TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO: THEORY OF THE ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE: DILEMMAS AND CHALLENGES IN HIGH SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto , Paulo Roberto de Araújo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Falcão, Eliane Brígida Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34763
Resumo: Neste trabalho foram analisadas as representações sociais de um grupo de estudantes do Ensino Médio de uma escola confessional católi ca sobre a origem dos seres vivos, com destaque para o surgimento do homem e da mulher. No estudo, utilizou-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados obtidos mostraram que o grupo investigado tem fortes características religiosas, mas com abertura para as explicações científicas. Seus discursos, ao revelarem influências religiosas, não indicaram que estas eram obstáculos à apreensão dos conteudos ensi nados no âmbito das ciências. Mostraram, antes, sinais de deficiência na abordagem escolar do tema. Nas representações sociais dos estudantes, as influências familiares apareceram como mais relevantes do que aquelas provenientes de atividades escolares. This work analyses the social representation of high school students group in a catholic school about the origin os living things, high lighting the man and woman arising. Its was foccused trough the subject collective discourse (SCD) methodology. The results shows that the ana lyzed group has vigorous religious characteristics althrough opened to sci entific explication. Their discourses revealed religious influence, but it did not denote that those were obstacles for dread the teaching content the scientific scope. They showed, before, fault sign in approach school topic. In their social representations, the family's influence seems to be more important than the ones from school activities.
id UFMG-11_94dd7dfcd55e27ab67d92f352413f7ca
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34763
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO: THEORY OF THE ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE: DILEMMAS AND CHALLENGES IN HIGH SCHOOLCiência e Religião; Origem e Evolução dos Seres Vivos; Ensino de Biologia.Neste trabalho foram analisadas as representações sociais de um grupo de estudantes do Ensino Médio de uma escola confessional católi ca sobre a origem dos seres vivos, com destaque para o surgimento do homem e da mulher. No estudo, utilizou-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados obtidos mostraram que o grupo investigado tem fortes características religiosas, mas com abertura para as explicações científicas. Seus discursos, ao revelarem influências religiosas, não indicaram que estas eram obstáculos à apreensão dos conteudos ensi nados no âmbito das ciências. Mostraram, antes, sinais de deficiência na abordagem escolar do tema. Nas representações sociais dos estudantes, as influências familiares apareceram como mais relevantes do que aquelas provenientes de atividades escolares. This work analyses the social representation of high school students group in a catholic school about the origin os living things, high lighting the man and woman arising. Its was foccused trough the subject collective discourse (SCD) methodology. The results shows that the ana lyzed group has vigorous religious characteristics althrough opened to sci entific explication. Their discourses revealed religious influence, but it did not denote that those were obstacles for dread the teaching content the scientific scope. They showed, before, fault sign in approach school topic. In their social representations, the family's influence seems to be more important than the ones from school activities.CECIMIG-FaE-UFMG2011-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3476310.1590/1983-21172010120302Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34763/27457Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessPorto , Paulo Roberto de Araújo Falcão, Eliane Brígida Morais 2021-06-21T17:54:46Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34763Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T17:54:46Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO: THEORY OF THE ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE: DILEMMAS AND CHALLENGES IN HIGH SCHOOL
title TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO: THEORY OF THE ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE: DILEMMAS AND CHALLENGES IN HIGH SCHOOL
spellingShingle TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO: THEORY OF THE ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE: DILEMMAS AND CHALLENGES IN HIGH SCHOOL
Porto , Paulo Roberto de Araújo
Ciência e Religião; Origem e Evolução dos Seres Vivos; Ensino de Biologia.
title_short TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO: THEORY OF THE ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE: DILEMMAS AND CHALLENGES IN HIGH SCHOOL
title_full TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO: THEORY OF THE ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE: DILEMMAS AND CHALLENGES IN HIGH SCHOOL
title_fullStr TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO: THEORY OF THE ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE: DILEMMAS AND CHALLENGES IN HIGH SCHOOL
title_full_unstemmed TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO: THEORY OF THE ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE: DILEMMAS AND CHALLENGES IN HIGH SCHOOL
title_sort TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO: THEORY OF THE ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE: DILEMMAS AND CHALLENGES IN HIGH SCHOOL
author Porto , Paulo Roberto de Araújo
author_facet Porto , Paulo Roberto de Araújo
Falcão, Eliane Brígida Morais
author_role author
author2 Falcão, Eliane Brígida Morais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto , Paulo Roberto de Araújo
Falcão, Eliane Brígida Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência e Religião; Origem e Evolução dos Seres Vivos; Ensino de Biologia.
topic Ciência e Religião; Origem e Evolução dos Seres Vivos; Ensino de Biologia.
description Neste trabalho foram analisadas as representações sociais de um grupo de estudantes do Ensino Médio de uma escola confessional católi ca sobre a origem dos seres vivos, com destaque para o surgimento do homem e da mulher. No estudo, utilizou-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados obtidos mostraram que o grupo investigado tem fortes características religiosas, mas com abertura para as explicações científicas. Seus discursos, ao revelarem influências religiosas, não indicaram que estas eram obstáculos à apreensão dos conteudos ensi nados no âmbito das ciências. Mostraram, antes, sinais de deficiência na abordagem escolar do tema. Nas representações sociais dos estudantes, as influências familiares apareceram como mais relevantes do que aquelas provenientes de atividades escolares. This work analyses the social representation of high school students group in a catholic school about the origin os living things, high lighting the man and woman arising. Its was foccused trough the subject collective discourse (SCD) methodology. The results shows that the ana lyzed group has vigorous religious characteristics althrough opened to sci entific explication. Their discourses revealed religious influence, but it did not denote that those were obstacles for dread the teaching content the scientific scope. They showed, before, fault sign in approach school topic. In their social representations, the family's influence seems to be more important than the ones from school activities.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34763
10.1590/1983-21172010120302
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34763
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34763/27457
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165080666112