O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS: THE IMPACT OF A PROFESSIONAL MASTER IN PHYSICS EDUCATION IN THE TEACHING PRACTICE OF THE STUDENTS: A BAKHTINIAN ANALYSIS ON PROFESSIONAL KNOWLEDGE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34428 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto de um mestrado profissional em ensino de Física na vida profissional de seus alunos, a partir dos conceitos de saberes e de conhecimentos profissionais cunhados, respectivamente, por Tardif (2007) e Porlán; Rivero (1998). A pesquisa foi realizada de acordo com uma análise qualitativa e a discussão dos dados foi feita com base no pensamento sobre análise do discurso do filósofo russo Mikhail Bakhtin (2003). Uma das etapas da investigação foi a entrevista semiestruturada, realizada com vinte alunos em diferentes situações em relação ao curso. Os resultados sugerem que as ações envolvidas na prática pedagógica dos alunos desde a questão curricular, passando pelo planejamento, crenças e concepções, estão impregnadas de elementos do racionalismo técnico, os quais o curso de mestrado profissional não parece abalar. This work aims to analyze the impact of a Professional Master's in Physics Teaching in the professional life of their students throughout the concepts of knowledge and professional knowledge coined respectively by Tardif (2007) and Porlan and Rivero (1998). The investigation is qualitative, based on discourse analysis of Bakhtin (2003). One of the stages of the research presented here is based on semi-structured interviews conducted with twenty students in different situations in relation to the course. The findings suggest that the actions involved in the teaching practice of students concerning curriculum, planning, concepts and beliefs, are steeped in elements of the so called technical rationalism, which the Professional Master's degree does not seem to shatter. |
id |
UFMG-11_5087c93b5854cbd16736c43a204dabe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34428 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS: THE IMPACT OF A PROFESSIONAL MASTER IN PHYSICS EDUCATION IN THE TEACHING PRACTICE OF THE STUDENTS: A BAKHTINIAN ANALYSIS ON PROFESSIONAL KNOWLEDGEMestrado Profissional; Conhecimentos Profissionais; Formação de Professores.Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto de um mestrado profissional em ensino de Física na vida profissional de seus alunos, a partir dos conceitos de saberes e de conhecimentos profissionais cunhados, respectivamente, por Tardif (2007) e Porlán; Rivero (1998). A pesquisa foi realizada de acordo com uma análise qualitativa e a discussão dos dados foi feita com base no pensamento sobre análise do discurso do filósofo russo Mikhail Bakhtin (2003). Uma das etapas da investigação foi a entrevista semiestruturada, realizada com vinte alunos em diferentes situações em relação ao curso. Os resultados sugerem que as ações envolvidas na prática pedagógica dos alunos desde a questão curricular, passando pelo planejamento, crenças e concepções, estão impregnadas de elementos do racionalismo técnico, os quais o curso de mestrado profissional não parece abalar. This work aims to analyze the impact of a Professional Master's in Physics Teaching in the professional life of their students throughout the concepts of knowledge and professional knowledge coined respectively by Tardif (2007) and Porlan and Rivero (1998). The investigation is qualitative, based on discourse analysis of Bakhtin (2003). One of the stages of the research presented here is based on semi-structured interviews conducted with twenty students in different situations in relation to the course. The findings suggest that the actions involved in the teaching practice of students concerning curriculum, planning, concepts and beliefs, are steeped in elements of the so called technical rationalism, which the Professional Master's degree does not seem to shatter.CECIMIG-FaE-UFMG2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3442810.1590/1983-21172013150206Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 2 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 2 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 2 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34428/27649Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessSchäfer, Eliane Dias Alvarez Ostermann, Fernanda 2021-07-06T20:37:15Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34428Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-06T20:37:15Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS: THE IMPACT OF A PROFESSIONAL MASTER IN PHYSICS EDUCATION IN THE TEACHING PRACTICE OF THE STUDENTS: A BAKHTINIAN ANALYSIS ON PROFESSIONAL KNOWLEDGE |
