O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Daniela Frigo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Terrazzan, Eduardo Adolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10042
Resumo: Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado onde evidenciamos o uso de analogias e metáforas de forma espontânea por professores de Biologia no Ensino Médio. Contrariamente à nossa expectativa inicial, baseada na forte presença das coleções didáticas na prática pedagógica dos professores em geral, em nossas observações evidenciamos que poucas das analogias utilizadas coincidem com aquelas presentes nas coleções didáticas adotadas pelas professoras sujeitos da pesquisa. Detectamos outras fontes de onde podem proceder as analogias utilizadas pelos docentes que são apresentadas e discutidas neste texto. Além disso discutimos os resultados referentes aincorporação das analogias ao planejamento pessoal das professoras sujeitos dessa pesquisa.
id UFMG-11_8319bf1c4381b4b973ad7ae8b02aa2da
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10042
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógicaEste artigo é fruto de uma dissertação de mestrado onde evidenciamos o uso de analogias e metáforas de forma espontânea por professores de Biologia no Ensino Médio. Contrariamente à nossa expectativa inicial, baseada na forte presença das coleções didáticas na prática pedagógica dos professores em geral, em nossas observações evidenciamos que poucas das analogias utilizadas coincidem com aquelas presentes nas coleções didáticas adotadas pelas professoras sujeitos da pesquisa. Detectamos outras fontes de onde podem proceder as analogias utilizadas pelos docentes que são apresentadas e discutidas neste texto. Além disso discutimos os resultados referentes aincorporação das analogias ao planejamento pessoal das professoras sujeitos dessa pesquisa.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10042Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 2 (2002); 107-118Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 2 (2002); 107-118Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 2 (2002); 107-1181983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10042/7015Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Daniela FrigoTerrazzan, Eduardo Adolfo2019-02-01T19:54:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10042Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica
title O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica
spellingShingle O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica
Ferraz, Daniela Frigo
title_short O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica
title_full O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica
title_fullStr O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica
title_full_unstemmed O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica
title_sort O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica
author Ferraz, Daniela Frigo
author_facet Ferraz, Daniela Frigo
Terrazzan, Eduardo Adolfo
author_role author
author2 Terrazzan, Eduardo Adolfo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Daniela Frigo
Terrazzan, Eduardo Adolfo
description Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado onde evidenciamos o uso de analogias e metáforas de forma espontânea por professores de Biologia no Ensino Médio. Contrariamente à nossa expectativa inicial, baseada na forte presença das coleções didáticas na prática pedagógica dos professores em geral, em nossas observações evidenciamos que poucas das analogias utilizadas coincidem com aquelas presentes nas coleções didáticas adotadas pelas professoras sujeitos da pesquisa. Detectamos outras fontes de onde podem proceder as analogias utilizadas pelos docentes que são apresentadas e discutidas neste texto. Além disso discutimos os resultados referentes aincorporação das analogias ao planejamento pessoal das professoras sujeitos dessa pesquisa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10042
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10042/7015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 2 (2002); 107-118
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 2 (2002); 107-118
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 2 (2002); 107-118
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162584006656