POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35094 |
Resumo: | O ato de educar é movido pela ideia do ensinar e do aprender. Este texto apresenta, nessa perspectiva, meios de destacar os cruzamentos entre o ensino e a aprendizagem nas experiências de professoras de ciências em um Clube de Ciências. O objetivo desta pesquisa foi pensar ações educativas de um ensino e uma aprendizagem-acontecimento a partir do pensamento de Gilles Deleuze. Como resultado, é possível observar que alguns modos mobilizam o acontecimento e a criação, quebrando os núcleos e os protocolos de uma pedagogia dogmática, o que marca uma resistência, um movimento que escapa ao senso comum. Assim, este trabalho aponta que o aprender e o ensinar dizem respeito a uma operação sempre inconsciente, não deliberada, que pode fissurar uma programação autoritária. The act of educating is moved by the idea of teaching and learning. This paper presents, in this perspective, ways to highlight the intersections between teaching and learning experiences of teachers in science at a Science Club. The objective of this research was to think about educational activities of teaching and learning-event from the thought of Gilles Deleuze. As a result, it is possible to observe that some methods mobilize the event and setting up, breaking the cores and protocols of a dogmatic pedagogy, which indicates a resistance, a movement that escapes from common sense. Thus, this work points out that learning and teaching relate to an always unconscious operation, non deliberate, which can crack an authoritarian program. |
id |
UFMG-11_736392efb3581086bd990d349e458370 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/35094 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENTEnsino de Ciências; Aprendizagem-acontecimento.O ato de educar é movido pela ideia do ensinar e do aprender. Este texto apresenta, nessa perspectiva, meios de destacar os cruzamentos entre o ensino e a aprendizagem nas experiências de professoras de ciências em um Clube de Ciências. O objetivo desta pesquisa foi pensar ações educativas de um ensino e uma aprendizagem-acontecimento a partir do pensamento de Gilles Deleuze. Como resultado, é possível observar que alguns modos mobilizam o acontecimento e a criação, quebrando os núcleos e os protocolos de uma pedagogia dogmática, o que marca uma resistência, um movimento que escapa ao senso comum. Assim, este trabalho aponta que o aprender e o ensinar dizem respeito a uma operação sempre inconsciente, não deliberada, que pode fissurar uma programação autoritária. The act of educating is moved by the idea of teaching and learning. This paper presents, in this perspective, ways to highlight the intersections between teaching and learning experiences of teachers in science at a Science Club. The objective of this research was to think about educational activities of teaching and learning-event from the thought of Gilles Deleuze. As a result, it is possible to observe that some methods mobilize the event and setting up, breaking the cores and protocols of a dogmatic pedagogy, which indicates a resistance, a movement that escapes from common sense. Thus, this work points out that learning and teaching relate to an always unconscious operation, non deliberate, which can crack an authoritarian program.CECIMIG-FaE-UFMG2014-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3509410.1590/1983-21172014160103Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35094/27662Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Maria dos Remédios de Ramos, Maria Neide Carneiro 2021-07-07T01:23:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/35094Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T01:23:36Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT |
title |
POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT |
spellingShingle |
POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT Brito, Maria dos Remédios de Ensino de Ciências; Aprendizagem-acontecimento. |
title_short |
POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT |
title_full |
POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT |
title_fullStr |
POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT |
title_full_unstemmed |
POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT |
title_sort |
POR UM ENSINO E UMA APRENDIZAGEM-ACONTECIMENTO: FOR A TEACHING AND LEARNING-EVENT |
author |
Brito, Maria dos Remédios de |
author_facet |
Brito, Maria dos Remédios de Ramos, Maria Neide Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Maria Neide Carneiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Maria dos Remédios de Ramos, Maria Neide Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências; Aprendizagem-acontecimento. |
topic |
Ensino de Ciências; Aprendizagem-acontecimento. |
description |
O ato de educar é movido pela ideia do ensinar e do aprender. Este texto apresenta, nessa perspectiva, meios de destacar os cruzamentos entre o ensino e a aprendizagem nas experiências de professoras de ciências em um Clube de Ciências. O objetivo desta pesquisa foi pensar ações educativas de um ensino e uma aprendizagem-acontecimento a partir do pensamento de Gilles Deleuze. Como resultado, é possível observar que alguns modos mobilizam o acontecimento e a criação, quebrando os núcleos e os protocolos de uma pedagogia dogmática, o que marca uma resistência, um movimento que escapa ao senso comum. Assim, este trabalho aponta que o aprender e o ensinar dizem respeito a uma operação sempre inconsciente, não deliberada, que pode fissurar uma programação autoritária. The act of educating is moved by the idea of teaching and learning. This paper presents, in this perspective, ways to highlight the intersections between teaching and learning experiences of teachers in science at a Science Club. The objective of this research was to think about educational activities of teaching and learning-event from the thought of Gilles Deleuze. As a result, it is possible to observe that some methods mobilize the event and setting up, breaking the cores and protocols of a dogmatic pedagogy, which indicates a resistance, a movement that escapes from common sense. Thus, this work points out that learning and teaching relate to an always unconscious operation, non deliberate, which can crack an authoritarian program. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35094 10.1590/1983-21172014160103 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35094 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172014160103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/35094/27662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165273604096 |