INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR: THEMATIC RESEARCH IN SCIENCE TEACHERS' TRAINING IN PAU BRAZIL/BA: UNDERSTANDINGS ABOUT A THEME GENERATOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roger Magalhães da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gehlen, Simoni Tormöhlen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33428
Resumo: Desenvolveu-se um processo formativo de professores de ciências baseado nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador, em que se analisaram as compreensões de professores acerca da natureza, da função e dos critérios de seleção do Tema Gerador "O perigo do rio Água Preta em Pau Brasil-BA". As informações foram obtidas por meio da gravação audiovisual de reuniões com os professores de Ciências da rede municipal de Pau Brasil-BA e por entrevistas semiestruturadas, realizadas após o processo formativo e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destaca-se que os professores compreenderam significativamente as características problematizadora e dialógica do Tema Gerador e estabeleceram relações de temas desta natureza com problemas específicos da comunidade local. Além disso, os professores destacaram que a Investigação Temática possibilita a apreensão de contradições sociais da comunidade e distingue os Temas Geradores dos demais temas. We developed a science teachers' training process based on the relationship between the dynamics of Thematic Approach Freirean and Organizational Curriculum Praxis via Theme Generator, which analyzed the teachers' understanding about the Theme Generator's nature, function and selection criteria: "The dangers of the river Água Preta in Pau Brazil/BA". The information was obtained through meetings with teachers' audiovisual recording and semi-structured interviews conducted after the training process. They were analyzed via Text Analysis Discourse through a category established a priori, which was structured in emerging subcategories. Among the results, it is emphasized that teachers significantly understood the Theme Generator's problematical and dialogical characteristics, as well as established relationships issues of this nature with local community's specific problems. About this, the teachers pointed out that the process of Thematic Research enables the seizure of social contradictions of the community and distinguishes Theme Generators from other themes.  
id UFMG-11_71a10f3052b4712955b35d9700a68e98
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33428
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR: THEMATIC RESEARCH IN SCIENCE TEACHERS' TRAINING IN PAU BRAZIL/BA: UNDERSTANDINGS ABOUT A THEME GENERATORPaulo Freire; Tema Gerador; Formação de professores.Desenvolveu-se um processo formativo de professores de ciências baseado nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador, em que se analisaram as compreensões de professores acerca da natureza, da função e dos critérios de seleção do Tema Gerador "O perigo do rio Água Preta em Pau Brasil-BA". As informações foram obtidas por meio da gravação audiovisual de reuniões com os professores de Ciências da rede municipal de Pau Brasil-BA e por entrevistas semiestruturadas, realizadas após o processo formativo e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destaca-se que os professores compreenderam significativamente as características problematizadora e dialógica do Tema Gerador e estabeleceram relações de temas desta natureza com problemas específicos da comunidade local. Além disso, os professores destacaram que a Investigação Temática possibilita a apreensão de contradições sociais da comunidade e distingue os Temas Geradores dos demais temas. We developed a science teachers' training process based on the relationship between the dynamics of Thematic Approach Freirean and Organizational Curriculum Praxis via Theme Generator, which analyzed the teachers' understanding about the Theme Generator's nature, function and selection criteria: "The dangers of the river Água Preta in Pau Brazil/BA". The information was obtained through meetings with teachers' audiovisual recording and semi-structured interviews conducted after the training process. They were analyzed via Text Analysis Discourse through a category established a priori, which was structured in emerging subcategories. Among the results, it is emphasized that teachers significantly understood the Theme Generator's problematical and dialogical characteristics, as well as established relationships issues of this nature with local community's specific problems. About this, the teachers pointed out that the process of Thematic Research enables the seizure of social contradictions of the community and distinguishes Theme Generators from other themes.  CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3342810.1590/1983-21172016180207 Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 2 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 2 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 2 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33428/26666Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roger Magalhães da Gehlen, Simoni Tormöhlen 2021-04-30T23:50:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33428Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:50:19Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR: THEMATIC RESEARCH IN SCIENCE TEACHERS' TRAINING IN PAU BRAZIL/BA: UNDERSTANDINGS ABOUT A THEME GENERATOR
title INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR: THEMATIC RESEARCH IN SCIENCE TEACHERS' TRAINING IN PAU BRAZIL/BA: UNDERSTANDINGS ABOUT A THEME GENERATOR
spellingShingle INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR: THEMATIC RESEARCH IN SCIENCE TEACHERS' TRAINING IN PAU BRAZIL/BA: UNDERSTANDINGS ABOUT A THEME GENERATOR
Silva, Roger Magalhães da
Paulo Freire; Tema Gerador; Formação de professores.
