Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Maria Candida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lorenzato, Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2020
Resumo: Estes são os resultados da pesquisa de cunho qualitativo e exploratório - O ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: percepção de professores dos anos iniciais de Vilhena (Rondônia/Brasil) sobre perímetro e área de figuras planas, desenvolvida nos anos de 2013 a 2015. O objetivo foi investigar a percepção dos docentes e futuros docentes com relação aos conceitos de perímetro e área de figuras planas. Aplicou-se um instrumental com dezessete questões. A análise dos dados revelou as dificuldades de compreensão dos conceitos de área e perímetro, também apontados por autores da área de Educação Matemática em outros estudos.  A pesquisa pretendeu propor abordagens significativas para o ensino de área e perímetro através de curso de extensão planejado a partir dos dados obtidos na pesquisa.
id UNIR-3_cf6df384e65c5dfbff919bfc4a3ed068
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/2020
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetroEnsino de Geometria. Anos iniciais. Formação de professores. Educação Matemática.370Estes são os resultados da pesquisa de cunho qualitativo e exploratório - O ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: percepção de professores dos anos iniciais de Vilhena (Rondônia/Brasil) sobre perímetro e área de figuras planas, desenvolvida nos anos de 2013 a 2015. O objetivo foi investigar a percepção dos docentes e futuros docentes com relação aos conceitos de perímetro e área de figuras planas. Aplicou-se um instrumental com dezessete questões. A análise dos dados revelou as dificuldades de compreensão dos conceitos de área e perímetro, também apontados por autores da área de Educação Matemática em outros estudos.  A pesquisa pretendeu propor abordagens significativas para o ensino de área e perímetro através de curso de extensão planejado a partir dos dados obtidos na pesquisa.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/202010.26568/2359-2087.2016.2020EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 151-1732359-20872359-208710.26568/educa.v3i6reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2020/1699Muller, Maria CandidaLorenzato, Sergioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-11T19:02:56Zoai:periodicos.unir.br:article/2020Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-01-11T19:02:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro
title Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro
spellingShingle Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro
Muller, Maria Candida
Ensino de Geometria. Anos iniciais. Formação de professores. Educação Matemática.
370
title_short Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro
title_full Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro
title_fullStr Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro
title_full_unstemmed Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro
title_sort Percepção de docentes e futuros docentes dos anos iniciais sobre os conceitos de área e perímetro
author Muller, Maria Candida
author_facet Muller, Maria Candida
Lorenzato, Sergio
author_role author
author2 Lorenzato, Sergio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Maria Candida
Lorenzato, Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geometria. Anos iniciais. Formação de professores. Educação Matemática.
370
topic Ensino de Geometria. Anos iniciais. Formação de professores. Educação Matemática.
370
description Estes são os resultados da pesquisa de cunho qualitativo e exploratório - O ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: percepção de professores dos anos iniciais de Vilhena (Rondônia/Brasil) sobre perímetro e área de figuras planas, desenvolvida nos anos de 2013 a 2015. O objetivo foi investigar a percepção dos docentes e futuros docentes com relação aos conceitos de perímetro e área de figuras planas. Aplicou-se um instrumental com dezessete questões. A análise dos dados revelou as dificuldades de compreensão dos conceitos de área e perímetro, também apontados por autores da área de Educação Matemática em outros estudos.  A pesquisa pretendeu propor abordagens significativas para o ensino de área e perímetro através de curso de extensão planejado a partir dos dados obtidos na pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2020
10.26568/2359-2087.2016.2020
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2020
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2016.2020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2020/1699
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 6 (2016); 151-173
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v3i6
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542046593024