COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34778 |
Resumo: | GIORDAN. Marcelo. . Computadores e Linguagens nas aulas de Ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. 308 p. Esta resenha apresenta a obra Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados de Marcelo Giordan, um relevante trabalho que ainda hoje foi pouco divulgado pelos pesquisadores do ensino de ciências. Neste trabalho o autor busca indícios sobre questões mediadas a partir de uma construção teórico-metodológica desenvolvida por autores como Wertsch, Vigotski, Bakhtin e entre outros. Giordan utiliza a perspectiva sociocultural com intuito de analisar as elaborações de significados na sala de aula tradicional e também suas possíveis interações discursivas com o uso de ferramentas computacionais em um ambiente virtual de aprendizagem. O livro é dividido em oito capítulos em que o autor buscar apresentar projetos de extensão, desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos junto com o seu grupo de pesquisa Educação em Ciências e Tecnologias Educativas. |
id |
UFMG-11_aa581bba6e9f40497d06a19ad914c499 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34778 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIASGIORDAN. Marcelo. . Computadores e Linguagens nas aulas de Ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. 308 p. Esta resenha apresenta a obra Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados de Marcelo Giordan, um relevante trabalho que ainda hoje foi pouco divulgado pelos pesquisadores do ensino de ciências. Neste trabalho o autor busca indícios sobre questões mediadas a partir de uma construção teórico-metodológica desenvolvida por autores como Wertsch, Vigotski, Bakhtin e entre outros. Giordan utiliza a perspectiva sociocultural com intuito de analisar as elaborações de significados na sala de aula tradicional e também suas possíveis interações discursivas com o uso de ferramentas computacionais em um ambiente virtual de aprendizagem. O livro é dividido em oito capítulos em que o autor buscar apresentar projetos de extensão, desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos junto com o seu grupo de pesquisa Educação em Ciências e Tecnologias Educativas.CECIMIG-FaE-UFMG2011-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3477810.1590/1983-21172010120311Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34778/27466Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessCosta , Alberto Luiz Pereira da 2021-06-21T20:01:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34778Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T20:01:11Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
title |
COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS Costa , Alberto Luiz Pereira da |
title_short |
COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
title_full |
COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
title_sort |
COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
author |
Costa , Alberto Luiz Pereira da |
author_facet |
Costa , Alberto Luiz Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa , Alberto Luiz Pereira da |
description |
GIORDAN. Marcelo. . Computadores e Linguagens nas aulas de Ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. 308 p. Esta resenha apresenta a obra Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados de Marcelo Giordan, um relevante trabalho que ainda hoje foi pouco divulgado pelos pesquisadores do ensino de ciências. Neste trabalho o autor busca indícios sobre questões mediadas a partir de uma construção teórico-metodológica desenvolvida por autores como Wertsch, Vigotski, Bakhtin e entre outros. Giordan utiliza a perspectiva sociocultural com intuito de analisar as elaborações de significados na sala de aula tradicional e também suas possíveis interações discursivas com o uso de ferramentas computacionais em um ambiente virtual de aprendizagem. O livro é dividido em oito capítulos em que o autor buscar apresentar projetos de extensão, desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos junto com o seu grupo de pesquisa Educação em Ciências e Tecnologias Educativas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34778 10.1590/1983-21172010120311 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34778 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172010120311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34778/27466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165099540480 |