O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10042 |
Resumo: | Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado onde evidenciamos o uso de analogias e metáforas de forma espontânea por professores de Biologia no Ensino Médio. Contrariamente à nossa expectativa inicial, baseada na forte presença das coleções didáticas na prática pedagógica dos professores em geral, em nossas observações evidenciamos que poucas das analogias utilizadas coincidem com aquelas presentes nas coleções didáticas adotadas pelas professoras sujeitos da pesquisa. Detectamos outras fontes de onde podem proceder as analogias utilizadas pelos docentes que são apresentadas e discutidas neste texto. Além disso discutimos os resultados referentes aincorporação das analogias ao planejamento pessoal das professoras sujeitos dessa pesquisa. |
id |
UFMG-11_8319bf1c4381b4b973ad7ae8b02aa2da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10042 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógicaEste artigo é fruto de uma dissertação de mestrado onde evidenciamos o uso de analogias e metáforas de forma espontânea por professores de Biologia no Ensino Médio. Contrariamente à nossa expectativa inicial, baseada na forte presença das coleções didáticas na prática pedagógica dos professores em geral, em nossas observações evidenciamos que poucas das analogias utilizadas coincidem com aquelas presentes nas coleções didáticas adotadas pelas professoras sujeitos da pesquisa. Detectamos outras fontes de onde podem proceder as analogias utilizadas pelos docentes que são apresentadas e discutidas neste texto. Além disso discutimos os resultados referentes aincorporação das analogias ao planejamento pessoal das professoras sujeitos dessa pesquisa.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10042Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 2 (2002); 107-118Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 2 (2002); 107-118Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 2 (2002); 107-1181983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10042/7015Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Daniela FrigoTerrazzan, Eduardo Adolfo2019-02-01T19:54:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10042Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica |
title |
O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica |
spellingShingle |
O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica Ferraz, Daniela Frigo |
title_short |
O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica |
title_full |
O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica |
title_fullStr |
O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica |
title_sort |
O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica |
author |
Ferraz, Daniela Frigo |
author_facet |
Ferraz, Daniela Frigo Terrazzan, Eduardo Adolfo |
author_role |
author |
author2 |
Terrazzan, Eduardo Adolfo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Daniela Frigo Terrazzan, Eduardo Adolfo |
description |
Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado onde evidenciamos o uso de analogias e metáforas de forma espontânea por professores de Biologia no Ensino Médio. Contrariamente à nossa expectativa inicial, baseada na forte presença das coleções didáticas na prática pedagógica dos professores em geral, em nossas observações evidenciamos que poucas das analogias utilizadas coincidem com aquelas presentes nas coleções didáticas adotadas pelas professoras sujeitos da pesquisa. Detectamos outras fontes de onde podem proceder as analogias utilizadas pelos docentes que são apresentadas e discutidas neste texto. Além disso discutimos os resultados referentes aincorporação das analogias ao planejamento pessoal das professoras sujeitos dessa pesquisa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10042 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10042/7015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 2 (2002); 107-118 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 2 (2002); 107-118 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 2 (2002); 107-118 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162584006656 |