FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO: CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Grazielle Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paula, Livia Mascarenhas de, Paula, Lilian Mascarenhas de, Coutinho-Silva, Robson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9944
Resumo: No presente trabalho, objetivamos avaliar um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental oferecido por um museu de ciência, localizado em uma região de grande vulnerabilidade social da Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. O curso se baseou no modelo crítico-reflexivo, bem como a avaliação transcorreu após um semestre do término das atividades, por meio de entrevista semiestruturada e análise de fotografias. Com os resultados, verificamos mudanças significativas nas práticas dos docentes como a inserção de novas metodologias, interdisciplinaridade, planejamento e organização da disciplina de Ciências. Dessa forma, os docentes compreenderam a importância das Ciências para os anos iniciais, assim como reconheceram as diferentes possibilidades e potencialidades da disciplina para uma educação mais holística da criança. In this study, we aim to evaluate a science museum’s continuing education course for teachers that work with elementary school’s early years, from a socially vulnerable region in Baixada Fluminense at Rio de Janeiro state. This course was based on the critical-reflective approach and the evaluation was done one semester after the activity’s completion, through semi-structured interviews and photo analysis. With the results, we found significant changes in teachers’ practices and new methodologies’ inclusion, interdisciplinarity, planning and organization of the science course. Thus, the teachers understood the importance of science to the early years, and recognized the different possibilities and potentials of the discipline for the child’s holistic education.
id UFMG-11_913dec36df10c908ea20bd3e00124ed2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9944
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO: CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIASEnsino de Ciências; anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação continuada de professores.370No presente trabalho, objetivamos avaliar um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental oferecido por um museu de ciência, localizado em uma região de grande vulnerabilidade social da Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. O curso se baseou no modelo crítico-reflexivo, bem como a avaliação transcorreu após um semestre do término das atividades, por meio de entrevista semiestruturada e análise de fotografias. Com os resultados, verificamos mudanças significativas nas práticas dos docentes como a inserção de novas metodologias, interdisciplinaridade, planejamento e organização da disciplina de Ciências. Dessa forma, os docentes compreenderam a importância das Ciências para os anos iniciais, assim como reconheceram as diferentes possibilidades e potencialidades da disciplina para uma educação mais holística da criança. In this study, we aim to evaluate a science museum’s continuing education course for teachers that work with elementary school’s early years, from a socially vulnerable region in Baixada Fluminense at Rio de Janeiro state. This course was based on the critical-reflective approach and the evaluation was done one semester after the activity’s completion, through semi-structured interviews and photo analysis. With the results, we found significant changes in teachers’ practices and new methodologies’ inclusion, interdisciplinarity, planning and organization of the science course. Thus, the teachers understood the importance of science to the early years, and recognized the different possibilities and potentials of the discipline for the child’s holistic education.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/994410.1590/1983-21172017190115 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9944/26545Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Grazielle RodriguesPaula, Livia Mascarenhas dePaula, Lilian Mascarenhas deCoutinho-Silva, Robson2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9944Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO: CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIAS
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO: CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIAS
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO: CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIAS
Pereira, Grazielle Rodrigues
Ensino de Ciências; anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação continuada de professores.
370
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO: CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIAS
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO: CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIAS
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO: CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIAS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO: CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIAS
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO: CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIAS
author Pereira, Grazielle Rodrigues
author_facet Pereira, Grazielle Rodrigues
Paula, Livia Mascarenhas de
Paula, Lilian Mascarenhas de
Coutinho-Silva, Robson
author_role author
author2 Paula, Livia Mascarenhas de
Paula, Lilian Mascarenhas de
Coutinho-Silva, Robson
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Grazielle Rodrigues
Paula, Livia Mascarenhas de
Paula, Lilian Mascarenhas de
Coutinho-Silva, Robson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências; anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação continuada de professores.
370
topic Ensino de Ciências; anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação continuada de professores.
370
description No presente trabalho, objetivamos avaliar um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental oferecido por um museu de ciência, localizado em uma região de grande vulnerabilidade social da Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. O curso se baseou no modelo crítico-reflexivo, bem como a avaliação transcorreu após um semestre do término das atividades, por meio de entrevista semiestruturada e análise de fotografias. Com os resultados, verificamos mudanças significativas nas práticas dos docentes como a inserção de novas metodologias, interdisciplinaridade, planejamento e organização da disciplina de Ciências. Dessa forma, os docentes compreenderam a importância das Ciências para os anos iniciais, assim como reconheceram as diferentes possibilidades e potencialidades da disciplina para uma educação mais holística da criança. In this study, we aim to evaluate a science museum’s continuing education course for teachers that work with elementary school’s early years, from a socially vulnerable region in Baixada Fluminense at Rio de Janeiro state. This course was based on the critical-reflective approach and the evaluation was done one semester after the activity’s completion, through semi-structured interviews and photo analysis. With the results, we found significant changes in teachers’ practices and new methodologies’ inclusion, interdisciplinarity, planning and organization of the science course. Thus, the teachers understood the importance of science to the early years, and recognized the different possibilities and potentials of the discipline for the child’s holistic education.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9944
10.1590/1983-21172017190115
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9944
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9944/26545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162116341760