CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA: DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34707 |
Resumo: | A utilização de problemas sociocientíficos controversos nos currículos CTS demanda compreensão do posicionamento dos sujeitos, convidados na contempo- raneidade a vivenciar uma nova relação com a ciência. Neste artigo analisamos um episódio de aula de Química no ensino médio. Com base na teoria da enunciação de Bakhtin, diferentes vozes foram trazidas para debate, momento em que focalizamos as interações discursivas sobre o efeito estufa e aquecimento global. Inicialmente os estudantes revelaram não ter consciência da natureza controversa do tema, além de criarem expectativas quanto a um posicionamento único e verdadeiro da ciência. Diferentes ritmos de apropriação da palavra do outro, acentos afetivos e ideológicos foram observados durante a tomada de consciência sobre a controvérsia. The use of controversial socioscientific issues in the STS curriculum demands understanding of the positioning of subjects, invited in the contempo raneity to experience a new relationship with science. In this article we review an episode of a high school's Chemistry class. Grounded in the Bakhtin's theory of enunciation, different voices were brought into the debate, when we focus on the discursive interactions about the greenhouse effect and global warming. Initially the students sho- wed to be unaware of the controversial nature of the topic as well as creating expec-tations according to a unique and true scientific positioning. Different rates of others' word's ownership, emotional and ideological accents were observed during the increasing awareness about the controversy. |
id |
UFMG-11_aa8209011fdb80d1acbc4a8afbe0f2b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34707 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA: DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOMProblemas Sociocientíficos; Interações Discursivas; Educação em Ciências.A utilização de problemas sociocientíficos controversos nos currículos CTS demanda compreensão do posicionamento dos sujeitos, convidados na contempo- raneidade a vivenciar uma nova relação com a ciência. Neste artigo analisamos um episódio de aula de Química no ensino médio. Com base na teoria da enunciação de Bakhtin, diferentes vozes foram trazidas para debate, momento em que focalizamos as interações discursivas sobre o efeito estufa e aquecimento global. Inicialmente os estudantes revelaram não ter consciência da natureza controversa do tema, além de criarem expectativas quanto a um posicionamento único e verdadeiro da ciência. Diferentes ritmos de apropriação da palavra do outro, acentos afetivos e ideológicos foram observados durante a tomada de consciência sobre a controvérsia. The use of controversial socioscientific issues in the STS curriculum demands understanding of the positioning of subjects, invited in the contempo raneity to experience a new relationship with science. In this article we review an episode of a high school's Chemistry class. Grounded in the Bakhtin's theory of enunciation, different voices were brought into the debate, when we focus on the discursive interactions about the greenhouse effect and global warming. Initially the students sho- wed to be unaware of the controversial nature of the topic as well as creating expec-tations according to a unique and true scientific positioning. Different rates of others' word's ownership, emotional and ideological accents were observed during the increasing awareness about the controversy.CECIMIG-FaE-UFMG2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3470710.1590/1983-21172012140108Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34707/27396Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Luís Gustavo D' Carlos Lima , Maria Emília Caixeta de CastroMachado, Andrea Horta 2021-06-18T22:51:03Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34707Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-18T22:51:03Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA: DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOM |
title |
CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA: DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOM |
spellingShingle |
CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA: DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOM Barbosa, Luís Gustavo D' Carlos Problemas Sociocientíficos; Interações Discursivas; Educação em Ciências. |
title_short |
CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA: DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOM |
title_full |
CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA: DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOM |
title_fullStr |
CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA: DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOM |
title_full_unstemmed |
CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA: DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOM |
title_sort |
CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA: DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOM |
author |
Barbosa, Luís Gustavo D' Carlos |
author_facet |
Barbosa, Luís Gustavo D' Carlos Lima , Maria Emília Caixeta de Castro Machado, Andrea Horta |
author_role |
author |
author2 |
Lima , Maria Emília Caixeta de Castro Machado, Andrea Horta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Luís Gustavo D' Carlos Lima , Maria Emília Caixeta de Castro Machado, Andrea Horta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas Sociocientíficos; Interações Discursivas; Educação em Ciências. |
topic |
Problemas Sociocientíficos; Interações Discursivas; Educação em Ciências. |
description |
A utilização de problemas sociocientíficos controversos nos currículos CTS demanda compreensão do posicionamento dos sujeitos, convidados na contempo- raneidade a vivenciar uma nova relação com a ciência. Neste artigo analisamos um episódio de aula de Química no ensino médio. Com base na teoria da enunciação de Bakhtin, diferentes vozes foram trazidas para debate, momento em que focalizamos as interações discursivas sobre o efeito estufa e aquecimento global. Inicialmente os estudantes revelaram não ter consciência da natureza controversa do tema, além de criarem expectativas quanto a um posicionamento único e verdadeiro da ciência. Diferentes ritmos de apropriação da palavra do outro, acentos afetivos e ideológicos foram observados durante a tomada de consciência sobre a controvérsia. The use of controversial socioscientific issues in the STS curriculum demands understanding of the positioning of subjects, invited in the contempo raneity to experience a new relationship with science. In this article we review an episode of a high school's Chemistry class. Grounded in the Bakhtin's theory of enunciation, different voices were brought into the debate, when we focus on the discursive interactions about the greenhouse effect and global warming. Initially the students sho- wed to be unaware of the controversial nature of the topic as well as creating expec-tations according to a unique and true scientific positioning. Different rates of others' word's ownership, emotional and ideological accents were observed during the increasing awareness about the controversy. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34707 10.1590/1983-21172012140108 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34707 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172012140108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34707/27396 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165004120064 |