title_short INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR: THEMATIC RESEARCH IN SCIENCE TEACHERS' TRAINING IN PAU BRAZIL/BA: UNDERSTANDINGS ABOUT A THEME GENERATOR
title_full INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR: THEMATIC RESEARCH IN SCIENCE TEACHERS' TRAINING IN PAU BRAZIL/BA: UNDERSTANDINGS ABOUT A THEME GENERATOR
title_fullStr INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR: THEMATIC RESEARCH IN SCIENCE TEACHERS' TRAINING IN PAU BRAZIL/BA: UNDERSTANDINGS ABOUT A THEME GENERATOR
title_full_unstemmed INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR: THEMATIC RESEARCH IN SCIENCE TEACHERS' TRAINING IN PAU BRAZIL/BA: UNDERSTANDINGS ABOUT A THEME GENERATOR
title_sort INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR: THEMATIC RESEARCH IN SCIENCE TEACHERS' TRAINING IN PAU BRAZIL/BA: UNDERSTANDINGS ABOUT A THEME GENERATOR
author Silva, Roger Magalhães da
author_facet Silva, Roger Magalhães da
Gehlen, Simoni Tormöhlen
author_role author
author2 Gehlen, Simoni Tormöhlen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roger Magalhães da
Gehlen, Simoni Tormöhlen
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire; Tema Gerador; Formação de professores.
topic Paulo Freire; Tema Gerador; Formação de professores.
description Desenvolveu-se um processo formativo de professores de ciências baseado nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador, em que se analisaram as compreensões de professores acerca da natureza, da função e dos critérios de seleção do Tema Gerador "O perigo do rio Água Preta em Pau Brasil-BA". As informações foram obtidas por meio da gravação audiovisual de reuniões com os professores de Ciências da rede municipal de Pau Brasil-BA e por entrevistas semiestruturadas, realizadas após o processo formativo e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destaca-se que os professores compreenderam significativamente as características problematizadora e dialógica do Tema Gerador e estabeleceram relações de temas desta natureza com problemas específicos da comunidade local. Além disso, os professores destacaram que a Investigação Temática possibilita a apreensão de contradições sociais da comunidade e distingue os Temas Geradores dos demais temas. We developed a science teachers' training process based on the relationship between the dynamics of Thematic Approach Freirean and Organizational Curriculum Praxis via Theme Generator, which analyzed the teachers' understanding about the Theme Generator's nature, function and selection criteria: "The dangers of the river Água Preta in Pau Brazil/BA". The information was obtained through meetings with teachers' audiovisual recording and semi-structured interviews conducted after the training process. They were analyzed via Text Analysis Discourse through a category established a priori, which was structured in emerging subcategories. Among the results, it is emphasized that teachers significantly understood the Theme Generator's problematical and dialogical characteristics, as well as established relationships issues of this nature with local community's specific problems. About this, the teachers pointed out that the process of Thematic Research enables the seizure of social contradictions of the community and distinguishes Theme Generators from other themes.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33428
10.1590/1983-21172016180207
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33428
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172016180207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33428/26666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 2 (2016)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 2 (2016)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 2 (2016)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164129607680