Human Rights, Science Teaching and Teacher Training in National Journals: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia Cruz Bonfim, Hanslivian
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maciel Guimarães, Orliney
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35107
Resumo: This literature review article aimed to present and discuss how national research has related Science Teaching to Human Rights and Teacher Education, and, more specifically, focused on the research methodologies, their objectives and results. Therefore, academic productions in CAPES Qualis journals were selected, referring to strata A1, A2 and B1 (quadriennium 2013 – 2016). The analysis showed that only two works directly present this relationship, the others interface with the topics Environmental Education, Gender/Sexuality/Sex/Diversity; the objective that appears most in research is related to the discussion on Environmental Education; and most of the works had initial training as their context of action. It was found that there are productions concerned with this articulation; however, there are still gaps, such as, for example, research on specific training on Human Rights for teachers who work in this area of ​​knowledge.
id UFMG-11_690fec0594c9e535bd9630bdff47e4d4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/35107
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Human Rights, Science Teaching and Teacher Training in National Journals: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionaisDerechos Humanos, enseñanza de las Ciencias y formación de profesores en revistas nacionales: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionaisHUMAN RIGHTS AND SCIENCE TEACHER TRAINING IN NATIONAL JOURNALS: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionaisEnsino de CiênciasDireitos HumanosFormação de docentesScience TeachingHuman RightsTeacher TrainingEnseñanza de las CienciasDerechos HumanosFormación de ProfesoresThis literature review article aimed to present and discuss how national research has related Science Teaching to Human Rights and Teacher Education, and, more specifically, focused on the research methodologies, their objectives and results. Therefore, academic productions in CAPES Qualis journals were selected, referring to strata A1, A2 and B1 (quadriennium 2013 – 2016). The analysis showed that only two works directly present this relationship, the others interface with the topics Environmental Education, Gender/Sexuality/Sex/Diversity; the objective that appears most in research is related to the discussion on Environmental Education; and most of the works had initial training as their context of action. It was found that there are productions concerned with this articulation; however, there are still gaps, such as, for example, research on specific training on Human Rights for teachers who work in this area of ​​knowledge.Este artículo de revisión de literatura tuvo como objetivo presentar y discutir cómo la investigación nacional ha relacionado la Enseñanza de las Ciencias con los temas de Derechos Humanos y Formación Docente y, más específicamente, se centró en las tendencias metodológicas de las investigaciones, sus objetivos y resultados. Se seleccionaron producciones académicas en revistas Qualis de CAPES, a los estratos A1, A2 y B1 (2013 - 2016). El análisis mostró que solo dos trabajos presentan directamente esta relación, los otros interactúan con los temas Educación Ambiental, Género/Sexualidad/Sexo/Diversidad; el objetivo que más aparece en la investigación es sobre Educación Ambiental; la mayoría de las obras tenía como contexto de actuación la formación inicial. Se constató que existen producciones que se preocupan por esta articulación, sin embargo, aún existen vacíos, como, por ejemplo, la investigación sobre las formaciones específicas en Derechos Humanos para docentes que actúan en esta área del conocimiento.Este artigo de revisão bibliográfica objetivou discutir como as pesquisas nacionais têm relacionado a temática Direitos Humanos e Formação de Docentes de Ciências Naturais. Para tanto, foram selecionadas produções acadêmicas em periódicos do Qualis da CAPES, referentes aos estratos A1, A2 e B1 (quadriênio 2013 – 2016). Foram analisados: o contexto das investigações, como as pesquisas foram desenvolvidas, os principais resultados e recomendações. A análise mostrou que apenas dois trabalhos apresentam diretamente essa relação, enquanto os demais fazem interface com as temáticas Educação Ambiental, Gêneros/ Sexualidade/Sexo e Diversidade. A temática que mais aparece nas pesquisas está relacionada à discussão sobre Educação Ambiental e a maioria dos trabalhos tinha como contexto a formação inicial de docentes. Constatou-se que há produções que se preocupam com essa articulação, entretanto, ainda há lacunas, como, por exemplo, pesquisas sobre formações específicas sobre Direitos Humanos para os docentes que atuam nessa área do conhecimento.CECIMIG-FaE-UFMG2023-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3510710.1590/1983-21172022240132Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35107/37285Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia Cruz Bonfim, HanslivianMaciel Guimarães, Orliney2024-04-01T21:06:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/35107Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2024-04-01T21:06:34Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Human Rights, Science Teaching and Teacher Training in National Journals: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais
Derechos Humanos, enseñanza de las Ciencias y formación de profesores en revistas nacionales: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais
HUMAN RIGHTS AND SCIENCE TEACHER TRAINING IN NATIONAL JOURNALS: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais
title Human Rights, Science Teaching and Teacher Training in National Journals: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais
spellingShingle Human Rights, Science Teaching and Teacher Training in National Journals: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais
Correia Cruz Bonfim, Hanslivian
Ensino de Ciências
Direitos Humanos
Formação de docentes
Science Teaching
Human Rights
Teacher Training
Enseñanza de las Ciencias
Derechos Humanos
Formación de Profesores
title_short Human Rights, Science Teaching and Teacher Training in National Journals: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais
title_full Human Rights, Science Teaching and Teacher Training in National Journals: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais
title_fullStr Human Rights, Science Teaching and Teacher Training in National Journals: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais
title_full_unstemmed Human Rights, Science Teaching and Teacher Training in National Journals: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais
title_sort Human Rights, Science Teaching and Teacher Training in National Journals: Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais
author Correia Cruz Bonfim, Hanslivian
author_facet Correia Cruz Bonfim, Hanslivian
Maciel Guimarães, Orliney
author_role author
author2 Maciel Guimarães, Orliney
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia Cruz Bonfim, Hanslivian
Maciel Guimarães, Orliney
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Direitos Humanos
Formação de docentes
Science Teaching
Human Rights
Teacher Training
Enseñanza de las Ciencias
Derechos Humanos
Formación de Profesores
topic Ensino de Ciências
Direitos Humanos
Formação de docentes
Science Teaching
Human Rights
Teacher Training
Enseñanza de las Ciencias
Derechos Humanos
Formación de Profesores
description This literature review article aimed to present and discuss how national research has related Science Teaching to Human Rights and Teacher Education, and, more specifically, focused on the research methodologies, their objectives and results. Therefore, academic productions in CAPES Qualis journals were selected, referring to strata A1, A2 and B1 (quadriennium 2013 – 2016). The analysis showed that only two works directly present this relationship, the others interface with the topics Environmental Education, Gender/Sexuality/Sex/Diversity; the objective that appears most in research is related to the discussion on Environmental Education; and most of the works had initial training as their context of action. It was found that there are productions concerned with this articulation; however, there are still gaps, such as, for example, research on specific training on Human Rights for teachers who work in this area of ​​knowledge.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35107
10.1590/1983-21172022240132
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35107
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172022240132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35107/37285
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): Ensaio
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): Ensaio
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711161985269760