Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2020 |
Resumo: | Estes são os resultados da pesquisa de cunho qualitativo e exploratório - O ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: percepção de professores dos anos iniciais de Vilhena (Rondônia/Brasil) sobre perímetro e área de figuras planas, desenvolvida nos anos de 2013 a 2015. O objetivo foi investigar a percepção dos docentes e futuros docentes com relação aos conceitos de perímetro e área de figuras planas. Aplicou-se um instrumental com dezessete questões. A análise dos dados revelou as dificuldades de compreensão dos conceitos de área e perímetro, também apontados por autores da área de Educação Matemática em outros estudos. A pesquisa pretendeu propor abordagens significativas para o ensino de área e perímetro através de curso de extensão planejado a partir dos dados obtidos na pesquisa. |
id |
UNIR-3_cf6df384e65c5dfbff919bfc4a3ed068 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/2020 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetroEnsino de Geometria. Anos iniciais. Formação de professores. Educação Matemática.370Estes são os resultados da pesquisa de cunho qualitativo e exploratório - O ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: percepção de professores dos anos iniciais de Vilhena (Rondônia/Brasil) sobre perímetro e área de figuras planas, desenvolvida nos anos de 2013 a 2015. O objetivo foi investigar a percepção dos docentes e futuros docentes com relação aos conceitos de perímetro e área de figuras planas. Aplicou-se um instrumental com dezessete questões. A análise dos dados revelou as dificuldades de compreensão dos conceitos de área e perímetro, também apontados por autores da área de Educação Matemática em outros estudos. A pesquisa pretendeu propor abordagens significativas para o ensino de área e perímetro através de curso de extensão planejado a partir dos dados obtidos na pesquisa.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/202010.26568/2359-2087.2016.2020EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 151-1732359-20872359-208710.26568/educa.v3i6reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2020/1699Muller, Maria CandidaLorenzato, Sergioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-11T19:02:56Zoai:periodicos.unir.br:article/2020Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-01-11T19:02:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro |
title |
Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro |
spellingShingle |
Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro Muller, Maria Candida Ensino de Geometria. Anos iniciais. Formação de professores. Educação Matemática. 370 |
title_short |
Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro |
title_full |
Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro |
title_fullStr |
Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro |
title_full_unstemmed |
Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro |
title_sort |
Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro |
author |
Muller, Maria Candida |
author_facet |
Muller, Maria Candida Lorenzato, Sergio |
author_role |
author |
author2 |
Lorenzato, Sergio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muller, Maria Candida Lorenzato, Sergio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geometria. Anos iniciais. Formação de professores. Educação Matemática. 370 |
topic |
Ensino de Geometria. Anos iniciais. Formação de professores. Educação Matemática. 370 |
description |
Estes são os resultados da pesquisa de cunho qualitativo e exploratório - O ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: percepção de professores dos anos iniciais de Vilhena (Rondônia/Brasil) sobre perímetro e área de figuras planas, desenvolvida nos anos de 2013 a 2015. O objetivo foi investigar a percepção dos docentes e futuros docentes com relação aos conceitos de perímetro e área de figuras planas. Aplicou-se um instrumental com dezessete questões. A análise dos dados revelou as dificuldades de compreensão dos conceitos de área e perímetro, também apontados por autores da área de Educação Matemática em outros estudos. A pesquisa pretendeu propor abordagens significativas para o ensino de área e perímetro através de curso de extensão planejado a partir dos dados obtidos na pesquisa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2020 10.26568/2359-2087.2016.2020 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2020 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2016.2020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2020/1699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 151-173 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v3i6 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542046593024 |