Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capra Neto, Luiz de Freitas Barcellos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35320
Resumo: O livro didático é uma das ferramentas mais comumente aplicadas pelos professores em suas aulas nas escolas de Educação Básica. Sendo as Ciências Biológicas, entre outras ciências, as que têm sido marcadamente conduzidas pelas Teorias da Evolução, é importante que as mesmas tenham lugar de destaque nas publicações destinadas à Educação Básica, em especial, àquelas direcionadas ao ensino de Biologia do nível Médio. Esta Monografia apresenta uma reflexão analítica acerca dos conteúdos escolares sobre o tema Evolução Biológica, presentes em Livros Didáticos de Biologia para o Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), 2009-2011. Os principais objetivos deste estudo foram investigar e identificar se os modos de apresentação desses conteúdos impressos nos Livros Didáticos, tanto das palavras, quanto das imagens, estão em acordo com os conhecimentos científicos que vigoram na atualidade. A partir dos dados coletados, das categorias de análise construídas com base em Bardin (1969) e dos resultados encontrados é possível afirmar que há uma constante ausência de informações ou saberes relativos à contextualização histórica, filosófica e social das teorias evolutivas, assim como, o direcionamento dos conteúdos de evolução biológica está orientado pelos e para os concursos de ingresso no Ensino Superior. As considerações finais apresentam uma discussão a respeito das teorias evolutivas em seus diferentes contextos, bem como suas relações com outros campos do conhecimento, que não utilizam os mesmos métodos das Ciências Naturais.
id UFRGS-2_f89466b1e0798dba778fa429a3b53280
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35320
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Capra Neto, Luiz de Freitas BarcellosJunqueira, Heloisa2011-12-09T01:19:39Z2010http://hdl.handle.net/10183/35320000781987O livro didático é uma das ferramentas mais comumente aplicadas pelos professores em suas aulas nas escolas de Educação Básica. Sendo as Ciências Biológicas, entre outras ciências, as que têm sido marcadamente conduzidas pelas Teorias da Evolução, é importante que as mesmas tenham lugar de destaque nas publicações destinadas à Educação Básica, em especial, àquelas direcionadas ao ensino de Biologia do nível Médio. Esta Monografia apresenta uma reflexão analítica acerca dos conteúdos escolares sobre o tema Evolução Biológica, presentes em Livros Didáticos de Biologia para o Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), 2009-2011. Os principais objetivos deste estudo foram investigar e identificar se os modos de apresentação desses conteúdos impressos nos Livros Didáticos, tanto das palavras, quanto das imagens, estão em acordo com os conhecimentos científicos que vigoram na atualidade. A partir dos dados coletados, das categorias de análise construídas com base em Bardin (1969) e dos resultados encontrados é possível afirmar que há uma constante ausência de informações ou saberes relativos à contextualização histórica, filosófica e social das teorias evolutivas, assim como, o direcionamento dos conteúdos de evolução biológica está orientado pelos e para os concursos de ingresso no Ensino Superior. As considerações finais apresentam uma discussão a respeito das teorias evolutivas em seus diferentes contextos, bem como suas relações com outros campos do conhecimento, que não utilizam os mesmos métodos das Ciências Naturais.application/pdfporEvolução biológicaLivro didáticoDos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000781987.pdf000781987.pdfTexto completoapplication/pdf365414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35320/1/000781987.pdff054db70a4089763c9aa66bff75a8bf9MD51TEXT000781987.pdf.txt000781987.pdf.txtExtracted Texttext/plain50462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35320/2/000781987.pdf.txt7f515f5ca852f0704098ce1a5d960fe4MD52THUMBNAIL000781987.pdf.jpg000781987.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35320/3/000781987.pdf.jpg366c5b5d327c78bb97405b78d0618bd9MD5310183/353202018-10-08 08:42:06.212oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35320Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:42:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares
title Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares
spellingShingle Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares
Capra Neto, Luiz de Freitas Barcellos
Evolução biológica
Livro didático
title_short Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares
title_full Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares
title_fullStr Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares
title_full_unstemmed Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares
title_sort Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares
author Capra Neto, Luiz de Freitas Barcellos
author_facet Capra Neto, Luiz de Freitas Barcellos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capra Neto, Luiz de Freitas Barcellos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução biológica
Livro didático
topic Evolução biológica
Livro didático
description O livro didático é uma das ferramentas mais comumente aplicadas pelos professores em suas aulas nas escolas de Educação Básica. Sendo as Ciências Biológicas, entre outras ciências, as que têm sido marcadamente conduzidas pelas Teorias da Evolução, é importante que as mesmas tenham lugar de destaque nas publicações destinadas à Educação Básica, em especial, àquelas direcionadas ao ensino de Biologia do nível Médio. Esta Monografia apresenta uma reflexão analítica acerca dos conteúdos escolares sobre o tema Evolução Biológica, presentes em Livros Didáticos de Biologia para o Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), 2009-2011. Os principais objetivos deste estudo foram investigar e identificar se os modos de apresentação desses conteúdos impressos nos Livros Didáticos, tanto das palavras, quanto das imagens, estão em acordo com os conhecimentos científicos que vigoram na atualidade. A partir dos dados coletados, das categorias de análise construídas com base em Bardin (1969) e dos resultados encontrados é possível afirmar que há uma constante ausência de informações ou saberes relativos à contextualização histórica, filosófica e social das teorias evolutivas, assim como, o direcionamento dos conteúdos de evolução biológica está orientado pelos e para os concursos de ingresso no Ensino Superior. As considerações finais apresentam uma discussão a respeito das teorias evolutivas em seus diferentes contextos, bem como suas relações com outros campos do conhecimento, que não utilizam os mesmos métodos das Ciências Naturais.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-09T01:19:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35320
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000781987
url http://hdl.handle.net/10183/35320
identifier_str_mv 000781987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35320/1/000781987.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35320/2/000781987.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35320/3/000781987.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f054db70a4089763c9aa66bff75a8bf9
7f515f5ca852f0704098ce1a5d960fe4
366c5b5d327c78bb97405b78d0618bd9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224418551136256