A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ricardo Francisco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fusinato, Polônia Altoé, Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
DOI: 10.1590/1983-21172017190126
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33334
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar que uma formação inicial baseada na prática pluralista e em atividades que envolvem a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias pode contribuir para uma melhor capacitação de professores de Física visando combater vários dos problemas enfrentados pelos docentes em sala de aula. A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva qualitativa e procura responder questões particulares da realidade investigada, preocupada com o diagnóstico do problema em um determinado contexto específico. A metodologia de pesquisa escolhida para análise dos dados é a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Como resultado, verificamos uma evolução gradativa dos licenciandos ao assumirem uma postura participativa, reflexiva e interativa durante as atividades desenvolvidas, indicando que a proposta tem potencial para promover a formação inicial de professores de Física, no sentido de contribuir significativamente para que esses profissionais em formação adquiram reflexibilidade, dinamicidade e experiências diversificadas. This paper aims to show that a pluralistic practice-based activity that involves the reflective practice, the playful and the use of technology can contribute to a better initial training of Physics teachers and help them to face several classroom problems. The survey was conducted under a qualitative perspective and seeks to answer particular questions about the investigated reality, concerned with the diagnosis of the problem at a specific context. For data analysis, we have chosen the Content Analysis proposed by Bardin as research methodology. As a result, we have verified a gradual evolution of undergraduates by taking a participatory, reflective and interactive posture during the activities, showing that the proposal has the potential to promote initial training of Physics teachers, in the sense of contributing significantly so that these new professionals to acquire reflexivity, dynamicity and diversified experiences.
id UFMG-11_38d4699d61aee0ad5a15b0a206f2dcef
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33334
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
spelling A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICSFormação inicial de professores; Estágio Supervisionado em Física; Ensino de Física.O presente trabalho tem como objetivo mostrar que uma formação inicial baseada na prática pluralista e em atividades que envolvem a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias pode contribuir para uma melhor capacitação de professores de Física visando combater vários dos problemas enfrentados pelos docentes em sala de aula. A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva qualitativa e procura responder questões particulares da realidade investigada, preocupada com o diagnóstico do problema em um determinado contexto específico. A metodologia de pesquisa escolhida para análise dos dados é a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Como resultado, verificamos uma evolução gradativa dos licenciandos ao assumirem uma postura participativa, reflexiva e interativa durante as atividades desenvolvidas, indicando que a proposta tem potencial para promover a formação inicial de professores de Física, no sentido de contribuir significativamente para que esses profissionais em formação adquiram reflexibilidade, dinamicidade e experiências diversificadas. This paper aims to show that a pluralistic practice-based activity that involves the reflective practice, the playful and the use of technology can contribute to a better initial training of Physics teachers and help them to face several classroom problems. The survey was conducted under a qualitative perspective and seeks to answer particular questions about the investigated reality, concerned with the diagnosis of the problem at a specific context. For data analysis, we have chosen the Content Analysis proposed by Bardin as research methodology. As a result, we have verified a gradual evolution of undergraduates by taking a participatory, reflective and interactive posture during the activities, showing that the proposal has the potential to promote initial training of Physics teachers, in the sense of contributing significantly so that these new professionals to acquire reflexivity, dynamicity and diversified experiences.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3333410.1590/1983-21172017190126 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33334/26564Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ricardo FranciscoFusinato, Polônia Altoé Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33334Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
title A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
spellingShingle A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
Pereira, Ricardo Francisco
Formação inicial de professores; Estágio Supervisionado em Física; Ensino de Física.
Pereira, Ricardo Francisco
Formação inicial de professores; Estágio Supervisionado em Física; Ensino de Física.
title_short A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
title_full A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
title_fullStr A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
title_full_unstemmed A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
title_sort A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
author Pereira, Ricardo Francisco
author_facet Pereira, Ricardo Francisco
Pereira, Ricardo Francisco
Fusinato, Polônia Altoé
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Fusinato, Polônia Altoé
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
author_role author
author2 Fusinato, Polônia Altoé
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ricardo Francisco
Fusinato, Polônia Altoé
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores; Estágio Supervisionado em Física; Ensino de Física.
topic Formação inicial de professores; Estágio Supervisionado em Física; Ensino de Física.
description O presente trabalho tem como objetivo mostrar que uma formação inicial baseada na prática pluralista e em atividades que envolvem a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias pode contribuir para uma melhor capacitação de professores de Física visando combater vários dos problemas enfrentados pelos docentes em sala de aula. A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva qualitativa e procura responder questões particulares da realidade investigada, preocupada com o diagnóstico do problema em um determinado contexto específico. A metodologia de pesquisa escolhida para análise dos dados é a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Como resultado, verificamos uma evolução gradativa dos licenciandos ao assumirem uma postura participativa, reflexiva e interativa durante as atividades desenvolvidas, indicando que a proposta tem potencial para promover a formação inicial de professores de Física, no sentido de contribuir significativamente para que esses profissionais em formação adquiram reflexibilidade, dinamicidade e experiências diversificadas. This paper aims to show that a pluralistic practice-based activity that involves the reflective practice, the playful and the use of technology can contribute to a better initial training of Physics teachers and help them to face several classroom problems. The survey was conducted under a qualitative perspective and seeks to answer particular questions about the investigated reality, concerned with the diagnosis of the problem at a specific context. For data analysis, we have chosen the Content Analysis proposed by Bardin as research methodology. As a result, we have verified a gradual evolution of undergraduates by taking a participatory, reflective and interactive posture during the activities, showing that the proposal has the potential to promote initial training of Physics teachers, in the sense of contributing significantly so that these new professionals to acquire reflexivity, dynamicity and diversified experiences.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33334
10.1590/1983-21172017190126
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33334
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33334/26564
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1822183033930776576
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/1983-21172017190126