A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AO VISITAR UM MUSEU DE CIÊNCIA: UM ESTUDO NO MUSEU DA VIDA: THE TEENAGERS’ EXPERIENCE DURING A VISIT TO THE SCIENCE MUSEUM: A STUDY IN THE MUSEU DA VIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10524 |
Resumo: | Neste estudo exploratório, de caráter qualitativo, objetivamos compreender a experiência de adolescentes em museus de ciência em visita fora do contexto escolar. Em particular, apresentamos a análise da visita de cinco grupos, entre 14 e 17 anos, de escolas públicas, à exposição “Passado e Presente - ciência, saúde e vida pública”, localizada no Castelo Mourisco do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Os resultados indicam que, durante as visitas, esse público interagiu intensamente nas relações entre três elementos fundamentais no modelo teórico adotado: os módulos expositivos, os próprios visitantes e os mediadores. Esse dado, associado à análise de trechos específicos das visitas, sugere que, quando os adolescentes vão ao museu, eles podem vivenciar diversas experiências que permitem tornar esse espaço de aprendizagem não formal interessante, excitante e motivador, e, consequentemente, oferecer oportunidades de aprendizagem por livre escolha e de discussão sobre a ciência e temáticas que a tangenciam. In this exploratory and qualitative study, our aim is to understand the teenagers’ experience in science museums in a visit out of the school context. In particular, we present the analysis of the visit of five groups, aged between 14 and 17 years, who study in public schools, to the exhibition “Past and Present - science, health and public life”, located in the Castelo Mourisco do Museu da Vida, from Fundação Oswaldo Cruz, in Rio de Janeiro. The results showed that, throughout the visit, this specific public had interacted deeply with the three fundamental actors listed in the theoretical model we adopted: the exhibition, the visitors themselves and the museum explainers. This data, associated with qualitative analysis of specific sections of the group visits, indicates that, when teenagers go to a museum, they can experience situations that make this informal learning setting interesting, exciting and motivating, and consequently, it can offer opportunities of free choice learning and of discussion about the science and related issues. |
id |
UFMG-11_4e5d5f1149c06f8f506a90fadfde817c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10524 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AO VISITAR UM MUSEU DE CIÊNCIA: UM ESTUDO NO MUSEU DA VIDA: THE TEENAGERS’ EXPERIENCE DURING A VISIT TO THE SCIENCE MUSEUM: A STUDY IN THE MUSEU DA VIDADivulgação científica; Educação não formal; Museus de ciências; Aprendizagem por livre escolha.Divulgação CientíficaNeste estudo exploratório, de caráter qualitativo, objetivamos compreender a experiência de adolescentes em museus de ciência em visita fora do contexto escolar. Em particular, apresentamos a análise da visita de cinco grupos, entre 14 e 17 anos, de escolas públicas, à exposição “Passado e Presente - ciência, saúde e vida pública”, localizada no Castelo Mourisco do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Os resultados indicam que, durante as visitas, esse público interagiu intensamente nas relações entre três elementos fundamentais no modelo teórico adotado: os módulos expositivos, os próprios visitantes e os mediadores. Esse dado, associado à análise de trechos específicos das visitas, sugere que, quando os adolescentes vão ao museu, eles podem vivenciar diversas experiências que permitem tornar esse espaço de aprendizagem não formal interessante, excitante e motivador, e, consequentemente, oferecer oportunidades de aprendizagem por livre escolha e de discussão sobre a ciência e temáticas que a tangenciam. In this exploratory and qualitative study, our aim is to understand the teenagers’ experience in science museums in a visit out of the school context. In particular, we present the analysis of the visit of five groups, aged between 14 and 17 years, who study in public schools, to the exhibition “Past and Present - science, health and public life”, located in the Castelo Mourisco do Museu da Vida, from Fundação Oswaldo Cruz, in Rio de Janeiro. The results showed that, throughout the visit, this specific public had interacted deeply with the three fundamental actors listed in the theoretical model we adopted: the exhibition, the visitors themselves and the museum explainers. This data, associated with qualitative analysis of specific sections of the group visits, indicates that, when teenagers go to a museum, they can experience situations that make this informal learning setting interesting, exciting and motivating, and consequently, it can offer opportunities of free choice learning and of discussion about the science and related issues.CECIMIG-FaE-UFMG2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1052410.1590/1983-21172019210115 Ensaio Research in Science Education; Vol. 21 (2019)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 21 (2019)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 21 (2019)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10524/26916Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMassarani, LuisaReznik, GabrielaRocha, Jessica Norberto Falla, SigridRowe, ShawnMartins, Alanna DahanAmorim, Luis Henrique2021-05-04T03:46:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10524Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-04T03:46:02Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AO VISITAR UM MUSEU DE CIÊNCIA: UM ESTUDO NO MUSEU DA VIDA: THE TEENAGERS’ EXPERIENCE DURING A VISIT TO THE SCIENCE MUSEUM: A STUDY IN THE MUSEU DA VIDA |
