Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Verônica T
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Campos, Angela F, Almeida, Maria Angela V. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10005
Resumo: Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de química do ensino médio no sentidode investigar como eles concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)- concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de química,metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).
id UFMG-11_ab47fb42093e359aca7ef493a42f3468
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10005
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escolaEste artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de química do ensino médio no sentidode investigar como eles concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)- concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de química,metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10005Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 1 (2005); 33-46Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 1 (2005); 33-46Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 1 (2005); 33-461983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10005/6977Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Verônica TCampos, Angela FAlmeida, Maria Angela V. de2019-02-01T19:54:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10005Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola
title Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola
spellingShingle Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola
Santos, Verônica T
title_short Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola
title_full Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola
title_fullStr Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola
title_full_unstemmed Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola
title_sort Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola
author Santos, Verônica T
author_facet Santos, Verônica T
Campos, Angela F
Almeida, Maria Angela V. de
author_role author
author2 Campos, Angela F
Almeida, Maria Angela V. de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Verônica T
Campos, Angela F
Almeida, Maria Angela V. de
description Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de química do ensino médio no sentidode investigar como eles concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)- concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de química,metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10005
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10005/6977
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 1 (2005); 33-46
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 1 (2005); 33-46
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 1 (2005); 33-46
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162541015040