Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10005 |
Resumo: | Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de química do ensino médio no sentidode investigar como eles concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)- concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de química,metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as). |
id |
UFMG-11_ab47fb42093e359aca7ef493a42f3468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10005 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escolaEste artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de química do ensino médio no sentidode investigar como eles concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)- concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de química,metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10005Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 1 (2005); 33-46Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 1 (2005); 33-46Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 1 (2005); 33-461983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10005/6977Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Verônica TCampos, Angela FAlmeida, Maria Angela V. de2019-02-01T19:54:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10005Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola |
title |
Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola |
spellingShingle |
Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola Santos, Verônica T |
title_short |
Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola |
title_full |
Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola |
title_fullStr |
Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola |
title_full_unstemmed |
Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola |
title_sort |
Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola |
author |
Santos, Verônica T |
author_facet |
Santos, Verônica T Campos, Angela F Almeida, Maria Angela V. de |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Angela F Almeida, Maria Angela V. de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Verônica T Campos, Angela F Almeida, Maria Angela V. de |
description |
Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de química do ensino médio no sentidode investigar como eles concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)- concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de química,metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as). |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10005 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10005/6977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 1 (2005); 33-46 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 1 (2005); 33-46 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 1 (2005); 33-46 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162541015040 |