing in the role attributed to these profession als, with the objective of characterizing their actions during these visits. The data obtained and analyzed showed that during school visits, the roles that are attributed to the mediators are: (a) mediation of the knowledge involved in the expositions; (b) explanation of the scientific concepts involved in the expositions; (c) presentation of the thematic spaces; (d) reception and organization of groups of visitors; (e) preservation of the physical and moral integrity of the visitors, and the integrity of the phys ical spaces and their equipments; (f) complementation of the school knowledge, and (g) diffusion of the scientific knowledge. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34742 10.1590/1983-21172011130204 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34742 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172011130204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34742/27431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 2 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 2 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 2 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165063888896 |