POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria dos Remédios de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ramos, Maria Neide Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35094
Resumo: O ato de educar é movido pela ideia do ensinar e do aprender. Este texto apresenta, nessa perspectiva, meios de destacar os cruzamentos entre o ensino e a aprendizagem nas experiências de professoras de ciências em um Clube de Ciências. O objetivo desta pesquisa foi pensar ações educativas de um ensino e uma aprendizagem-acontecimento a partir do pensamento de Gilles Deleuze. Como resultado, é possível observar que alguns modos mobilizam o acontecimento e a criação, quebrando os núcleos e os protocolos de uma pedagogia dogmática, o que marca uma resistência, um movimento que escapa ao senso comum. Assim, este trabalho aponta que o aprender e o ensinar dizem respeito a uma operação sempre inconsciente, não deliberada, que pode fissurar uma programação autoritária. The act of educating is moved by the idea of teaching and learning. This paper presents, in this perspective, ways to highlight the intersections between teaching and learning experiences of teachers in science at a Science Club. The objective of this research was to think about educational activities of teaching and learning-event from the thought of Gilles Deleuze. As a result, it is possible to observe that some methods mobilize the event and setting up, breaking the cores and protocols of a dogmatic pedagogy, which indicates a resistance, a movement that escapes from common sense. Thus, this work points out that learning and teaching relate to an always unconscious operation, non deliberate, which can crack an authoritarian program.
id UFMG-11_736392efb3581086bd990d349e458370
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/35094
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENTEnsino de Ciências; Aprendizagem-acontecimento.O ato de educar é movido pela ideia do ensinar e do aprender. Este texto apresenta, nessa perspectiva, meios de destacar os cruzamentos entre o ensino e a aprendizagem nas experiências de professoras de ciências em um Clube de Ciências. O objetivo desta pesquisa foi pensar ações educativas de um ensino e uma aprendizagem-acontecimento a partir do pensamento de Gilles Deleuze. Como resultado, é possível observar que alguns modos mobilizam o acontecimento e a criação, quebrando os núcleos e os protocolos de uma pedagogia dogmática, o que marca uma resistência, um movimento que escapa ao senso comum. Assim, este trabalho aponta que o aprender e o ensinar dizem respeito a uma operação sempre inconsciente, não deliberada, que pode fissurar uma programação autoritária. The act of educating is moved by the idea of teaching and learning. This paper presents, in this perspective, ways to highlight the intersections between teaching and learning experiences of teachers in science at a Science Club. The objective of this research was to think about educational activities of teaching and learning-event from the thought of Gilles Deleuze. As a result, it is possible to observe that some methods mobilize the event and setting up, breaking the cores and protocols of a dogmatic pedagogy, which indicates a resistance, a movement that escapes from common sense. Thus, this work points out that learning and teaching relate to an always unconscious operation, non deliberate, which can crack an authoritarian program.CECIMIG-FaE-UFMG2014-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3509410.1590/1983-21172014160103Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35094/27662Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Maria dos Remédios de Ramos, Maria Neide Carneiro 2021-07-07T01:23:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/35094Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T01:23:36Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT
title POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT
spellingShingle POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT
Brito, Maria dos Remédios de
Ensino de Ciências; Aprendizagem-acontecimento.
title_short POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT
title_full POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT
title_fullStr POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT
title_full_unstemmed POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT
title_sort POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT
author Brito, Maria dos Remédios de
author_facet Brito, Maria dos Remédios de
Ramos, Maria Neide Carneiro
author_role author
author2 Ramos, Maria Neide Carneiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Maria dos Remédios de
Ramos, Maria Neide Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências; Aprendizagem-acontecimento.
topic Ensino de Ciências; Aprendizagem-acontecimento.
description O ato de educar é movido pela ideia do ensinar e do aprender. Este texto apresenta, nessa perspectiva, meios de destacar os cruzamentos entre o ensino e a aprendizagem nas experiências de professoras de ciências em um Clube de Ciências. O objetivo desta pesquisa foi pensar ações educativas de um ensino e uma aprendizagem-acontecimento a partir do pensamento de Gilles Deleuze. Como resultado, é possível observar que alguns modos mobilizam o acontecimento e a criação, quebrando os núcleos e os protocolos de uma pedagogia dogmática, o que marca uma resistência, um movimento que escapa ao senso comum. Assim, este trabalho aponta que o aprender e o ensinar dizem respeito a uma operação sempre inconsciente, não deliberada, que pode fissurar uma programação autoritária. The act of educating is moved by the idea of teaching and learning. This paper presents, in this perspective, ways to highlight the intersections between teaching and learning experiences of teachers in science at a Science Club. The objective of this research was to think about educational activities of teaching and learning-event from the thought of Gilles Deleuze. As a result, it is possible to observe that some methods mobilize the event and setting up, breaking the cores and protocols of a dogmatic pedagogy, which indicates a resistance, a movement that escapes from common sense. Thus, this work points out that learning and teaching relate to an always unconscious operation, non deliberate, which can crack an authoritarian program.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35094
10.1590/1983-21172014160103
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35094
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172014160103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35094/27662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165273604096