title |
O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS: THE IMPACT OF A PROFESSIONAL MASTER IN PHYSICS EDUCATION IN THE TEACHING PRACTICE OF THE STUDENTS: A BAKHTINIAN ANALYSIS ON PROFESSIONAL KNOWLEDGE |
spellingShingle |
O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS: THE IMPACT OF A PROFESSIONAL MASTER IN PHYSICS EDUCATION IN THE TEACHING PRACTICE OF THE STUDENTS: A BAKHTINIAN ANALYSIS ON PROFESSIONAL KNOWLEDGE Schäfer, Eliane Dias Alvarez Mestrado Profissional; Conhecimentos Profissionais; Formação de Professores. |
title_short |
O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS: THE IMPACT OF A PROFESSIONAL MASTER IN PHYSICS EDUCATION IN THE TEACHING PRACTICE OF THE STUDENTS: A BAKHTINIAN ANALYSIS ON PROFESSIONAL KNOWLEDGE |
title_full |
O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS: THE IMPACT OF A PROFESSIONAL MASTER IN PHYSICS EDUCATION IN THE TEACHING PRACTICE OF THE STUDENTS: A BAKHTINIAN ANALYSIS ON PROFESSIONAL KNOWLEDGE |
title_fullStr |
O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS: THE IMPACT OF A PROFESSIONAL MASTER IN PHYSICS EDUCATION IN THE TEACHING PRACTICE OF THE STUDENTS: A BAKHTINIAN ANALYSIS ON PROFESSIONAL KNOWLEDGE |
title_full_unstemmed |
O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS: THE IMPACT OF A PROFESSIONAL MASTER IN PHYSICS EDUCATION IN THE TEACHING PRACTICE OF THE STUDENTS: A BAKHTINIAN ANALYSIS ON PROFESSIONAL KNOWLEDGE |
title_sort |
O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS: THE IMPACT OF A PROFESSIONAL MASTER IN PHYSICS EDUCATION IN THE TEACHING PRACTICE OF THE STUDENTS: A BAKHTINIAN ANALYSIS ON PROFESSIONAL KNOWLEDGE |
author |
Schäfer, Eliane Dias Alvarez |
author_facet |
Schäfer, Eliane Dias Alvarez Ostermann, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Ostermann, Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schäfer, Eliane Dias Alvarez Ostermann, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado Profissional; Conhecimentos Profissionais; Formação de Professores. |
topic |
Mestrado Profissional; Conhecimentos Profissionais; Formação de Professores. |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto de um mestrado profissional em ensino de Física na vida profissional de seus alunos, a partir dos conceitos de saberes e de conhecimentos profissionais cunhados, respectivamente, por Tardif (2007) e Porlán; Rivero (1998). A pesquisa foi realizada de acordo com uma análise qualitativa e a discussão dos dados foi feita com base no pensamento sobre análise do discurso do filósofo russo Mikhail Bakhtin (2003). Uma das etapas da investigação foi a entrevista semiestruturada, realizada com vinte alunos em diferentes situações em relação ao curso. Os resultados sugerem que as ações envolvidas na prática pedagógica dos alunos desde a questão curricular, passando pelo planejamento, crenças e concepções, estão impregnadas de elementos do racionalismo técnico, os quais o curso de mestrado profissional não parece abalar. This work aims to analyze the impact of a Professional Master's in Physics Teaching in the professional life of their students throughout the concepts of knowledge and professional knowledge coined respectively by Tardif (2007) and Porlan and Rivero (1998). The investigation is qualitative, based on discourse analysis of Bakhtin (2003). One of the stages of the research presented here is based on semi-structured interviews conducted with twenty students in different situations in relation to the course. The findings suggest that the actions involved in the teaching practice of students concerning curriculum, planning, concepts and beliefs, are steeped in elements of the so called technical rationalism, which the Professional Master's degree does not seem to shatter. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34428 10.1590/1983-21172013150206 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34428 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172013150206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34428/27649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 2 (2013) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 2 (2013) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 2 (2013) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164624535552 |