COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa , Alberto Luiz Pereira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34778
Resumo: GIORDAN. Marcelo. . Computadores e Linguagens nas aulas de Ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. 308 p. Esta resenha apresenta a obra Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados de Marcelo Giordan, um relevante trabalho que ainda hoje foi pouco divulgado pelos pesquisadores do ensino de ciências. Neste trabalho o autor busca indícios sobre questões mediadas a partir de uma construção teórico-metodológica desenvolvida por autores como Wertsch, Vigotski, Bakhtin e entre outros. Giordan utiliza a perspectiva sociocultural com intuito de analisar as elaborações de significados na sala de aula tradicional e também suas possíveis interações discursivas com o uso de ferramentas computacionais em um ambiente virtual de aprendizagem. O livro é dividido em oito capítulos em que o autor buscar apresentar projetos de extensão, desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos junto com o seu grupo de pesquisa Educação em Ciências e Tecnologias Educativas.
id UFMG-11_aa581bba6e9f40497d06a19ad914c499
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34778
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIASGIORDAN. Marcelo. . Computadores e Linguagens nas aulas de Ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. 308 p. Esta resenha apresenta a obra Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados de Marcelo Giordan, um relevante trabalho que ainda hoje foi pouco divulgado pelos pesquisadores do ensino de ciências. Neste trabalho o autor busca indícios sobre questões mediadas a partir de uma construção teórico-metodológica desenvolvida por autores como Wertsch, Vigotski, Bakhtin e entre outros. Giordan utiliza a perspectiva sociocultural com intuito de analisar as elaborações de significados na sala de aula tradicional e também suas possíveis interações discursivas com o uso de ferramentas computacionais em um ambiente virtual de aprendizagem. O livro é dividido em oito capítulos em que o autor buscar apresentar projetos de extensão, desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos junto com o seu grupo de pesquisa Educação em Ciências e Tecnologias Educativas.CECIMIG-FaE-UFMG2011-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3477810.1590/1983-21172010120311Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34778/27466Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessCosta , Alberto Luiz Pereira da 2021-06-21T20:01:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34778Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T20:01:11Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
title COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
spellingShingle COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Costa , Alberto Luiz Pereira da
title_short COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
title_full COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
title_fullStr COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
title_sort COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
author Costa , Alberto Luiz Pereira da
author_facet Costa , Alberto Luiz Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa , Alberto Luiz Pereira da
description GIORDAN. Marcelo. . Computadores e Linguagens nas aulas de Ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. 308 p. Esta resenha apresenta a obra Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados de Marcelo Giordan, um relevante trabalho que ainda hoje foi pouco divulgado pelos pesquisadores do ensino de ciências. Neste trabalho o autor busca indícios sobre questões mediadas a partir de uma construção teórico-metodológica desenvolvida por autores como Wertsch, Vigotski, Bakhtin e entre outros. Giordan utiliza a perspectiva sociocultural com intuito de analisar as elaborações de significados na sala de aula tradicional e também suas possíveis interações discursivas com o uso de ferramentas computacionais em um ambiente virtual de aprendizagem. O livro é dividido em oito capítulos em que o autor buscar apresentar projetos de extensão, desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos junto com o seu grupo de pesquisa Educação em Ciências e Tecnologias Educativas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34778
10.1590/1983-21172010120311
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34778
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34778/27466
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165099540480