title |
A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AO VISITAR UM MUSEU DE CIÊNCIA: UM ESTUDO NO MUSEU DA VIDA: THE TEENAGERS’ EXPERIENCE DURING A VISIT TO THE SCIENCE MUSEUM: A STUDY IN THE MUSEU DA VIDA |
spellingShingle |
A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AO VISITAR UM MUSEU DE CIÊNCIA: UM ESTUDO NO MUSEU DA VIDA: THE TEENAGERS’ EXPERIENCE DURING A VISIT TO THE SCIENCE MUSEUM: A STUDY IN THE MUSEU DA VIDA Massarani, Luisa Divulgação científica; Educação não formal; Museus de ciências; Aprendizagem por livre escolha. Divulgação Científica |
title_short |
A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AO VISITAR UM MUSEU DE CIÊNCIA: UM ESTUDO NO MUSEU DA VIDA: THE TEENAGERS’ EXPERIENCE DURING A VISIT TO THE SCIENCE MUSEUM: A STUDY IN THE MUSEU DA VIDA |
title_full |
A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AO VISITAR UM MUSEU DE CIÊNCIA: UM ESTUDO NO MUSEU DA VIDA: THE TEENAGERS’ EXPERIENCE DURING A VISIT TO THE SCIENCE MUSEUM: A STUDY IN THE MUSEU DA VIDA |
title_fullStr |
A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AO VISITAR UM MUSEU DE CIÊNCIA: UM ESTUDO NO MUSEU DA VIDA: THE TEENAGERS’ EXPERIENCE DURING A VISIT TO THE SCIENCE MUSEUM: A STUDY IN THE MUSEU DA VIDA |
title_full_unstemmed |
A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AO VISITAR UM MUSEU DE CIÊNCIA: UM ESTUDO NO MUSEU DA VIDA: THE TEENAGERS’ EXPERIENCE DURING A VISIT TO THE SCIENCE MUSEUM: A STUDY IN THE MUSEU DA VIDA |
title_sort |
A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES AO VISITAR UM MUSEU DE CIÊNCIA: UM ESTUDO NO MUSEU DA VIDA: THE TEENAGERS’ EXPERIENCE DURING A VISIT TO THE SCIENCE MUSEUM: A STUDY IN THE MUSEU DA VIDA |
author |
Massarani, Luisa |
author_facet |
Massarani, Luisa Reznik, Gabriela Rocha, Jessica Norberto Falla, Sigrid Rowe, Shawn Martins, Alanna Dahan Amorim, Luis Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Reznik, Gabriela Rocha, Jessica Norberto Falla, Sigrid Rowe, Shawn Martins, Alanna Dahan Amorim, Luis Henrique |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massarani, Luisa Reznik, Gabriela Rocha, Jessica Norberto Falla, Sigrid Rowe, Shawn Martins, Alanna Dahan Amorim, Luis Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica; Educação não formal; Museus de ciências; Aprendizagem por livre escolha. Divulgação Científica |
topic |
Divulgação científica; Educação não formal; Museus de ciências; Aprendizagem por livre escolha. Divulgação Científica |
description |
Neste estudo exploratório, de caráter qualitativo, objetivamos compreender a experiência de adolescentes em museus de ciência em visita fora do contexto escolar. Em particular, apresentamos a análise da visita de cinco grupos, entre 14 e 17 anos, de escolas públicas, à exposição “Passado e Presente - ciência, saúde e vida pública”, localizada no Castelo Mourisco do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Os resultados indicam que, durante as visitas, esse público interagiu intensamente nas relações entre três elementos fundamentais no modelo teórico adotado: os módulos expositivos, os próprios visitantes e os mediadores. Esse dado, associado à análise de trechos específicos das visitas, sugere que, quando os adolescentes vão ao museu, eles podem vivenciar diversas experiências que permitem tornar esse espaço de aprendizagem não formal interessante, excitante e motivador, e, consequentemente, oferecer oportunidades de aprendizagem por livre escolha e de discussão sobre a ciência e temáticas que a tangenciam. In this exploratory and qualitative study, our aim is to understand the teenagers’ experience in science museums in a visit out of the school context. In particular, we present the analysis of the visit of five groups, aged between 14 and 17 years, who study in public schools, to the exhibition “Past and Present - science, health and public life”, located in the Castelo Mourisco do Museu da Vida, from Fundação Oswaldo Cruz, in Rio de Janeiro. The results showed that, throughout the visit, this specific public had interacted deeply with the three fundamental actors listed in the theoretical model we adopted: the exhibition, the visitors themselves and the museum explainers. This data, associated with qualitative analysis of specific sections of the group visits, indicates that, when teenagers go to a museum, they can experience situations that make this informal learning setting interesting, exciting and motivating, and consequently, it can offer opportunities of free choice learning and of discussion about the science and related issues. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Científica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10524 10.1590/1983-21172019210115 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10524 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172019210115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10524/26916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 21 (2019) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 21 (2019) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 21 (2019) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711163452227584 |