ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biagini, Beatriz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Fábio Peres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33335
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar limites e potencialidades de uma proposta de experimentação para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza em uma turma do 3º ano do ensino fundamental formada por videntes e um aluno cego. A proposta foi fundamentada em discussões da literatura. As fontes de informações para análise qualitativa foram videogravações das aulas e registros escritos dos alunos. No exame das informações, orientado pelos procedimentos da Análise Textual Discursiva, identificaram-se potencialidades à aprendizagem do trabalho em grupo e à explicitação dos conhecimentos discentes sobre os assuntos em estudo. Houve limites no questionamento dos conhecimentos iniciais, no favorecimento de reflexões diante das observações, na participação do estudante cego nos procedimentos experimentais e na promoção de debates. The research’s purpose is to investigate limits and potentialities of an experimental activities methodology for teaching and learning in Natural Science in a class of 3rd-year elementary school attended by seers and one blind student. The proposal was based on literature discussions. The sources of information for qualitative analysis were video recordings of lessons and written records of students. The information analysis, guided by procedures of Discursive Textual Analysis, has identified potentialities for group work learning and explicitness of the students’ knowledge on the subjects under study. There were limits on the questioning of the initial knowledge in favor of reflections on the remarks, the participation of the blind student in experimental procedures and promotion of debates.
id UFMG-11_a5d05a7c10ea3ede7c3ca96ee4cc0d35
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33335
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTSExperimentação; Cegos e videntes; Ensino de ciências da natureza.A pesquisa teve como objetivo investigar limites e potencialidades de uma proposta de experimentação para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza em uma turma do 3º ano do ensino fundamental formada por videntes e um aluno cego. A proposta foi fundamentada em discussões da literatura. As fontes de informações para análise qualitativa foram videogravações das aulas e registros escritos dos alunos. No exame das informações, orientado pelos procedimentos da Análise Textual Discursiva, identificaram-se potencialidades à aprendizagem do trabalho em grupo e à explicitação dos conhecimentos discentes sobre os assuntos em estudo. Houve limites no questionamento dos conhecimentos iniciais, no favorecimento de reflexões diante das observações, na participação do estudante cego nos procedimentos experimentais e na promoção de debates. The research’s purpose is to investigate limits and potentialities of an experimental activities methodology for teaching and learning in Natural Science in a class of 3rd-year elementary school attended by seers and one blind student. The proposal was based on literature discussions. The sources of information for qualitative analysis were video recordings of lessons and written records of students. The information analysis, guided by procedures of Discursive Textual Analysis, has identified potentialities for group work learning and explicitness of the students’ knowledge on the subjects under study. There were limits on the questioning of the initial knowledge in favor of reflections on the remarks, the participation of the blind student in experimental procedures and promotion of debates.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3333510.1590/1983-21172017190130 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33335/26566Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBiagini, Beatriz Gonçalves, Fábio Peres2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33335Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS
title ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS
spellingShingle ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS
Biagini, Beatriz
Experimentação; Cegos e videntes; Ensino de ciências da natureza.
title_short ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS
title_full ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS
title_fullStr ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS
title_full_unstemmed ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS
title_sort ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS
author Biagini, Beatriz
author_facet Biagini, Beatriz
Gonçalves, Fábio Peres
author_role author
author2 Gonçalves, Fábio Peres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biagini, Beatriz
Gonçalves, Fábio Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação; Cegos e videntes; Ensino de ciências da natureza.
topic Experimentação; Cegos e videntes; Ensino de ciências da natureza.
description A pesquisa teve como objetivo investigar limites e potencialidades de uma proposta de experimentação para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza em uma turma do 3º ano do ensino fundamental formada por videntes e um aluno cego. A proposta foi fundamentada em discussões da literatura. As fontes de informações para análise qualitativa foram videogravações das aulas e registros escritos dos alunos. No exame das informações, orientado pelos procedimentos da Análise Textual Discursiva, identificaram-se potencialidades à aprendizagem do trabalho em grupo e à explicitação dos conhecimentos discentes sobre os assuntos em estudo. Houve limites no questionamento dos conhecimentos iniciais, no favorecimento de reflexões diante das observações, na participação do estudante cego nos procedimentos experimentais e na promoção de debates. The research’s purpose is to investigate limits and potentialities of an experimental activities methodology for teaching and learning in Natural Science in a class of 3rd-year elementary school attended by seers and one blind student. The proposal was based on literature discussions. The sources of information for qualitative analysis were video recordings of lessons and written records of students. The information analysis, guided by procedures of Discursive Textual Analysis, has identified potentialities for group work learning and explicitness of the students’ knowledge on the subjects under study. There were limits on the questioning of the initial knowledge in favor of reflections on the remarks, the participation of the blind student in experimental procedures and promotion of debates.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33335
10.1590/1983-21172017190130
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33335
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33335/26566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164076130304